7 apps dedicados aos amantes da natureza
22 de janeiro de 2014
4 Comentários
7 apps dedicados aos amantes da natureza
7 apps dedicados aos amantes da natureza

7 apps dedicados aos amantes da natureza

4 Comentários

No auge do inverno ou verão, todos anseiam um pouco da vida selvagem e de aventura ao ar livre. Eu sei disso, porque me sinto assim cada vez que fico trancado em casa ou no escritório a trabalhar. Apenas gostaria de tirar um ou dois dias para ir até o campo, (acampar talvez) ou simplesmente ficar a admirar a natureza.

Este pensamento já me acompanhou algumas vezes, mas só da ultima vez é que senti que tinha de investigar mais sobre a natureza nos meus dispositivos. Pois é, se o usuário conhece estes sentimentos, é porque provavelmente é um amante ou nerd da natureza, acredite, para uma lufada de ar fresco, o usuário deve investir em aplicativos que podem ensinar-lhe muito mais sobre as árvores, os pássaros e tudo mais.

Além disso, muitas destes apps passam do lazer e tornam-se grandes profissionais. Por isso, se o usuário é um cientista citadino ou está apenas a começar a apreciar a natureza, estes sete apps podem ajudar a identificar uma árvore pelas suas folhas ou testar as suas habilidades de natureza exterior. Por isso, confira todos eles aqui:

Leia também: 6 Aplicativos para relaxar no Android e iPhone

1. PlantSnap

amantes da natureza plantsnap

Com o PlantSnap, você será capaz de utilizar a câmera de seu telefone para identificar plantas de todos os tipos, sejam flores, árvores, cogumelos ou até mesmo cactos. Além disso, o aplicativo apresenta um mapa com plantas próximas à sua localização.

O PlantSnap é integrado à um site que pode ser utilizado para armazenar suas fotos ou verificar as plantas presentes nela, caso necessário. Além disso, ele faz o uso de Inteligência Artificial para aprimorar seus recursos de identificação e reconhecimento, fazendo bom uso das mais de 200 mil imagens capturadas anonimamente por seus usuários. Ele não é gratuito, mas possui excelentes avaliações na App Store, vale a pena conferir.

2. Leafsnap

amantes da natureza leafsnap

Desenvolvido por investigadores da Universidade da Columbia, (Universidades de Maryland e Smithsonian Institution) Leafsnap contém guias de campo eletrônicos que usam software de reconhecimento visual para ajudá-lo a identificar espécies de árvores. Basta tirar uma fotografia de uma folha e o aplicativo pode identificar o tipo de árvore que lhe pertence.

O custo do aplicativo é de R $0, portanto o usuário não tem nada a perder quando o quiser baixar e ele funciona com dispositivos iOS (iPhone, iPad, iPod Touch)

3. iTrack Wildlife

Feito para novatos e especialistas, o aplicativo iTrack Wildlife é um guia digital para pegadas de animais, cheio de fotos, desenhos e descrições para 65 espécies de mamíferos. O aplicativo também ensina o usuário a medir faixas para se tornar um melhor rastreador de fauna. Saiba a diferença das pegadas de animais de linces e raposas vermelhas, por exemplo! Tudo com iTrack Wildlife.

O preço deste aplicativo é de US $14.99. O aplicativo é compatível com iPhone, iPad e iPod Touch e é uma excelente opção para amantes da natureza.

4. Nature’s Notebook

amantes da natureza nature's notebook

Tire para fora as suas habilidades de cientista e eleve-as até ao próximo nível, mantendo o controle sobre tudo o que você encontrar na natureza. Grave as plantas e os animais que você encontre. Controle os eventos do ciclo de vida, tais como migrações de aves e registe o local onde pode ver isso a acontecer. Estas observações são então agregadas à escala local, nacional e global.

O preço deste aplicativo é de R $0, por isso o usuário só tem a ganhar com ele. Além disso o app funciona com dispositivos com sistemas operativos iOS e Android.

5. iNaturalist

O iNaturalist é uma plataforma e rede social gratuita feita exclusivamente para usuários interessados na natureza. Com ele, é possível guardar registros de animais e plantas encontrados, além disso, caso tenha dúvida sobre alguma espécie de fauna ou flora, você pode consultar outros membros da comunidade para identificá-los.

O aplicativo foi construído com o apoio da Enciclopédia da Vida e da Academia de Ciências da Califórnia, permitindo inclusive que você compartilhe dados que podem ser avaliados por pesquisadores e cientistas. Legal, não é mesmo?

6. Audubon Field Guides

amantes da natureza audubon field guides

A Sociedade Audubon transformou os seus inúmeros guias de campo de bolso em formatos aplicativos. O app ajuda o usuário a identificar as: aves, mamíferos, borboletas, flores silvestres e muito mais. Cada guia inclui imagens, blogs, artigos e álbuns de fotografias personalizadas.

Preços entre US $ 3.99 e US $ 19.99. Além de funcionar com dispositivos com sistema operativo iOS, o aplicativo também funciona com dispositivos Android.

7. What’s Invasive!

Os “nerds” mais avançados no tema da natureza, libertam o seu cientista interior e começam a controlar as espécies invasoras. E que invasivas! O aplicativo mostra uma lista de plantas ou animais invasivos, identificados pelo Serviço Nacional de Parques. Uma vez que o usuário identifica uma espécie invasora, ele pode identificar a localização exata via GPS, uma foto e todas as notas que ele gostaria de adicionar.

Com um esforço colaborativo, o aplicativo tem como objetivo utilizar os dados de origem para ajudar a eliminar as espécies invasoras que ameaçam as plantas nativas e os animais. O melhor deste aplicativo é que ele é gratuito e funciona com ambos sistemas operativos: Android e iOS.

Encontre também no AppTuts:

O que achou da nossa liste de apps para amantes da natureza?

Você já conhecia ou utilizava algum deles? Não se esqueça de nos contar nos comentários qual é seu aplicativos favorito!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. jose 20 de junho de 2015 16:19

    Odeio windows phone ¬¬

  2. Nay 22 de março de 2016 14:46

    Uso o Garden e é otimo!

  3. .-. 5 de agosto de 2016 1:30

    queria um aplicativo de analizar os animais e falar o tamanho,dieta e nome popular e cientifico~

Voltar ao topo