5 motivos para não fazer o root no Android
6 de outubro de 2015
Um Comentário
5 motivos para não fazer o root no Android
5 motivos para não fazer o root no Android

5 motivos para não fazer o root no Android

Um Comentário

Se você tem um dispositivo Android, provavelmente já ouviu falar de um procedimento chamado “Root” em algum momento. Para quem ainda não sabe bem o que o tal root faz, nós explicamos de maneira simples: é um jeito de conseguir acesso a basicamente tudo no seu dispositivo.

Isso permite que você faça certas coisas que nunca seriam possíveis em um aparelho comum, já que o Android nos oferece diversas restrições para que o usuário comum não estrague o dispositivo sem querer. No fim, o root acaba sendo bem mais útil para quem está mais familiarizado com o sistema e precisa ter mais acesso para fins específicos.

Ainda assim, é bem comum ver usuários curiosos que têm interesse no root para ver o que acontece ou até para instalar aplicativos que exigem um aparelho rooteado. O problema é que muitos desses apps, incluindo jogos que prometem benefícios de graça, acabam sendo vírus e prejudicam seu aparelho. Esses e outros problemas são alguns dos grandes motivos para você não fazer o root no Android se não tiver experiência no assunto. Confira mais sobre isso na nossa lista abaixo!

Leia também: 8 motivos para fazer root no Android

1. Riscos de segurança

fazer root no androidTer acesso a absolutamente tudo em seu sistema operacional pode ser um problema bem maior do que você imagina. Nem sempre dá para saber quais aplicativos são maliciosos ou não, mas instalá-los em seu dispositivo rooteado, basicamente significa que eles também poderão ter acesso a praticamente tudo em seu aparelho.

Arquivos do sistema podem ser facilmente corrompidos ou deletados sem que você saiba, o que pode danificar seu Android de maneira séria. Além disso, suas informações pessoais podem até ser roubadas por aplicativos aparentemente inocentes. Isso acontece muito com apps que prometem liberar tudo gratuitamente naqueles jogos em que se precisa comprar certos itens para fazer progresso.

2. Perda da garantia

Por mais que apps maliciosos possam ser evitados facilmente se você tiver bastante atenção e cuidado, há um problema que ocorre com qualquer aparelho rooteado:  a perda da garantia de seu dispositivo Android. Como o root acaba sendo um processo que traz sérios riscos ao seu smartphone ou tablet, as fabricantes sabem que qualquer problema que ocorrer com estes dispositivos provavelmente é culpa do usuário.

Então, é claro que a garantia do seu aparelho fica automaticamente invalidada e você se torna responsável por qualquer problema que ocorra com ele. Se realmente quiser fazer o root em seu dispositivo, sugerimos que pelo menos espere o período da garantia passar, assim você evita qualquer preocupação neste aspecto.

3. Não funciona do mesmo jeito em todos os dispositivos

root no AndroidNão há um jeito oficial de realizar o root, já que o procedimento varia muito entre os vários tipos de modelos de dispositivos Android. Geralmente, modelos de diversas fabricantes (como a Samsung, Motorola, LG, etc) apresentam meios muito diferentes de fazer o root.

Isso pode se tornar ainda mais complicado dependendo da versão do Android que estiver rodando no seu aparelho, já que isso pode exigir um método completamente diferente do usual. Isso também quer dizer que nem todas as variáveis foram testadas muito bem para todos os modelos, tornando o procedimento ainda mais arriscado para certos aparelhos.

Leia também: Os 7 melhores apps para gravar a tela do Android

4. Problemas com atualizações do sistema

Como mencionamos no tópico anterior, a versão do Android usada em seu aparelho faz toda a diferença e as atualizações do sistema podem trazer grandes problemas para você. O problema mais comum é que atualizações novas não são diretamente compatíveis com o root e pode demorar até alguém encontrar uma maneira de resolver isso.

Outra coisa é que se seu aparelho já estiver rooteado, você não receberá mais notificações de novas atualizações e só poderá instalá-las manualmente depois de um certo tempo, quando tudo for compatível com seu aparelho modificado. Isso acaba sendo bem chato, especialmente se você tiver que ficar preso a uma versão problemática do Android. Portanto, caso ainda tenha interesse em fazer root no Android, verifique sobre possíveis problemas de sua atual versão.

5. Problemático com usuários sem experiência

problemas com root no AndroidSe formos realistas, é fácil de perceber que por si só, o root não traz tantos problemas sérios para o seu dispositivo e que o maior empecilho de fazer o procedimento é o próprio usuário. Isso se deve muito ao fato de que a maioria dos usuários do Android não tem muito conhecimento do sistema, o que é normal, mas torna o acesso dado pelo root muito perigoso e arriscado para os mesmos.

Com tantas possibilidades providas pelo root, é muito provável que alguém simplesmente apague algo muito importante sem querer ou que instale algo perigoso sem saber do que se trata. Como dissemos no começo do artigo, o root serve muito bem a quem sabe o que está fazendo e tem experiência no assunto, sendo inclusive muito utilizado pelos próprios desenvolvedores dos aplicativos para Android. Se você está apenas curioso ou viu um app que só pode ser usado em aparelhos rooteados, pense bem nos riscos que apresentamos aqui antes de fazer sua instalação.

Encontre também no AppTuts:

O que achou destes motivos para não fazer root no Android?

Você gostou das nossas dicas sobre o root no Android? Nos deixe seus comentários sobre o assunto e diga se tiver qualquer dúvida envolvendo o root!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Joao Bosco Souzasilva 28 de maio de 2017 8:30

    Tenho root normalmente e agent q acaba fazendo bestera ja brinkei o celula e o otro so ficava modo recovery por sorte da pa recerte com pc mais a coisas que não são revertiveis.

Voltar ao topo