7 coisas a fazer após ter seu Android foi roubado
Nenhum Comentário
7 coisas a fazer após ter seu Android foi roubado
7 coisas a fazer após ter seu Android foi roubado

7 coisas a fazer após ter seu Android foi roubado

Nenhum Comentário

Considerando que o smartphone é o aparelho onde mais se armazenam informações e dados pessoais, isso o torna um dos piores dispositivos para ser roubado ou perdido. Infelizmente, ter um aparelho Android roubado não é nada tão incomum assim. Por isso, é importante estar preparado caso isso aconteça, o que vale para antes e depois do roubo.

Caso esteja curioso para saber quais as coisas mais importantes a se fazer depois de perceber que o Android foi roubado, basta dar uma olhada em nossa lista. Você pode ver nossas sugestões em detalhes logo abaixo!

1. Ligue para o celular

android foi roubado dicas

Antes de tudo, ligue para o celular. Isso vale mais para quem não tem certeza se o Android foi roubado ou se acabou o esquecendo em algum lugar.

É claro que não recomendamos simplesmente ficar conversando com a pessoa que o atender se isso acontecer. Também não marque de simplesmente se encontrar com a pessoa para pegar o smartphone a menos que seja em uma delegacia.

De qualquer forma, ligar para o aparelho também pode te indicar se ele ainda está ligado. E isso nos leva a nossa próxima dica.

2. Localize o smartphone

Se o aparelho estiver ligado e a função de GPS estiver ativa, você pode tentar localizá-lo. Isso é algo bem simples de fazer se tiver um computador com internet por perto.

Você só precisa ir no site “Encontre meu dispositivo” do Google, que pode ser acessado através do link. O Google consegue rastrear praticamente toda a movimentação se estiver logado na sua conta. Por isso, basta fazer login no PC para ver exatamente onde ele está.


É claro que só recomendamos que o procure se for uma situação segura. Também é uma boa informação de se ter na hora que for reportar o roubo aos policiais.

3. Bloqueie o dispositivo

android roubado

Na mesma página do “Encontre meu dispositivo” do Google, você verá a opção de “Proteger dispositivo”. Isso fará com que o Google bloqueie o Android roubado e ainda saia da sua conta do Google automaticamente.

Mesmo fazendo isso, ainda será possível localizar o smartphone através do GPS. É bastante recomendado que faça isso para que ninguém consiga desbloquear o aparelho.

Desta forma, você garante que seus dados estejam a salvo, mesmo se não tiver colocado uma senha nele antes. Até em situações nas quais uma senha é estabelecida, o ladrão pode tentar descobri-la de alguma forma, então esse bloqueio é o mais recomendado.

4. Deslogue das redes sociais

Quando tiver seguido a sugestão acima, recomendamos que tome outra ação para garantir sua segurança. Considerando que você deve ter redes sociais e apps de email ou mensagem, é melhor se deslogar de todas elas.

Você pode fazer isso na versão web do app ou rede social e procurar a opção de sessões ativas. Lá, deve encontrar seu Android roubado entre as opções para ter a oportunidade de desfazer o login.

Desta forma, você garante que mesmo que alguém desbloqueie seu smartphone, suas contas nas redes sociais estarão seguras.

5. Ligue para a sua operadora

Em seguida, também é uma boa ideia ligar para a sua operadora. Dê todas as informações necessárias e avise que o Android foi roubado ou perdido recentemente.

Peça para que o número seja desativado na mesma hora. Desta forma, você evita possíveis golpes que envolvam o seu número de celular.

Há maneiras de recuperar o número em outro chip e smartphone mais tarde. Por isso, também vale a pena perguntar por essa opção durante essa primeira ligação também.

6. Apague os dados remotamente

apagar dados do android

Ainda naquela página do Google para encontrar seu dispositivo, você pode escolher apagar todos os dados do seu Android roubado. Isso pode ser realizado remotamente através do site.

Desta forma, todos os apps, informações e arquivos serão totalmente apagados. Depois que fizer isso, também não será possível localizar o aparelho por meio do GPS.

Aconselhamos que faça isso se realmente não tiver esperanças de recuperar o aparelho ou se achar que seus dados estão em perigo. Vale lembrar que o Google faz backup dos seus dados na nuvem.

Por isso, quando entrar com sua conta Google em outro Android, a maioria das informações serão restauradas.

7. Avise amigos e familiares

É claro que você não deve esquecer de avisar seus amigos e familiares que o seu Android foi roubado. Isso os deixará mais atentos caso alguém ligue para eles usando o seu número de celular.

Isso é muito comum por parte de quem usa o número roubado para golpes, algo que pode acontecer até por mensagens de WhatsApp. Mesmo que tenha entrado em contato com sua operadora, esse é um passo importante para prevenir entes queridos, amigos e colegas de trabalho que podem ser vitimados.

Gostou das dicas de como lidar com o Android roubado?

Deu para aproveitar a nossa lista para saber como lidar com a situação de ter seu Android roubado? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e se há outro fator que gostaria de ter visto em nossa lista.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo