8 dicas para aumentar a vida útil da bateria do Android
29 de outubro de 2015
2 Comentários
8 dicas para aumentar a vida útil da bateria do Android
8 dicas para aumentar a vida útil da bateria do Android

8 dicas para aumentar a vida útil da bateria do Android

2 Comentários

Há boas maneiras de garantir que sua carga dure mais ao longo dia e até mesmo dicas para quando a bateria do smartphone parar de carregar, mas certos hábitos podem prejudicar a vida útil da bateria do Android ao longo prazo. Afinal, as baterias têm um período finito de uso, que geralmente pode ser bem longo se você cuidar dela de forma certa.

Nós já demos algumas boas dicas para os usuários do iPhone aprimorarem a vida útil da bateria de seus smartphones, então não podíamos deixar de fazer algumas recomendações para prefere o Android. Para saber mais, basta conferir nossas melhores dicas abaixo!

Leia também: Os 8 melhores apps para economizar bateria no Android

1. Mantenha os apps atualizados

bateria do androidEssa dica é sempre importante, pois garante que os aplicativos que você usar estarão sempre propriamente otimizados para o uso no seu Android, evitando bugs ou outros problemas que podem ser causados ao seu smartphone e bateria.

Geralmente, o Android realiza atualizações automaticamente, mas sempre é uma boa ideia ir até a loja Google Play e conferir se há algo novo disponível para os seus apps.

2. Evite recargas rápidas

O que pode parecer inofensivo pode ser uma das coisas mais danosas para as baterias de qualquer dispositivo, seja de smartphones, tablets ou até de notebooks. As recargas rápidas que costumamos dar em nossos aparelhos para que seja possível usá-los sem demora é uma prática bem comum no dia a dia, mas acaba sendo prejudicial ao longo prazo.

Recomendamos que você só faça isso se for realmente necessário ou em casos de urgência, mas de resto, tente dar a carga completa à sua bateria. Isso evita que mais recargas rápidas sejam necessárias no dia e ainda proporciona horas de duração de uso.

3. Não use apps pesado constantemente

Não há problema algum em baixar e usar apps e jogos mais pesados ou que exigem muito do seu dispositivo, mas uma boa dica é evitar o uso deles por muito tempo seguido. Isso acaba drenando a bateria de forma extremamente rápida, o que não é eficiente e faz com que você precise carregar mais vezes em um dia.


Por si só isso já pode ser bem ruim para a vida útil de sua bateria, já que ela tem uma quantidade finita de ciclos de carregamento, mas isso também acaba esgotando-a de forma irresponsável.

4. Não deixe de carregar por muito tempo

dicas bateria do androidEssa dica vale especialmente para quem tem um dispositivo que já deixou de usa com frequência, como um tablet ou smartphone extra. Em casos assim, geralmente acabamos esquecendo de nossos dispositivos e os deixamos sem bateria por algum tempo, até pela preguiça de carregá-los.

O problema é que tanto o uso excessivo da bateria ou como o completo desuso dela pode ser muito prejudicial à sua vida útil. A dica oficial de diversos fabricantes de dispositivos móveis é que você deixe sempre pelo menos 50% da bateria carregada, mesmo que não for usar o aparelho por um bom tempo.

5. Use carregadores de qualidade

Uma grande facilidade dos usuários do Android é encontrar carregadores em qualquer lugar, já que basicamente todos os seus dispositivos usam o micro USB. O problema é que essa facilidade toda acaba nos levando a usar carregadores de má qualidade e que podem danificar a bateria ou o aparelho.

Muitos deles esquentam a bateria em níveis absurdos e outros demoram muitas horas para conseguir dar uma carga completa no seu dispositivo. Você não precisa gastar tanto dinheiro com carregadores, mas recomendamos que encontre algum de boa qualidade para evitar danos futuros.

6. Evite temperaturas extremas

Falando em baterias esquentando, é preciso mencionar algo que muita gente não dá tanta atenção assim: as temperaturas extremas. Seja frio ou calor, deixar seus smartphone ou tablet exposto à temperaturas muito extremas pode ser extremamente danoso tanto ao aparelho quanto à bateria.

No frio, você pode perceber que a bateria até se esgota um pouco mais rápido, mas felizmente não é um caso tão comum aqui no Brasil. Já o calor pode ser pior ainda, com a chance de queimar algo em seu dispositivo ou danificar de vez sua bateria, até porque elas explodem com a exposição excessiva ao calor.

7. Desative recursos desnecessários

vida útil da bateria do androidSe não estiver usando recursos como o GPS, Bluetooth, 3G ou Wi-Fi (entre outros), a melhor coisa a se fazer é desativá-los. Assim, além de sua carga durar mais durante o dia a dia, você também evita que a bateria se esgote facilmente pelo uso excessivo de seus recursos.

Isso com certeza tornará seu smartphone ou tablet mais eficiente ao longo do dia e você verá que ele carrega mais rápido ainda com essas funções desligadas. É uma dica bem fácil de aplicar e que dá resultados muito bons!

8. Evite que a bateria se esgote com frequência

Essa dica pode ser alcançada através das diversas outras recomendações que fizemos em nossa lista, já que muitas delas servem para prevenir o uso excessivo da bateria sem necessidade. Quando falamos da bateria se esgotar, estamos nos referindo a quando ela chega ao 0% e o aparelho desliga sozinho.

Você pode até perceber que em alguns casos, ele demora alguns minutos a ligar depois que você o conecta ao carregador. É até recomendado que você deixe a bateria chegar a este ponto uma vez a cada uns 4 meses, mas nunca com muita frequência. Sempre tente carregar seu dispositivo quando ele estiver com uns 10% de carga sobrando, que é o recomendado pela maioria das fabricantes atualmente.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das nossas dicas para aumentar a vida útil da bateria do Android?

Gostou das nossas recomendações? Então deixe seu comentário nos dizendo quais dicas vai aplicar em seu smartphone ou tablet ou você ficou com alguma dúvida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Rudival 5 de agosto de 2016 2:51

    Muito bom para mantermos a vida útil de nossos Androides.

Voltar ao topo