9 dicas para saber se alguém está rastreando o Android
6 de novembro de 2015
Um Comentário
9 dicas para saber se alguém está rastreando o Android
9 dicas para saber se alguém está rastreando o Android

9 dicas para saber se alguém está rastreando o Android

Um Comentário

Os smartphones e tablets Android estão cada vez mais poderosos, diminuindo nossa necessidade de usar computadores ou aparelhos mais robustos no dia a dia. Isso também significa que estamos colocando cada vez mais informações e dados pessoais nestes pequenos dispositivos.

Isso não seria um problema se a segurança destes aparelhos fosse um pouco melhor contra vírus e malwares, ainda mais porque muita gente nem pensa na possibilidade de se proteger com antivírus neles. Muitas vezes, estes malwares podem até acabar passando completamente despercebidos se você não prestar atenção.

O pior é pode haver pessoas espionando ou rastreando o Android que você costuma usar no dia a dia sem você saber. Felizmente, há alguns sinais que deixam mais óbvio se isso realmente estiver acontecendo, como você pode conferir no nosso artigo abaixo.

Dicas de artigo:

1. Barulhos durante as ligações

problemas no AndroidAlém de ser uma ótima dica, esta também é uma maneira muito eficiente e rápida de descobrir se seu Android está sendo espionado por alguém. O que você deve fazer é notar se há algum barulho ou som suspeito durante suas ligações no celular.

Isso geralmente significa que alguém pode estar gravando suas chamadas, já que apps que realizam esta tarefa também produzem barulhinhos estranhos. Outra coisa notável é se a qualidade das suas ligações piorarem de uma hora para outra, já que este pode ser outro sinal de que elas estão sendo monitoradas.

2. Reinicialização aleatória

Outro claro sinal de que um malware ou spyware está instalado em seu dispositivo é se ele simplesmente começar a desligar ou reiniciar sozinho de forma aleatória. É até normal que isso aconteça de vez em quando se o próprio Android estiver com algum problema, principalmente depois de grandes atualizações, mas se você perceber que é algo frequente demais, pode ser um vírus.

Outro motivo para que isso aconteça são alguns apps desatualizados e instáveis que você mesmo pode ter instalado em seu aparelho. Para ter certeza, experimente desinstalar os apps que você acha que podem estar causando problemas e veja se seu dispositivo continua com o mesmo problema.


3. SMS estranhos

Alguns malwares podem acabar enviando SMS estranhos para o seu dispositivo, cheios de números e símbolos sem sentido, por exemplo.

Se você estiver recebendo coisas deste tipo em seu smartphone, pode ter quase certeza que há algo rastreando o Android sem você saber.

4. Demora para desligar

rastreando o AndroidOutro sinal óbvio de que há algo errado com seu smartphone ou tablet Android é se você notar que ele demora mais tempo que o habitual para ser desligado. Geralmente esta ação sempre é bem rápida e instantânea até, servindo como um bom parâmetro para você testar seu aparelho.

A demora para que o dispositivo seja desligado basicamente sugere que realmente há alguém monitorando o que você faz com ele.

5. Novos apps instalados

Esta é uma maneira muito fácil e simples de perceber se há algo errado com seu dispositivo Android. Basta dar uma olhada gera nos aplicativos que estão instalados atualmente em seu dispositivo para ver se há algo que você não colocou lá.

Se encontrar um app estranho que você simplesmente não instalou, isso pode muito bem significar que algum vírus está fazendo isso de forma escondida, o que é bem preocupante. Nossa dica é que você obviamente desinstale qualquer coisa suspeita imediatamente.

6. Dispositivo mais lento

Se seu dispositivo Android for um pouco mais antigo ou tiver configurações mais humildes, é bem possível que ele simplesmente se torne mais lento com o passar do tempo. Mas se isso estiver acontecendo e seu aparelho for mais moderno e novo, pode ser uma indicação de vírus.

Se você perceber este tipo de lentidão ou travamento de forma repentina, pode realmente ser que haja algo errado com o dispositivo.

7. Arquivos ou pastas suspeitas

espiando o androidOutra coisa que você mesmo pode fazer para saber se há algum malware em seu smartphone ou tablet é usar seu gerenciador de arquivos para olhar suas pastas e arquivos dentro do Android. Se você encontrar algo muito estranho ou suspeito, pode ser que seja obra de um vírus.

É claro que o Android está cheio de pastas e arquivos que a maioria dos usuários não conhece, então sempre dê uma pesquisada no tipo de coisa que você encontrou para não acabar apagando algo essencial do seu sistema operacional.

8. Aquecimento repentino

É normal que os smartphones e tablets se aqueçam um pouco quando você os utiliza de forma mais pesada ou por muito tempo seguido. O que é altamente incomum e estranho é quando isso acontece quando você não está nem mexendo neles.

Se você perceber que seu dispositivo está se aquecendo do nada quando não está em uso ou quando você não está fazendo nada de mais  nele, pode ser um grande indicativo de que há algum vírus instalado nele.

9. O que fazer?

Bom, nós já demos algumas dicas bem úteis de como saber se alguém está rastreando ou espionando o seu Android, mas o que fazer com essas informações se você realmente estiver com um vírus? Não há uma solução individual para cada um destes sinais, já que é necessário remover o malware de vez do seu dispositivo para que isso tudo melhore.

A primeira coisa que você deve fazer é instalar um antivírus imediatamente. Pode até não ser algo tão comum ainda, mas é extremamente necessário tratar seu dispositivo móvel como um computador neste sentido. Para que você não tenha que pesquisar muito, nós sugerimos que dê uma olhada em nossa lista com os melhores antivírus para o Android.

Assim que estiver com o app instalado em seu aparelho, faça um escaneamento bem completo para descobrir que tipo de malware ou vírus está monitorando seu Android e livre-se dele. Estes antivírus são realmente bem funcionais e poderosos, encontrando a maioria dos problemas que afetam os smartphones e tablets hoje em dia.

E aí, gostou das nossas dicas de como saber se alguém está realmente rastreando o Android de alguma forma? Então não esqueça de deixar um comentário dizendo se já as colocou em prática em seu dispositivo e se descobriu algo suspeito!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo