Como acessar remotamente ao seu MacBook através do tablet
28 de fevereiro de 2015
3 Comentários
Como acessar remotamente ao seu MacBook através do tablet
Como acessar remotamente ao seu MacBook através do tablet

Como acessar remotamente ao seu MacBook através do tablet

3 Comentários

Por vezes, quando trabalhamos muito tempo de forma consecutiva na frente do MacBook, acabamos por sentir um certo cansaço. Nessas alturas, passar para o tablet (iPad ou Android) pode ser uma boa solução. Ao longo deste artigo, vou explicar como pode remotamente acessar ao seu MacBook através do seu tablet, sem que para isso tenha que parar o seu trabalho.

Acessar remotamente também pode ser útil quando você tem que viajar para algum local e não quer levar o seu Mac. Se conseguir acessar remotamente, basta levar o Tablet e tem o seu problema resolvido.

Neste artigo vamos explicar como pode, em poucos minutos, fazer isso. Para conseguir completar tudo aquilo que propomos neste artigo, você só precisa de ter duas coisas próximas de você: O Mac e o Tablet. Preparado? Vamos lá…

Nota: Antes de começar a seguir os passos deste artigo, é determinante que o MacBook Pro e o tablet estejam ligados na mesma Wi-Fi.

Leia também: 10 melhores alternativas ao Macbook Pro atual

Vá às preferências do sistema

Passo 1: O primeiro passo para o acesso remoto é ir até às Preferências do Sistema. Depois de estar lá, clique na opção Partilha, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Opções de partilha no Mac

Passo 2: Depois, você vai ver uma imagem igual à que mostramos logo abaixo. Normalmente, todos as opções estão a branco. Mas este nosso primeiro acesso remoto, vamos selecionar as 3 opções que mostramos na imagem:


Selecionar opções de partilha no Mac

Passo 3: Agora, vá até à opção partilha de ecrã e clique no botão que diz definições do computador. Observe na imagem.

Definições do computadorno Mac

Passo 4: Por último, selecione a segunda opção e defina uma senha. Esta senha, mais tarde, será usada no seu Tablet (não se esqueça dela!).

VNC Mac

Leia também: Os 20 melhores aplicativos para o MacBook Pro

Vamos para o tablet!

Após executar os 4 passos no Mac, esta etapa está concluída. Agora chegou o momento de fazer as modificações necessárias no seu tablet. Em primeiro lugar, vai necessitar de baixar o aplicativo Mocha Lite. Não se preocupe, ele é grátis. Depois de instalado, você vai ver uma janela como esta demonstrada na imagem abaixo:

Configure Mocha Lite

Passo 5: Seguindo as setas acima, não se esqueça de selecionar a opção Configure. Depois clique no “i”. Ao clicar neste botão, todos os computadores que estão conectados à mesma Wi-Fi serão listados em uma nova janela.

Acessar remotamente o Mac passo 5

Passo 6: Selecione o seu computador através do nome ou endereço de IP. Ao clicar aí, o aplicativo vai pedir que você escreva uma senha. Escreva a mesma senha que você definiu no passo 4 deste guia, através do seu MacBook Pro.

Passo 6 acessar remotamente o Mac

E pronto, agora você irá visualizar no tablet o ecrã do seu Mac!

Acessar remotamente o Mac passo 7

Repare que, na parte inferior do seu tablet, estão os controles que você vai utilizar para escrever, retornar em alguma página, bloquear o ecrã e muito mais. Se quiser que essas opções desapareçam, basta clicar na seta que está no canto inferior esquerdo!

Acessar remotamente o Mac passo 7

Pronto! Agora será capaz de acessar seu Mac remotamente e aproveitá-lo enquanto estiver conectado na mesma rede wi-fi. Lembramos ainda que uma conexão estável é recomendada, evitando problemas de sincronização e perda de sinal. Fique sempre atento à potência do sinal de sua rede wi-fi e evite se afastar muito de seu adaptador de rede ou modem.

Vantagens de acessar seu MacBook remotamente

Notebooks, por mais que portáveis, ainda não podem ser considerados tão práticos quanto tablets. Por isso, uma das maiores vantagens é poder continuar utilizando seu notebook onde quer que esteja, desde que permaneça conectado à mesma rede wi-fi. As aplicações disso são inúmeras, você pode por exemplo continuar acessando seus arquivos, ou mesmo acompanhando vídeos que estejam passando no notebook, através do tablet.

Além disso, a opção pode ser muito útil para o uso corporativo, permitindo o acesso remoto que pode ser utilizado para acompanhamento de atividades ou mesmo proporcionando a possibilidade de receber assistência de seu setor de infraestrutura de forma mais rápida e eficiente.

Setapp

Além do aplicativo Mocha Lite, caso você esteja procurando uma solução mais robusta, ou mesmo com foco no uso corporativo, experimente o Setapp. Claro, sendo um app mais completo, ele não é gratuito e cobra uma assinatura mensal para manter seus serviços. Porém, o app disponibiliza recursos como a possibilidade de compartilhar arquivos entre os dispositivos conectados na mesma rede. Interessante, não acha?

Com o aplicativo, também é possível acessar ferramentas que permitem a visualização de diferentes telas, acessar computadores como “convidado”, gerenciar atalhos customizados, entre outros. Não é atoa que grandes sites como iMore, Macworld, appleinsider e lifehacker recomendam a ferramenta para usuários de Mac que buscam aumentar sua produtividade.

TeamViewer

Outra excelente opção, também compatível com os sistemas operacionais mais populares, é o TeamViewer. Esta ferramenta permite o acesso remoto entre diferentes dispositivos desde que ambos estejam conectados à Internet e possuam a aplicação instalada. Neste caso, não é necessário estar na mesma rede. Porém, alguém deve estar operando cada um dos dispositivos, visto que é necessário abrir a aplicação para obter o código de acesso e senha geradas automaticamente.

A boa notícia é que o TeamViewer é gratuito e pode até mesmo ser instalado para uso único, não permanecendo em seu computador, notebook ou tablet após o término da sessão. Acesse a página oficial!

Encontre também no AppTuts:

Gostou do nosso guia para acessar remotamente ao seu MacBook através do tablet?

Conseguiu fazer todos os passos? Conta pra gente nos comentários caso tenha alguma dúvida, ou se conseguimos resolver seu problema!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Joel 15 de abril de 2015 1:11

    Teria um aplicativo para acessar remotamente meu Macbook pro pelo Ipad, não pela mesma rede como esse, mas de outra cidade por exemplo ?

  2. paulo 16 de fevereiro de 2017 10:23

    oi nao consigo conectar diz que o servidor perdeu a conexão, e fica sempre assim

    • DiogoDutraRJ 4 de outubro de 2017 11:46

      Joel, ja esperimentou configurar o NO-IP ou Dyndns para acessa-lo remotamente fora da sua rede?
      No caso você não colocaria o IP interno e sim o host do NO-IP ou Dyndns criado.
      Basta liberar a porta necessaria no modem e configurar o host criado também no modem

Voltar ao topo