Airbnb é de confiança? Entenda como funciona o serviço de hospedagem
Nenhum Comentário
Airbnb é de confiança? Entenda como funciona o serviço de hospedagem
Airbnb é de confiança? Entenda como funciona o serviço de hospedagem

Airbnb é de confiança? Entenda como funciona o serviço de hospedagem

Nenhum Comentário

Há pouco de completar 10 anos de existência, o Airbnb revolucionou o mercado de hospedagem ao oferecer uma alternativa de menor custo que os hotéis tradicionais. O Airbnb permitiu que pessoas comuns oferecessem hospedagem a desconhecidos em suas casa, cobrando taxas menores que os serviços de hotelaria. Dessa maneira, o aplicativo web se popularizou e passou a se tornar um favorito entre mochileiros e aspirantes a viajantes. Mas será que o Airbnb é de confiança para que você possa se cadastrar sem medo?

Dica: Ganhe automaticamente R$ 130 reais para usar o Airbnb clicando neste link

Como funciona o Airbnb

Como falamos na introdução desse artigo, o Airbnb permite que uma pessoa compartilhe sua residência com usuários que estão viajando para sua região. O aplicativo não aluga nenhum quarto por conta própria, funcionando apenas como um intermediário entre seus usuários, recolhendo uma taxa fixa sobre o valor cobrado pelo usuário que está disponibilizando hospedagem.

airbnb-e-de-confianca-capa

A base de hospedagem do Airbnb é extensa em opções, permitindo aos usuários saber se na casa que ficarão hospedados há animais domésticos e se o quarto possui ar-condicionado, por exemplo. Vale frisar também que não são apenas pessoas comuns que podem oferecer hospedagem pelo site, mas hostels e outros hotéis de maior porte também podem se cadastrar.

Ainda assim, o conceito de convidar – ou ser convidado por – desconhecidos para conhecer sua casa ainda causa certa estranheza. Por isso, o serviço conta com alguns princípios e regras básicas para seus usuários. No ato do cadastro, todos eles devem criar um perfil com descrição e colocar fotos. Após esse processo, é possível registrar sua casa ou hotel para receber hóspedes. Abaixo, mostramos em poucas linhas como é contratada uma hospedagem no Airbnb:

  • Usuário se cadastra e começa a criar sua vaga de hospedagem;
  • Descreva seu espaço e o número de hóspedes que pode receber;
  • Envie fotos dos quartos e cômodos de sua casa e defina o preço;
  • Troque mensagens com os futuros hóspedes para esclarecer dúvidas;
  • Receba os hóspedes e, após o check-in, o Airbnb o enviará o pagamento, já retirando sua comissão.

airbnb-e-de-confianca-inicio

4 vantagens e desvantagens para hóspedes do Airbnb

Existe uma série de vantagens em usar o Airbnb ao invés de contratar um serviço de hotelaria comum. A primeira delas é o preço, já que a maioria das diárias das acomodações oferecidas é menor do que um quarto comum de hotel. A segunda vantagem também está relacionada ao pagamento, já que tanto o anfitrião quanto o convidado não precisarão falar sobre isso. O Airbnb é quem recebe o pagamento das diárias e as envia ao anfitrião assim que o hóspede fizer o check-in.


A terceira é a possibilidade de deixar análises e avaliações sobre o anfitrião ou o hóspede. Dessa maneira, usuários podem descrever como foi sua experiência, informando a outros que estão procurando hospedagem sobre o que aconteceu em sua estadia ou se tiveram problemas com alguém que ficou em sua casa. Caso tenha um número suficiente de más avaliações, o Airbnb bane o usuário, que fica impedido de oferecer o serviço.

Vale lembrar que alguns cuidados e eventualidades podem ser encontrados, como ir para uma casa que não está tão asseada quanto viu nas fotos. Porém, as chances disso acontecer são baixas e pode ressaltar isso em sua avaliação do local, diminuindo a capacidade daquele anfitrião fechar novos negócios.

airbnb-e-de-confianca-abandonada

4 vantagens e desvantagens para anfitriões do Airbnb

– Seguro contra problemas na estadia: Para os anfitriões, existe a possibilidade de contratar um seguro através do próprio Airbnb oferece um seguro contra eventuais acidentes que hóspedes causem na casa, como a quebra de um eletrodoméstico, por exemplo.

Caso um anfitrião opte por não contratar o seguro, ele pode cobrar uma taxa de segurança prévia do hóspede, de maneira semelhante ao que faz um hotel. Porém, o Airbnb exige que esse valor seja especificado previamente, fazendo com que um hóspede não seja pego de surpresa.

airbnb-e-de-confianca-seguro

– Renda extra: Não é preciso fazer muita coisa para se registrar e receber pessoas em sua casa através do Airbnb. Ou seja, com muito pouco trabalho é possível usar sua própria casa para que consiga gerar uma renda extra com os hóspedes do serviço sem muito esforço.

– Hóspedes destrutivos: Claro que o seguro não previne hóspedes destrutivos. Mas vale ressaltar que, mesmo que exista a chance de receber maus hóspedes, a chance de algum usuário mal-intencionado ir parar em sua casa é muito baixa e o seguro aumenta a segurança de que nada acontecerá nas estadias.

– Possíveis multas: Em algumas cidades, Estados e países, disponibilizar sua residência para receber hospedagem pode ser considerada ilegal. Por isso, vale a pena olhar as leis e regulamentos de sua cidade antes de disponibilizar sua casa para receber hóspedes;

Airbnb é de confiança? Sim!

A resposta para a pergunta o Airbnb é de confiança? que fizemos no início desse artigo é sim, o Airbnb é de confiança. Ainda assim, isso não significa que está totalmente imune de acontecimentos indesejáveis, mas o Airbnb possui uma rede de medidas de proteção para seus usuários, principalmente levando em consideração o seguro para anfitriões e a possibilidade de deixar análises que podem fazer com que um usuário seja banido.

Ou seja, assim como outros aplicativos de prestação de serviço – como o próprio Uber – o Airbnb possui alguns riscos mínimos. Por outro lado, a economia que pode fazer em relação a um hotel tradicional pode permitir que economize bastante ao fazer uma viagem de negócios ou até mesmo ter mais dinheiro disponível para comprar presentes em uma viagem à lazer.

Leia também:

Já usou o Airbnb? Para você, o Airbnb é de confiança? Como foi sua experiência com a hospedagem e o serviço do app? Comente conosco!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo