9 alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp
6 de novembro de 2019
Nenhum Comentário
9 alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp
9 alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp

9 alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp

Nenhum Comentário

Atualmente, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp são os serviços mais usados por quem quer se socializar. É claro que todos tem um sistema e um objetivo bem diferente, mas isso não muda o fato de que todos são servem para se comunicar. É claro que pode ser meio cansativo de usar apps mais saturados como eles, o que pode te fazer procurar por outras opções. A boa notícia é que há algumas interessantes alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp.

Caso tenha ficado curioso e queira saber que alternativas são essas, basta acompanhar as nossas principais recomendações. Você pode conferir a nossa lista logo abaixo!

Leia também: 9 vantagens do Telegram relativamente ao WhatsApp

Alternativas ao Facebook

Para começar, vamos falar um pouco das principais alternativas ao Facebook. É claro que ainda não há uma rede social tão grande quanto esse serviço, mas é possível usar opções muito boas. Veja quais são a seguir.

1. MeWe

alternativas ao facebook

A primeira sugestão de alternativas ao Facebook é o MeWe. Ela é mais indicada para quem procura por uma rede social que valorize a privacidade do usuário mais do que tudo.

Quem usa o Facebook sabe que isso não acontece tão bem por lá. No caso do MeWe, não há anúncios, rastreadores ou mesmo a intenção de vender dados dos seus usuários.

O lucro da rede acaba vindo de alguns planos de assinatura para quem quiser aproveitar recursos premium. Isso inclui um app de chat secreto, armazenamento na nuvem e até uma versão para negócios.


Caso queira conhecer mais sobre o MeWe, basta baixar o app. Ele é gratuito e pode ser encontrado para Android e iPhone.

2. Diaspora

O Diaspora certamente tem um conceito bem diferente e ser como uma das melhores alternativas ao Facebook. Ele se apresenta como uma plataforma descentralizada, na qual você escolhe os assuntos que te interessam e em qual servidor quer entrar.

Se o usuário quiser e tiver o conhecimento necessário, ele pode até criar seus próprio servidores. No caso, é possível entrar em servidores focados só em arte, tecnologia, música, etc. Você pode conferir mais através do site oficial.

3. Vero

O Vero é outra rede social que tenta resolver alguns dos maiores problemas que vemos no Facebook. A boa notícia, é que ele é muito bem sucedido nesse objetivo.

Basicamente, ele faz o possível para que você não tenha lidar com anúncios, só mostra postagens de pessoas que você seleciona e tudo é exibido de maneira cronológica.

Também há como enviar mensagens diretas e fazer interações menos pessoais direto no perfil de outros usuários. É uma das melhores alternativas ao Facebook. Você pode conferir mais no Android e no iPhone.

Alternativas ao Instagram

Saindo das alternativas ao Facebook para o Instagram, é fácil ver com o serviço é incrivelmente popular. Mas também é fácil de achar usuários descontentes com o rumo que o serviço está tomando.

Se quer algo um pouco longo das fotos altamente retocadas, influenciadores digitais e posts patrocinados, você pode dar uma olhada nas alternativas a seguir.

4. VSCO

alternativas ao facebook vsco

O VSCO, na realidade, é muito conhecido por quem ainda utiliza o Instagram. Ele é bastante usado para se tirar e editar fotos ou colocar filtros mais interessantes antes que as imagens sejam postadas.

O que muita gente não sabe é que o VSCO também pode ser usado como uma rede social de compartilhamento de fotos. Tudo pode ser feito diretamente no app, onde outros usuários também postam e partilham suas fotos.

Se realmente quiser substituir o Instagram, este é um dos melhores lugares para se começar. Você pode baixar o app para o Android e iPhone através do link.

5. EyeEm

O EyeEm não é tão conhecido assim, mas é uma ótima rede sociais para compartilhar fotos. A diferença é que ela é bem mais focada para fotógrafos profissionais ou entusiastas no ramo.

Para se ter noção, é possível até receber feedback de outros profissionais nas suas fotos. Há até quem consiga vender fotografias por lá, o que já é bem interessante. Você pode baixar o app no iPhone e no Android.

6. 500px

O 500px é outra alternativa ao Instagram que também foca em fotógrafos que querem compartilhar seu trabalho. O legal é que os usuários podem se seguir e ver o feed de outros fotógrafos que nem no Instagram em si.

O app é bem receptivo a amadores e entusiastas, já que não é necessário vender as fotografias por lá. É claro que a opção existe se quiser, mas parte do lucro fica com o 500px. Você pode conferir mais no app do Android e iPhone.

Alternativas ao WhatsApp

Além de alternativas ao Facebook e Instagram, é bom lembrar do WhatsApp. Apesar de ser um dos apps de conversa mais populares do mundo, muita gente não gosta dele.

Seu design é meio datado, ele não tem muitos recursos básicos e realmente é bem ficar preso ao app só porque muita gente o usa. Felizmente, alternativas não faltam.

7. Telegram

alternativa ao whatsapp telegram

O Telegram é facilmente a melhor alternativa existente ao WhatsApp hoje em dia. Ele é mais seguro, muito leve, bem mais rápido e conta com mais recursos que beneficiam o usuário.

Fora isso tudo, ele também está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Isso torna seu uso muito mais simples, já que você deve ter uma facilidade maior de encontrar seus amigos por lá.

Usar o Telegram para Negócios tem sido, inclusive, algo bem normal durante este ano.

Atualmente, o Telegram pode ser usado em praticamente qualquer plataforma. Há uma versão web, uma para Desktop e, é claro, o app mobile para Android e iPhone.

8. Wire

O Wire é outro app bem interessante para quem procura uma alternativa ao WhatsApp. Sua criação teve o envolvimento até do cofundador do Skype, Janus Friis, algo que pouca gente sabe.

Ele pode ser usado de graça para chats pessoais, mas também há uma versão paga para empresas. Isso acaba sendo bem interessante, já que muitos apps desse tipo não contam com esse recurso.

Fora isso, suas ferramentas são bem convencionais. É possível ter conversas privadas, em grupo, chamadas de vídeo e de voz, etc. Você pode baixar o app no Android e no iPhone.

9. Signal

Já o Signal é um app de conversas de código aberto que foca especialmente em privacidade e segurança. Ele é bastante usado por grupos que desejam uma proteção extra em suas conversas, como deve dar para imaginar.

Além de tudo ser criptografado, também é possível ter salas de conversa secretas, mensagens que se autodestroem e muito mais. Você pode conferir mais e baixar o app no Android e iPhone.

Gostou das alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer algumas boas alternativas ao Facebook, Instagram e WhatsApp? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou da lista e se há outras redes e apps que acharia interessante de ver por aqui.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo