Amazon Echo vs Echo Dot vs Echo Show 5
Nenhum Comentário
Amazon Echo vs Echo Dot vs Echo Show 5
Amazon Echo vs Echo Dot vs Echo Show 5

Amazon Echo vs Echo Dot vs Echo Show 5

Nenhum Comentário

Os alto-falantes inteligentes com assistentes de voz são uma tecnologia relativamente recente, tendo sido lançado no fim de 2014 o primeiro deles, o Amazon Echo. Pouco tempo depois disso, as outras gigantes da tecnologia criaram os seus próprios dispositivos do tipo, com o Google Home em 2016 e o Apple HomePod no começo de 2018.

Se você quer um novo alto-falante inteligente e tem particular interesse pelos da linha da Amazon Echo com a assistente Alexa, siga lendo esse artigo onde comparamos as três versões disponíveis em nosso país.

1. Design e Construção

Vamos começar a nossa análise com a terceira versão do primeiro dos alto-falantes inteligentes, o novo e melhorado Amazon Echo 3ª Geração. Esse produto tem uma aparência excelente, com materiais de primeira qualidade. É revestido de tecido disponível em quatro cores, Branca, Preta, Azul e Cinza, com 15 cm de altura e 10 cm de diâmetro.

Echo

Contudo, você não pode alterar a cor do seu dispositivo quando quiser, como podia na 2ª Geração. A que comprar, é permanente. Na parte superior dele tem quatro botões: o de ativar a Alexa, os de controle de volume e o de silenciar o microfone; além disso, tem 6 pequenos furos para o microfone.

Isso tudo está dentro de um anel que emite luzes diferentes para identificar o que está fazendo: azul quando a Alexa estiver ativa, laranja quando estiver esperando ser configurado e vermelho quando o microfone for silenciado.

Na parte traseira dele, você vai encontrar duas entradas: a para o carregador (infelizmente não tem carregamento rápido nem carregamento sem fio) e a boa e velha entrada para fones de ouvido, que tem sido retirada de todos os dispositivos eletrônicos mais atuais, onda começada pelo iPhone 7.

Agora vamos falar sobre o seu irmão mais novo, o Amazon Echo Dot 3ª Geração, um dispositivo muito capaz, mas bem menor e mais barato. Ele está disponível em três cores, ao contrário das quatro do Echo: Branca, Cinza e Preta. Também é revestido pelo mesmo tecido de alta qualidade.


Amazon Echo Dot 3ª Geração

Essa nova versão é mais baixinha e mais gordinha que a geração anterior, medindo 4,3 cm de altura e 10 cm de diâmetro. Fora essas diferenças, o resto do design é exatamente igual ao seu irmão maior, com os mesmos botões, anel e entradas.

Por fim, chegamos ao Amazon Echo Show 5, a versão com tela dos alto-falantes inteligentes da linha. Segue o padrão de materiais excelentes e é revestido de tecido, disponível em duas cores apenas: Preta com tecido cinza escuro ou Branca com tecido cinza claro.

Amazon Echo Show 5

Na parte frontal dele tem uma tela touchscreen de 5.5 polegadas com resolução de 960 x 480 pixels, além de uma câmera de baixa resolução, com apenas 1MP, mas que grava vídeos em até 720p.

Seus alto-falantes estão na parte traseira, onde encontra as mesmas entradas das outras versões, além de uma micro USB caso queira conectar internet por cabo e, no topo, tem os botões de controle de volume, um botão para ativar ou desativar a câmera e o microfone juntos e uma tampa para a câmera que o usuário pode arrastar.

Sua tela mostra por padrão o relógio e o tempo e clima, alternando também entre previsões, notícias e dicas de comandos que pode utilizar com a assistente. Arrastar para baixo a partir do topo da tela mostra os ícones para ir para a tela inicial, abrir o menu, controle de brilho e o modo silencioso.

Arrastar da esquerda para a direita da tela mostra um painel muito útil que mostra botões de fácil acesso para ferramentas como alarmes, música, comunicação, rotinas, casa inteligente e vídeo. Ao clicar neles, abrirão menus simplificados para que possa acessar diversas ferramentas sem necessitar falar com a Alexa.

Menu Amazon Echo Show

A ferramenta de Alarmes tem uma funcionalidade bastante óbvia, a de configurar alarmes. Rotinas, por sua vez, permite ao usuário ativar diversas funções automatizadas no Amazon Echo Show e em dispositivos inteligentes conectados; também é possível criar suas próprias rotinas através do app da Alexa.

Comunicação permite ao usuário fazer chamadas de vídeo pelo “Drop In”, mas não pelo Skype, além de realizar telefonemas. Vídeo mostra a Amazon Video e todos os serviços do tipo que tiver conectado através do app da Alexa, permitindo também selecionar oque quer assistir sem precisar falar nada.

Música, infelizmente, é uma função bastante negligenciada e mostra apenas as últimas músicas tocadas no Amazon Echo Show. Casa Inteligente mostra os seus dispositivos inteligentes mais utilizados e também permite controlar diversos dispositivos de uma vez só.

2. Qualidade Sonora

Vamos, novamente, começar falando sobre o Amazon Echo. Ele oferece uma qualidade sonora impressionante, igual à do Echo Plus, versão não comercializada no Brasil por enquanto. Tem um baixo bom, se considerando o tamanho do dispositivo, mas certamente não vai vibrar paredes (mas talvez o faça com objetos pequenos).

Tem uma pequena distorção de baixos em volumes muito altos, mas num geral é excelente. Agora, falando sobre o som de frequências mais altas, como guitarras ou coisas do tipo, não é possível encontrar nenhuma falha em qualquer volume, mas as vozes não são tão claras quanto o resto dos sons.

Possui internamente dois alto falantes, um subwoofer (responsável pelos baixos) de 76 mm e um tweeter (responsável pelo resto das frequências) de 20 mm, ambos maiores e mais potentes que os da geração anterior, que eram de 63,5 mm e 16 mm, respectivamente.

Som Amazon Echo

O Amazon Echo Dot da 3ª Geração segue o padrão de ser muito melhor do que a geração anterior em seu áudio, por mais que deixe muito a desejar se comparado ao Amazon Echo. Possui baixo, ao contrário do seu predecessor e as frequências mais altas são bem mais nítidas.

O som acaba por soar bastante comprimido, com as vozes se destacando muito mais do que deveriam dos instrumentos. Contudo, ele provavelmente é bom o suficiente para a maior parte dos usuários. Se não for, basta conectar um alto-falante melhor através da entrada na parte traseira.

Possui apenas um alto-falante de 40 mm, que é responsável por todas as frequências, o que acaba por resultar na qualidade sonora inferior, mas aceitável e certamente melhor que a do Google Home Mini, mas bastante pior que a do Apple HomePod.

Por fim, chegamos ao Amazon Echo Show 5, a única versão dos smart speakers com tela da Amazon que é vendida no Brasil, que também é a menor. Seu som é o pior de todos dessa lista, quase completamente sem baixos.

Músicas que não requerem frequências mais baixas acabam por não soar tão mal, por mais que nenhuma frequência seja perfeitamente representada. Se o usuário pretende usar seu alto-falante inteligente para ouvir música, essa opção é a pior, mesmo que possua um alto-falante similar ao Dot, também de 40 mm.

Assistir Amazon Echo Show

Como apenas esse possui vídeo, iremos abordar isso nessa seção. Sua tela tem um display de 5.5 polegadas, com resolução relativamente baixa, de apenas 480p, mas que é colorido o suficiente para assistir coisas mais básicas. Se quiser assistir a um filme com boa cinematografia, contudo, sua experiência será bastante ruim.

3. Alexa

Esse é o principal ponto em comum para todos os smart speakers dessa lista: qual assistente de voz eles usam, tendo acesso a todas as ferramentas que ela oferece.

Nos dispositivos da linha Amazon Echo você pode realizar diversas funções mais básicas, como colocar alarmes, fazer perguntas gerais e controlar todos os dispositivos inteligentes que possui em sua casa. Para fazer isso, basta dizer “Alexa” (ou qualquer uma das outras palavras para chamar ela, que pode ser alterada pelo app) e dar o comando.

Alexa Habilidades

O usuário pode realizar qualquer tipo de pergunta para o dispositivo que sua inteligência artificial tentará responder apropriadamente; exemplos de perguntas são como está o tempo, placar de jogos, conversão de unidades e até curiosidades mais específicas, como a altura de famosos.

Infelizmente, por melhor que esse assistente seja, possui um grande problema, que é a dificuldade em entender sotaques diferenciados; em diversos testes realizados, a Alexa foi consistentemente a pior nesse quesito.

Se quiser ouvir música, a assistente da linha Amazon Echo tem acesso a diversas plataformas do tipo, tais como Apple Music, Spotify e Deezer; por mais que não suporte muitas outras das mais comuns, você pode transformar seu smart speaker numa caixa de som sem fio, conectando seu celular via bluetooth. Se você não sabe qual o melhor dos aplicativos de música, temos comparações de Spotify vs Apple Music e Spotify vs Deezer.

Além disso, o usuário pode ter controle sobre milhares de dispositivos inteligentes, como lâmpadas, tomadas, fechaduras, termostatos, dentre muitos outros. Pode programar tarefas complexas ou controlar vários deles com apenas um comando, como quando quer desligar todas as luzes e trancar todas as portas ao dar boa noite à Alexa.

Amazon Echo controle de casa inteligente

Um grande problema que se encontra nessa assistente é a dificuldade em se fazer entendido por ela, já que ela requer que o usuário fale de uma maneira muito mais específica que os concorrentes da Google e da Apple. Além disso, tem problemas e seguir em um tópico quando diversas perguntas são feitas.

Uma coisa bastante legal e útil é a capacidade da Alexa de realizar chamadas para qualquer número que você quiser, apenas usando de comandos de voz, sem a necessidade de digitar nada.

Em adição à todas essas funcionalidades, o usuário que possui um Amazon Echo Show 5 pode ainda realizar chamadas de vídeo através de uma ferramenta nativa chamada “Drop In”, disponível apenas no app da Alexa em em outros Echo, ou através do Skype se conectar ele com o app da Alexa.

Conexão Show 5

Pode, também visualizar tanto seu calendário quanto seu e-mail e também sua conta G Suite (que, por alguma razão, o Google Assistant não consegue); pedir para a Alexa abrir um navegador para que o usuário possa utilizar a internet; visualizar quaisquer câmeras que tenha instaladas em sua casa.

E, ainda, se quiser assistir a filmes, pode fazer isso através do Amazon Video ou por bluetooth pelo celular. Infelizmente, os apps do Youtube e da Netflix, dentre outros, não estão disponíveis nessa plataforma.

Conclusão

Todos os três smart speakers da linha Amazon Echo são competidores muito fortes, com diversos prós e contras, principalmente se considerar suas respectivas faixas de preço. Aqui, vamos fazer uma listagem dos principais pontos positivos e negativos de cada um.

O Amazon Echo 3ª Geração tem como maior ponto positivo sua qualidade sonora, se comparada aos outros dois. Os seus microfones são excelentes e capturam áudio em salas bastante grandes. Os contras dele são, principalmente, a falta de alguma tela ou relógio e que a Alexa não é tão boa assim.

O Amazon Echo Dot 3ª Geração tem altos-falantes excelentes, considerando que custa metade do preço do anterior. É extremamente bonito e tem microfones bastante bons. Seus principais contras são, novamente, a falta de displays, os problemas da Alexa e, somando a isso, a antena de WiFi não é tão boa.

Por fim, o Amazon Echo Show 5 tem como sua única vantagem real sobre os outros dois a presença de uma tela touchscreen com diversas configurações e a possibilidade de bloquear a câmera, caso queira. Contudo, se perde muita qualidade sonora em troca disso, o que pode acabar por não valer a pena.

E aí, o que achou da nossa comparação dos dispositivos da linha Amazon Echo?

Diga nos comentários a sua opinião e se te ajudamos a escolher melhor qual deles pegar. Lembrando que existem diversos outros smart speakers disponíveis, então as escolhas não são limitadas a esses. Se quer uma assistente excelente, lembre-se que a da Google é, sem dúvidas, a melhor no momento.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo