Android Marshmallow vs iOS 9: qual o melhor?
17 de outubro de 2015
Um Comentário
Android Marshmallow vs iOS 9: qual o melhor?
Android Marshmallow vs iOS 9: qual o melhor?

Android Marshmallow vs iOS 9: qual o melhor?

Um Comentário

Com o recente lançamento do Android Marshmallow, finalmente podemos fazer algumas comparações com a versão mais nova do sistema operacional da Apple, o iOS 9. Nós já falamos bastante sobre as novidades do iOS 9 e até demos algumas dicas para já está usando o sistema em seus dispositivos, mas agora é hora de ver como ele se sai em relação ao seu principal rival.

Isso pode ser útil especialmente se você estiver em dúvida sobre que tipo de dispositivo comprar futuramente, já que dá para ter uma noção melhor destes sistemas e suas diferenças com uma comparação detalhada. Caso queira saber qual o melhor entre o Android Marshmallow e iOS 9, basta conferir nosso artigo abaixo!

Disponibilidade

novos recursos do Android marshmallow

Atualmente, os dois sistemas estão disponíveis para o público. Enquanto o iOS 9 pode ser baixado em quase todos os iPads existentes e nos modelos do iPhone mais recentes (do iPhone 4S para cima, para sermos mais exatos), o Android Marshmallow está trilhando seu caminho para muitos dos dispositivos Android através de atualizações.

Como sempre, o Google começou a liberar a atualização para os dispositivos da linha Nexus para então disponibilizar a nova versão do sistema para aparelhos recentes de empresas como LG, Samgung, Motorola, etc. À primeira vista, fica claro que enquanto modelos mais antigos de tablets e smartphones da Apple têm acesso ao iOS 9, os aparelhos Android mais antigos ficarão sem a nova versão do sistema operacional.

O problema com esta comparação é não levar em conta que os smartphones e tablets da Apple são todos padronizados, enquanto existem centenas de dispositivos diferentes com acesso ao Android. Isso implica em configurações de hardware muito divergentes, o que explica a decisão do Google de não liberar a atualização para aparelhos que não a aguentariam muito bem. Neste caso, o Android Marshmallow seria uma boa alternativa para quem planeja comprar um novo dispositivo, enquanto o iOS 9 se dá bem mesmo com quem quer ficar com seu aparelho antigo.

Interface

novidades ios 9

Incrivelmente, não muito o que dizer em relação à interface dos dois sistemas operacionais. Assim como o iOS, o Android mudou de visual recentemente, em uma atualização anterior (no caso, o Android Lollipop) e acabou mantendo quase tudo deste design desta vez.


Os dois sistemas apresentaram apenas algumas mudanças não muito perceptíveis neste quesito, que deve ajudar a deixar o seu uso mais funcional para os usuários. De resto, é aquela velha história: o iOS permanece bem simples e sem opções de customização, enquanto o Android dá mais liberdade para que você faça quase tudo o que quiser e dê a cara que preferir ao sistema.

Neste caso, recomendamos o iOS 9 para quem prefere algo simples, prático e que não queira se arriscar muito, enquanto o Marshmallow combina com quem gosta de personalizar suas coisas e de ter muitas opções de como usar seu dispositivo.

Google Now vs Siri

siri vs google now

As assistentes pessoais realmente estão em alta nos sistemas operacionais e no mundo mobile a rivalidade fica entre o Google Now e a Siri. No Android Marshmallow, o Google Now está mais inteligente do que nunca e pode entender o contexto de seus pedidos e perguntas dependendo do aplicativo que você estiver usando na hora que o chamar. Ou seja, se estiver ouvindo uma música e perguntar “Quem está cantando?”, o Google Now saberá automaticamente que você está falando sobre a canção e fará sua pesquisa baseada nisso.

Outro bom exemplo é que ele pode se basear em suas conversas para te dar sugestões sem que você fale nada (basta ativar o botão do Google Now), como mostrar restaurantes próximos se alguém te perguntar onde você quer jantar. É claro que a Apple também se esforçou bastante para melhorar a Siri no iOS 9 e parece que conseguiu resultados bem legais.

Ela também pode usar seus recursos baseados em certos contextos, como te dar a opção de ligar para alguém com quem você marcou uma reunião por email. Ela também pode fazer pesquisas em seus aplicativos e mensagens agora, em vez de só usar a internet em busca de informações. Apesar de ter sofridos bons avanços no iOS 9, a Siri parece ter ficado ligeiramente para trás neste quesito.

Privacidade

privacidade no Android

Privacidade sempre acaba sendo uma das questões mais importantes quanto se trata de dispositivos móveis, especialmente nos dias de hoje. Com o Android Marshmallow, o Google finalmente melhorou alguns aspectos de privacidade e segurança em seu sistema operacional. Um bom exemplo disso é que agora é possível aceitar ou recusar permissões dada aos apps individualmente, em vez de que permitir tudo de uma vez sem qualquer escolha.

Usuários de iPhone e iPad já devem saber, mas isso também é possível no iOS 9, afinal, foi do sistema da Apple que o Google tirou esta ideia provavelmente. Falando na Apple, muita gente acaba se preocupando com o fato da empresa rastrear o uso de seus dispositivos para otimizar os recursos da Siri, mas eles mesmo já declararam que todas as informações coletadas permanecem no aparelho e não são usadas por ninguém.

Bateria

ios 9

Quem pode honestamente dizer que não liga ou se preocupara para a bateria de seus dispositivos nos dias de hoje, não é mesmo?! Com o uso cada vez mais excessivo de aparelhos mobile na nossa rotina, é imprescindível que uma carga dure pelo menos um dia inteiro, o que não acontece com muitos dos smartphones e tablets às vezes.

Isso sempre varia muito do modelo de dispositivo que você tiver em mãos, mas há muito que o sistema operacional pode fazer para ajudar o usuário. O Android Marshmallow, por exemplo, introduziu o novo recurso chamado “Doze”, que percebe quando o seu dispositivo não estiver sendo usado e faz com menos recursos, processos e aplicativos sejam usados em segundo plano, melhorando o uso de sua carga em até 50%, segundo o próprio Gooogle.

Já a Apple também fez grandes melhorias quanto a autonomia da bateria em aparelhos rodando o iOS 9. A nova versão do sistema também oferece um modo de espera que diminui o uso de recursos em segundo plano, melhorando drasticamente a vida de bateria do seu aparelho.

Pagamentos mobile

novidades do android marshmallow

Parece que o uso físico de cartões de crédito e débito ficará cada vez mais ultrapassado com a possibilidade de pagamentos feitos com dispositivos mobile. A Apple já conta com o recurso do tipo há algum tempo, mas só agora o Android resolveu alcançar seu concorrente.

Com a função Apple Pay e Android Pay, o usuário poderá sincronizar suas informações de cartão de crédito e usar o recurso NFC para fazer pagamentos em lojas físicas, como se estivesse realmente passando o cartão na nossa conhecida maquininha. Nos Estados Unidos, já há alguns milhões de lojas que aceitam este tipo de pagamento, sendo que o Google estima que haja um crescimento maior nos próximos anos.

Qual o melhor?

android vs apple

Com tanto a se considerar dos dois lados, fica claro que o Android e o iOS acabaram ficando parecidos em muitos aspectos com o passar dos anos. Isso se deve muito ao fato das empresas serem bem competitivas e quererem oferecer todos os recursos possíveis aos seus usuários.

Ainda assim, há algumas diferenças bem perceptíveis no modo que cada empresa funciona e como elas tratam seus dispositivos e sistemas operacionais. A Apple permanece bem fechada neste aspecto, liberando o iOS apenas para os aparelhos que ela mesma fabrica. Enquanto isso dá mais controle à empresa e pouquíssimo espaço para erros, isso também tira um pouco a liberdade do consumidor quanto o dispositivo adquirido, além dos usuários não terem muita variedade em modelos e preços na hora da escolha.

Já o Android acaba oferecendo uma experiência mais instável aos seus usuários, já que pode ser usado em praticamente qualquer dispositivo móvel, seja um mais humilde ou bem poderoso. O fato de outras empresas fazerem diversas modificações do sistema do Google também não ajuda e apenas aqueles que adquirem dispositivos da linha Nexus (smartphones e tablets desenvolvidos pelo Google) acabam experimentando o Android verdadeiro.

Banner apptuts

Isso pode ser compensado pela enorme de variedade que os consumidores acabam tendo, seja de modelos, configurações ou preços. A liberdade oferecida na hora de personalizar seu dispositivo também só é encontrada no Android, o que acaba atraindo muitos usuários.

Por isso, é muito importante levar estes pequenos detalhes em consideração na hora de escolher o sistema operacional do seu smartphone ou tablet. Na realidade, não há como dizer qual sistema é o melhor, já que isso varia totalmente de pessoa para pessoa e de que tipo de que tipo de necessidade cada um tem para sua rotina.

Mas e então, gostou da nossa comparação entre o Android Marshmallow e iOS 9?! Deixe seu comentário dizendo qual desses sistemas combina mais com você e qual prefere usar no seus dia a dia!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. É Treta 31 de julho de 2016 11:54

    Treta Épica e moderna! Quem é melhor? IOS ou Android?
    Porque tanta polêmica? Confere nessa Treta Tecnologia!
    Treta #19 – Android Vs iOS
    http://www.youtube.com/watch?v=-ZiZe2GdNwA

Voltar ao topo