Novidades do Android O: as 7 melhores do sistema operacional
30 de março de 2017
Nenhum Comentário
Novidades do Android O: as 7 melhores do sistema operacional
Novidades do Android O: as 7 melhores do sistema operacional

Novidades do Android O: as 7 melhores do sistema operacional

Nenhum Comentário

A próxima versão do Android entrou em sua primeira fase de testes e deve substituir o Android Nougat na primavera desse ano. Com a liberação da primeira fase, diversos portais estrangeiros e testadores puderam explorar algumas das novas funcionalidades planejadas para a versão, atualmente com o nome provisório de Android O – apostamos fortemente que seu nome oficial será Android Oreo, assim como o Android N se tornou Nougat -. Para saber o que pode esperar na próxima versão do sistema, buscamos 7 principais novidades do Android O!

Dica: Ainda pretende instalar o Android Nougat? Confira nosso tutorial para instalar a versão 7.1 do sistema do Google!

1. Limitação automática de aplicativos em plano de fundo

Uma das novidades do Android Nougat foi a possibilidade de limitar a atividade de aplicativos que continuam a operar ao fundo, ou seja, mesmo quando fechados. Anteriormente, a única maneira de fazer essa limitação era forçando sua parada. A primeira entre as novidades do Android O pretende evoluir esse conceito, limitando automaticamente o uso de acordo com o comportamento do usuário e com o nível de bateria atual do aparelho.

novidades do android o

Dica: Enquanto o Android O não chega, confira estas 15 dicas para economizar a bateria em seu Nougat.

2. Solicitações de localização em plano de fundo funcionarão por curto tempo

Outra mudança no plano de fundo do Android está ligada às solicitações de localização. Enquanto as edições atuais enviam sua localização para aplicativos constantemente mesmo quando não estão abertos, a nova edição limitará essa função. Outra das novidades do Android O é que a atualização de local será enviada apenas algumas vezes após o fechamento do app, parando completamente após alguns momentos.

A única situação na qual o app em plano de fundo continuará a receber sua localização é quando um aplicativo que esteja usando no momento também fizer solicitações de local. Nesse caso, ambos os apps receberão as informações simultaneamente.

3. Permissões de aplicativos

Os aplicativos não terão mais permissão para acessar sua conta de imediato nessa que é a principal entre as novidades do Android O no que diz respeito à sua segurança digital. Um novo código foi introduzido para que os usuários determinem se deseja que os aplicativos reconheçam as contas que utiliza em seu aparelho, oferecendo maior privacidade.


novidades do android o privacidade

4. Canais de notificação

Uma das principais novidades do sistema. Com os canais de notificação, desenvolvedores poderão ser mais criativos na maneira da qual as notificações de seus plicativos serão exibidas. Do lado dos usuários, a nova ferramenta dará maior controle sobre como essas notificações serão mostradas. Um usuário poderá categorizar aplicativos em uma mesma linha de notificação.

Atualmente, quando recebemos mensagens no WhatsApp e Messenger, duas linhas de notificação serão exibidas. Com o canal de notificações, estas mensagens ficarão na categoria mensageiros, com a notificação das mensagens recebidas nesses e em outros aplicativos ocupando apenas uma das linhas.

Veja também: 15 aplicativos para fazer anotações no Android

5. Novo aplicativo para autopreenchimento

Com a intenção de melhorar o uso do autopreenchimento, o funcionamento do aplicativo dedicado a essa função está recebendo uma melhoria para oferecer maior segurança e facilidade no acesso. Os usuários passarão a poder decidir qual fonte de informação usarão como autopreenchimento no momento de completar um formulário.

Mas se não gostar dessa função entre as novidades do Android O, você poderá escolher aplicativos para gerenciar senhas como o 1Password para preencher automaticamente a senha para logar em um site. Isso é feito da mesma maneira que escolhe qual tipo de teclado usará.

6. Foto por Foto

Uma funcionalidade original da Android TV chegará aos smartphones e tablets como uma das novidades do Android O. Esse modo permite que aplicativos suplementares, ou seja, que estejam abertos porém não ativos, fiquem pausados enquanto não os ativa novamente. Porém, o Foto por Foto também permitirá que use tipos de controles nos quais se tornará possível interagir com o aplicativo mesmo que esteja pausado.

novidades do android o pip

7. Ícones adaptáveis e animados

Os ícones do Android O não seguirão o mesmo padrão, finalizando a lista de novidades do Android O. Isso dará mais liberdade aos desenvolvedores, que não ficarão presos a apenas um modelo de ícones. Outra novidade é que estes ícones poderão ser animados, como se fossem pequenas GIFs.

Aprenda mais sobre o Android lendo nossos artigos do AppTuts:

Por que atualizar para o Android O?

Diferente do iOS, a maioria dos usuários do Android não contam com sistemas atualizados até o Android Nougat 7.1. Isso acontece por conta do sistema ser usado em aparelhos de diferentes marcas, ao invés de uma só.

Atualização 27/11/2018O Android está atualmente em sua nona versão, chamada Android Pie. Porém, muitos usuários ainda utilizam a versão Nougat e a Oreo. Você está em qual dessas versões? Se ainda não migrou pro Android O, veja abaixo três razões para fazê-lo:

1. Função picture-in-picture: conhecido como PiP, o aplicativo permite que assista a um vídeo ao mesmo tempo que acessa outros aplicativos no Android O. Por exemplo, ao utilizar o Google Chrome e reproduzir um vídeo em tela cheia, você pode colocá-lo em segundo plano tocando no botão Home do aparelho. Ele continuará rodando o áudio enquanto usa outros apps.

2. Veja mapas enquanto liga para outras pessoas: outra possibilidade do PiP é no uso do Google Maps, bastante útil se for uma pessoa que, assim como eu, possui péssimo senso de direção. Através dele, você pode criar uma miniatura do mapa que está vendo, permitindo que abra o app de telefone para ligar para alguém.

3. Adiar notificações: talvez a mais útil funcionalidade do Android O. Se tem o costume de dispensar notificações importantes sem querer por não ser o momento de lidar com elas no momento, você vai querer aprender como adiar notificações nessa versão do Android. Através dela, basta clicar no botão Adiar que aparecerá em qualquer notificação que apareça em seu celular. Ela sumirá por ora e reaparecerá no horário que tiver programado.

Está preparado para atualizar e aproveitar as novidades do Android O?

Por isso, perguntamos aos usuários: já fizeram a atualização para o Nougat? Pretendem testar o beta para usuários no Android O? Comentem conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo