Android Pie: 10 principais novidades e anúncios
5 de setembro de 2018
Nenhum Comentário
Android Pie: 10 principais novidades e anúncios
Android Pie: 10 principais novidades e anúncios

Android Pie: 10 principais novidades e anúncios

Nenhum Comentário

Interessado na versão mais sistema do sistema Android? É para isso que trazemos as 10 principais novidades do Android Pie. Descubra melhorias no desempenho de sua bateria, aplicativos de texto e performance. Além disso, a atualização também traz novas medidas de segurança e privacidade para seus usuários. São várias novas funcionalidades que pode ver logo abaixo!

Leia também: 10 dicas para não ter suas senhas hackeadas ou sequestradas

1. Bateria adaptativa

A atualização de bateria adaptativa faz com que o Android seja capaz de reconhecer como seus usuários preferem utilizar o telefone. Identificando assim quais apps são mais utilizados e quais podem ser direcionados para consumir menos bateria enquanto não estão sendo usados.

Adicionalmente, uma ferramenta de restrições não permite que aplicativos em segundo plano consumam muita bateria. Além disso, usuários poderão também através de um slider determinar quanto de bateria eles desejam guardar quando o modo de economia de bateria for ativado.

android-pie-bateria

2. Brilho ajustado automaticamente

À medida que seus usuários fazem ajustes de brilho, o Android Pie será capaz de identificar padrões e preferências. A partir daí, seu smartphone irá fazer alterações no brilho automaticamente. Prático, não é mesmo?

Mudanças feitas quando você mudar entre diferentes iluminações e ambientes, como por exemplo apagar as luzes do quarto para dormir, não precisarão mais que faça qualquer tipo de alteração manualmente.

3. Navegação por gestos

Bem parecido com o recurso disponível no iPhone X, o Android Pie trás para seus usuários a possibilidade de navegar entre diferentes aplicativos através de gestos. Isso porque a versão permite que usuários optem por substituir o menu clássico de 3 botões de controle por apenas um botão que ativa o novo modo de navegação. Breves toques na tela poderão fazer com que a diferentes janelas e opções sejam acessadas de uma forma diferente do padrão.

android-pie-navegação

4. Visão Geral e Shush

Mesmo sem o uso do modo de navegação por gestos, os paineis de aplicativos, ferramentas e configurações do Android Pie estão muito mais acessíveis e práticos. Ao abrir a visão geral, fica fácil alternar entre seus aplicativos abertos e acessar a barra de pesquisas. É possível fazer muito mais coisas a partir da tela de visão geral do app.

Além disso, o modo “não perturbe” foi atualizado para fazer mais do que apenas silenciar chamadas e notificações. Agora ele também pode fazer interrupções de pop-ups e avisos que aparecem enquanto navegando entre apps. Além disso, caso ativado, o Shush (recurso novo do Android Pie que pode ser traduzido para “Silêncio”) pode automaticamente ativar o modo “não perturbe” assim que o usuário colocar o telefone com a tela virada para baixo na mesa.

5. Slices

O Slices, que pode ser traduzido livremente para pedaços, é um dos recursos mais interessantes do Android Pie. Ele permite que usuários acessem ferramentas de aplicativos diretamente de outras telas ou pesquisas, como no Google Search. Assim, o smartphone trás à frente algumas funcionalidades principais e mais acessadas do aplicativo procurado. Isso possibilita o acesso à outros apps sem a necessidade de trocar de tela ou realmente abri-lo.

android-pie-slices

6. Notificações configuráveis

Com o Android Pie, agora será possível remover determinados tipos de notificações que não temos interesse em ver em nossos smartphones. Notificações como mensagens recebidas e arquivos enviados ou baixados, entre outros, exibirão um pequeno ícone vermelho. Ao tocar nele, uma janela aparecerá perguntando se o usuário deseja que esse tipo de notificação continue sendo exibida ou se deseja pará-las.

7. Melhorias de segurança

Uma das melhores adições para o fator segurança de seu smartphone é o novo modo de bloqueio. Quando ativado, o telefone só poderá ser destravado após a inserção do código secreto ou senha configurados pelo dono do aparelho, além da senha principal que normalmente atribuímos para destravar a tela.

Além disso, o Android Pie agora bloqueia qualquer aplicativo rodando em segundo plano a acessar seu microfone ou câmera, mesmo que eles tenham permissões. Toda vez que um app tentar fazer isso em segundo plano, ele será encerrado.

8. Digital Wellbeing

A nova funcionalidade de Digital Wellbeing, ou “bem-estar digital”, trás diversas ferramentas para que usuários possam entender e melhorar como utilizam seus smartphones. Através do painel é possível acessar quanto tempo está sendo gasto diariamente em cada aplicativo.

 

Também será possível incluir limites de tempo de uso para diferentes aplicativos e recursos do telefone, melhorando a qualidade de vida e, talvez, utilizando menos o celular. De acordo com a própria Android, a ideia por trás da ferramenta é que a tecnologia não deveria distrair e impactar a produtividade de seus usuários, mas sim ajudá-los.

9. Ações de Aplicativos

Com o Android Pie, seu smartphone será capaz de entender como você gosta de utilizar um aplicativo a cada momento e irá prever qual será sua próxima ação. Por exemplo, ao plugar seus fones de ouvido, usuários terão seus aplicativos de músicas mais utilizados automaticamente posicionados à frente no menu, como o Spotify ou Google Play Músicas. Se estiverem no trabalho, poderão visualizar os apps mais produtivos. Isso traz muito mais praticidade e diminui o tempo necessário para chegar nas ferramentas e apps que gostamos.

10. Design e performance

Claro, não podemos deixar de falar que a performance do sistema foi melhorada. Com algumas alterações de qualidade de vida feitas no Android Pie, aplicativos podem ser abertos mais rapidamente e até mesmo consumir menos memória. Isso diminui as chances de sofrermos com travadas ou comandos não responsivos, especialmente quando temos vários aplicativos abertos.

Além disso, a aparência geral, distribuição de telas e aplicativos foi melhorada. O sistema trás inclusive novos emojis, melhorias em aplicativos de texto e até mesmo uma opção de ajuste manual para o tema escuro. Antes, este apenas sofria alterações automáticas baseadas no plano de fundo selecionado para seu smartphone. Para selecionar o tema escuro, basta ir nas configurações de tela avançadas.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das novas funcionalidades do Android Pie?

Você já sabia que isso tudo estava incluso na nova versão do sistema? Conta pra gente nos comentários qual das novidades é sua favorita! Está ansioso para ter um smartphone com o Android Pie?

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo