Android Q: 11 maiores novidades sobre o novo Android
13 de maio de 2019
Nenhum Comentário
Android Q: 11 maiores novidades sobre o novo Android
Android Q: 11 maiores novidades sobre o novo Android

Android Q: 11 maiores novidades sobre o novo Android

Nenhum Comentário

Todo ano, Google e Apple lançam novas versões de seus sistemas operacionais. Em 2018, tivemos a chegada do Android Pie e iOS 12, respectivamente. Por isso, 2019 trará versões atualizadas de ambos os sistemas. Ainda não tivemos novidades reveladas na companhia da maçã. O Google, por outro lado, mostrou seu Android Q ao mundo no evento Google I/O 2019, que aconteceu no dia 07 de maio de 2019.

Vale lembrar que Android Q ainda é um nome provisório, ainda a ser revelado. Outro fato interessante é que essa será a décima versão do sistema operacional da Google, que se tornou o mais utilizado no mundo e desbancou sistemas como o da Blackberry, entre muitos outros.

Desde seu lançamento, as versões do Android recebem nome de alguma sobremesa. Ano passado tivemos o Pie, que significa torta em inglês, antecedido pelo Nougat, popularmente conhecido no Brasil como torrone.

Mas qual doce começa com Q? Algumas sugestões são a Queijadinha, sobremesa de Portugal e popular aqui no Brasil ou o Quesito, uma sobremesa porto-riquenha, que é um território vinculado aos EUA.

Enquanto ainda confabulamos sobre qual iguaria será homenageada pelo Android Q, veja abaixo as maiores novidades sobre a próxima versão do sistema da Google!

#1 — Modo noturno no Android Q

Apesar de já ser uma realidade no iPhone e iPad, os smartphones e tablets Android ainda não contavam com um modo noturno próprio. Até o momento, apenas alguns apps contavam com a modalidade de tela.

Entre eles, alguns aplicativos de calendário como o Google Agenda e o Google Fotos já trazem um modo noturno próprio. No evento, a gigante da tecnologia também revelou que está trabalhando em adicionar a modalidade em outros de seus apps.

android q noturno


No Android Q, o modo será automaticamente ativado ao ativar a economia de energia, já que reduzir o brilho é um dos principais macetes para economizar bateria. O sistema também terá uma API para desenvolvedores de aplicativos incluírem no código.

Essa API permitirá ao app saber quando o modo noturno está ativado e irá inverter suas cores para se adequar a ele.

#2 — Compatibilidade com celulares dobráveis

Uma possível tendência para o futuro próximo dos smartphones é ser dobrável. Apesar dos problemas que o Galaxy Fold enfrenta — quase tão graves quanto o explosivo Note 7 —, outras companhias já estão desenvolvendo seus protótipos. Até mesmo a Apple pode arriscar um celular do gênero.

O Android Q irá oferecer compatibilidade total com esse tipo de aparelho. Isso significa que ele atenderá e fará proveito das particularidades desse tipo de dispositivo móvel.

Algumas das possibilidades levantadas pela própria Google é um melhor ajuste para multitarefa e capacidade de se adaptar automaticamente às dimensões da tela que o smartphone assumir naquele momento.

#3 — Android Q será compatível com conexão 5G

Outra tecnologia que já está batendo à nossa porta é a conexão móvel 5G, muito mais rápida do que temos no 4G atualmente. Em breve, novos celulares compatíveis com a tecnologia serão lançadas e o sistema operacional não pode ficar para trás.

Por isso, a Google já anunciou que está preparando seu Android Q para ser compatível com as conexões 5G.

Além disso, seu ambiente para desenvolvedores permitirá que os usuários profissionais em criar aplicativos e jogos para Android usem ferramentas para aproveitar a conexão 5G em seus games ou apps de realidade aumentada.

o novo sistema sera compatival com 5g

#4 — Acessibilidade para surdos no Android Q

Uma das novidades da próxima versão do sistema foi criada para oferecer maior acessibilidade. Através da tecnologia de machine learning, o Android Q contará com uma função chamada Live Caption.

Ela captará qualquer áudio emitido pelo telefone — seja através de aplicativos ouvir músicas ou assistir filmes e séries — e exibirá uma legenda simultânea. Vídeos do YouTube também entram na lista.

O mais interessante: o Live Caption não precisará de conexão Wi-Fi nem dados móveis para funcionar!

#5 — Respostas inteligentes

Outra das funcionalidades que serão possíveis através do machine learning. De maneira parecida com o que vemos nas respostas rápidas do Instagram ou outros mensageiros, o Android Q poderá prever sua resposta a notificações que recebeu dos aplicativos de mensagens em seu celular.

De acordo com o exemplo desse post feito no blog do Google, quando alguém te enviar um endereço, o Smart Reply (resposta inteligente) dará a opção de abrir seu navegador favorito para descobrir como chegar. Tudo isso dando apenas um toque.

#6 — Maior controle sobre privacidade dos dados

O assunto sobre privacidade dos dados em smartphones e mídias sociais está em alta e o Android Q oferecerá maior controle sobre essas informações.

O maior exemplo disso será um novo menu no app de configurações do sistema, dedicado exclusivamente a essa questão. Todas as opções de controle sobre sua privacidade estarão nesse menu, de acordo com a Google.

android q privacidade

#7 — Maior controle sobre acesso à localização

Você também terá um controle maior sobre a permissão de acesso dos apps à sua localização. Assim como o novo menu de privacidade, também terá um dedicado ao GPS do smartphone.

Uma das opções desse menu permitirá que controle se os apps poderão consultar sua localização a qualquer momento, apenas quando estiverem ativos ou não terão acesso algum. Caso escolha permitir o acesso sem restrição, o Android Q enviará notificações periódicas para te lembrar quais apps estão acessando o GPS.

#8 — Mudanças nas atualizações de segurança

Além da privacidade e localização, a Google mudará a forma como as atualizações de segurança serão instaladas. Atualmente, a maioria das atualizações necessita que você reinicie o celular para serem implementadas.

A partir dessa versão, elas serão instaladas em segundo plano, oferecendo maior proteção para quem não consegue desligar o celular nem por 1 segundo.

#9 — Um modo para melhorar seu foco no Android Q

Não precisará mais dos apps de produtividade para manter o foco no trabalho. O próprio sistema virá com um modo especial para você manter a atenção no que importa.

Normalmente, colocamos o telefone no modo silencioso para trabalhar. Apesar de útil, muitas vezes podemos perder mensagens ou ligações importantes por causa disso.

Você poderá escolher quais aplicativos te distraem e, quando estiver ativado, esses apps em particular ficarão silenciados enquanto o modo de foco estiver ativo.

#10 — Maior controle sobre o que as crianças acessam

Muitos usuários emprestam seus smartphones para os filhos usarem o YouTube ou seus jogos favoritos. Um problema comum nisso é que, muitas vezes, os pequenos acabam por ficar tempo demais no aparelho, o que é prejudicial.

nao deixe os pequenos ficarem tempo demais no celular

Para ajudar essa fatia considerável de pais e mães, o Android Q virá com um melhor controle parental. Através dele, o usuário poderá trancar o acesso ao telefone em um horário predefinido. Além disso, poderá colocar um limite de tempo em cada aplicativo instalado.

#11 — Baixe o beta do Android Q!

A versão de testes do sistema operacional já está disponível para download e é compatível com 21 aparelhos, incluindo todos os da linha Google Pixel.

Clique no link para acessar a página de testes da Google e baixe a próxima versão do Android!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo