10 Aplicativos para aprender a programar
Nenhum Comentário
10 Aplicativos para aprender a programar
10 Aplicativos para aprender a programar

10 Aplicativos para aprender a programar

Nenhum Comentário

Uma área de trabalho que se tornou muito popular nos anos recentes é a de desenvolvedor de softwares, websites e coisas do tipo. Além disso, também é uma área que pode ser bastante divertida para os mais estudiosos.

Se você se encaixa em alguma das duas categorias ou conhece alguém que se encaixe, é uma excelente ideia seguir lendo esse artigo sobre os melhores aplicativos para aprender a programar em qualquer dispositivo, seja mac, iOS, Android ou Windows.

1. Grasshopper

O primeiro dos aplicativos para aprender a programar em nossa lista é, provavelmente, um dos melhores, já que é desenvolvido por uma das maiores empresas de tecnologia dos dias atuais, a Google. Ele possui aplicações para smartphones Android e iOS, então basta ter um dos dispositivos para começar a aprender.

Esse aplicativo tenta ensinar programação através de brincadeiras e muita interatividade, ao contrário do padrão de aulas mais estritas. O curso oferecido por ele é bem completo, tendo três fazes de aprendizado, contando com conquistas e barras de progresso, que servem como motivadores para seguir utilizando.

Infelizmente, ele só está disponível em inglês; se ainda quiser ver mais sobre ele, basta seguir até a página oficial do aplicativo.

grasshopper

2. Udemy

Essa é uma plataforma de ensino paga, que aborda todas as áreas do conhecimento possíveis, incluindo programação. Seus cursos são feitos por professores experientes, que os vendem por preços acessíveis devido às constantes promoções.

Os cursos contam quase sempre com suporte de fóruns e até mesmo contato particular com os professores, o que conta como um ponto positivo e é possível encontrar em qualquer língua, incluindo português, sendo extremamente acessível para o povo brasileiro.


A plataforma conta com aplicativos para aprender a programar tanto em Android quanto em iPhone, além de ter suporte a todos os melhores navegadores. Se tiver interesse nessa plataforma, basta ir ao site.

3. Udacity

Esse é um dos mais populares aplicativos do tipo, com mais de 1 milhão e meio de usuários. Ele oferece aulas gratuitas, em inglês, sobre diversas áreas, como criptografia, design de programas, desenvolvimento de aplicativos para Android, introdução em HTML e CSS, dentre muitos outros.

Possui mais de 40 opções de cursos, que, ao ser selecionado, mostra ao usuário uma prévia do que está por vir e poderá começá-lo, utilizando das aulas em vídeo e em texto feitas pelos professores.

Se o usuário quiser utilizar da versão paga, com feedback do professor e certificado de conclusão, contudo, é necessário que se pague uma taxa de quase 200 dólares mensais. Clique no link para ir ao site oficial e ver mais sobre a plataforma.

4. SoloLearn

Outro dos aplicativos para aprender a programar é este, o SoloLearn, que oferece aulas gratuitas sobre os mais diversos tópicos, incluindo, claro, programação.

Todos os cursos oferecidos contem vídeos e questionários para ajudar o aprendizado e cada vez que o usuário acertar as respostas, receberá pontos que ajudam a medir o desempenho e a melhoria com o tempo, além de comparar com outros usuários.

Possui apenas aplicativos em inglês, em browsers e em qualquer smartphone Android ou iOS; para ver mais, clique no link.

sololearn aplicativos para aprender a programar

5. Khan Academy

Essa é uma das plataformas mais antigas de aprendizado de quaisquer temas, incluindo programação; há poucos anos foi começado o esforço pela comunidade não só de legendar todo o conteúdo, mas de fazer versões em português, o que é excelente.

A maior parte do conteúdo é em forma de vídeo, por mais que possua também alguns textos e vários questionários e testes para que o usuário possa medir seu conhecimento melhor. Se quiser ver mais, basta seguir o link.

6. RoboMind

Outro dos aplicativos para aprender a programar é o RoboMind, que é muito interativo e divertido de usar, que ensina a programar de uma maneira inovadora, já que vem em forma de jogo e não em forma de curso.

No jogo, o usuário tem que controlar um pequeno robô, utilizando dos comandos providos pela própria plataforma, tais como andarFrente, virarEsquerda, dentre outros. Possui diversos níveis, ajudando a desenvolver uma excelente noção de algorítimos. Clique no link se quiser ler mais.

7. Codecademy: Hour of Code

Essa aplicação é exclusiva para iOS e ensina ao usuário muitas funções mais iniciais, como a estrutura básica de um código. Para utilizar, basta abrir o aplicativo e selecionar qual lição quer.

Caso queira seguir utilizando da plataforma para escrever seu próprio código, também é possível pela versão para navegadores dele. O curso é completamente gratuito, mas infelizmente apenas em inglês. Se quiser ver mais, clique no link.

codecademy aplicativos para aprender a programar

8. Code School

Esse é mais um dos aplicativos para aprender a programar que, infelizmente, é pago, sem nenhuma versão gratuita. Compensa sendo excelente no que faz, com milhões de usuários. Possui dezenas de cursos, com mais de quarenta, sobre assuntos como JavaScript, HMTL/CSS, Ruby e Rails, Git e iOS.

O aplicativo permite, ainda, que os seus usuários realizem o download dos vídeos para assistir quando estiverem sem internet ou apenas com os dados móveis. Custa 29 dólares por mês para utilizar e, se você tiver interesse, é só ir no site oficial.

9. Codemurai

Se você está recém começando a aprender a programar, esse aplicativo pode ser o ideal para você, oferecendo uma maneira bastante engajadora e divertida de aprendizado. O usuário consegue aprender diversas habilidades de programação a partir dos cursos de experts nos assuntos.

Com o aplicativo, você pode aprender a aprender em inúmeras linguagens diferentes, como CSS, C#, JavaScript, Python, iOS, Unity 3D, dentre muitas outras. O aplicativo é gratuito, com compras dentro do app; para ver mais, vá até a play store.

10. Enki

Outro dos excelentes aplicativos para aprender a programar é esse, que oferece além desse assunto, cursos sobre inúmeros tópicos, permitindo que o usuário aprenda o que quiser.

Seu método de aprendizado é bastante descontraído e requer apenas 5 minutos de uso por dia, utilizando até mesmo de quebra-cabeças e e mini-jogos de codificação. Para ver mais sobre ele, siga o link.

E aí, o que achou da nossa lista dos melhores aplicativos para aprender a programar?

Deixe nos comentários se já conhecia alguma dessas plataformas ou se já utilizava delas. Diga, ainda, se esquecemos da sua favorita e deixe sua opinião sobre o futuro da programação.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo