57 Comentários
Android

101 aplicativos de fotografia fantásticos pra Android e iPhone!

É fácil de perceber que o mundo da fotografia está em constante evolução. Cada vez há mais procura por dispositivos que há alguns anos, ninguém pensaria que existiriam. Pois bem, graças às novas tecnologias e aos aplicativos de fotografia é possível fotografar seres que até ao olho humano passam despercebidos, traços do rosto que ninguém se lembraria que existem e que ali estão como uma marca de vida e de existência, ou até paisagens deslumbrantes.

Para o ajudar a ser ainda mais genial, vamos apresentar 101 aplicativos de fotografia fantásticos! Uns para o iPhone, iPad e Android, para os que não se interessam ou não têm oportunidade de ter estes dispositivos, há para a web, Mac e Windows PC. Alguns são de edição e uns por pura diversão. Há um para cada gosto. Por isso, duvido, que depois de ler este tutorial não tenha vontade de experimentar nem sequer um deles.

Leia também: 20 apps para transformar suas fotos em desenhos no Android

1. Polamatic

aplicativos de fotografia Polamatic

Comecemos por Polamatic. Com o mundo da fotografia a sofrer grandes alterações em curtos espaços de tempo, é normal que os usuários sintam cada vez mais a necessidade de procurar recursos mais inovadores. Os smartphones são cada vez mais procurados, até por fotógrafos de excelência. A sua capacidade de tirar fotografias e de editá-las é fantástica.

Além disso, sistemas operativos como o iOS e Android permitem que o usuário baixe alguns aplicativos que o ajudam a tratar das suas fotografias. Polamatic é um aplicativo de edição de fotografia, para iOS, onde o usuário pode brincar com as suas fotografias, desde que estas estejam inseridas num Polaroid. Clique aqui para fazer o download

2. Camera+

O aplicativo Camera+, para iOS e Android, tem um custo de $0.99 (promoção de lançamento) e ela vai dar a oportunidade ao usuário de editar as suas imagens de inúmeras formas. O Camera+ é bastante completo, oferecendo muitos recursos de edição, como: Scenes, adjust, crops, effects e borders.  Camera+ é ainda, um dos maiores sucessos da categoria de fotografias para iPhone na App Store.

Ele é imensamente superior ao editor nativo do iPad, por exemplo. Vale a pena experimentar este aplicativo, pois creio que o usuário vai adorar utilizá-lo e vai ser um dos seus editores de fotografia preferidos. Se está à procura de aplicativos de fotografia, certamente este é um dos melhores! Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android.

3. Path On

Já falamos de Polaroids em Polamatic, vamos agora vamos falar sobre outro aplicativo de efeitos e também com uma peculiaridade: Path On, é o seu nome. O aplicativo para iOS, dá ao usuário a possibilidade de selecionar caminhos onde pode escrever o que quiser na sua fotografia. Estes caminhos são escolhidos conforme o usuário queira. Círculos, quadrados, parágrafos, espirais e caminhos livres, tem muito por onde escolher.

Além de poder editar a sua fotografia neste modo de escrita, o usuário pode ainda melhorar a sua foto com alguns dos efeitos deste aplicativo. Mas, como a escrita é o ponto forte deste aplicativo na parte da escrita, o usuário pode ainda escolher o tamanho das letras, espaço dos caracteres, cor, fonte, entre outros. No final, é só guardar e compartilhar nas redes sociais. Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android.

4. Instagram

aplicativos-de-fotografia-instagram

Conhecido e utilizado por muitos, o aplicativo Instagram, para Android e iOS tinha de constar na nossa lista de 20 aplicativos de fotografia que o usuário tem de experimentar! O Instagram é um dos aplicativos de fotografia mais populares do mundo, distribuido de forma totalmente gratuita. Este aplicativo é rápido, bonito e divertido, para você compartilhar a sua vida pessoal ou profissional, com os seus amigos ou familiares, através de fotografias.

Ele oferece ainda uma experiência de utilização extremamente simples e intuitiva. Se você não é um profissional da fotografia e pretende apenas tirar partido da câmera fotográfica do seu iPhone, para relatar alguns dos seus acontecimentos diários, o Instagram, neste formato de rede social, é uma excelente forma de você ir contando a sua história e a sua vida por meio de fotografias. Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android.

5. Perfect365

perfect 365 fotografia para android

Este app deteta como ficaria o seu rosto “perfeito” e ajuda-o a remover facilmente os círculos escuros que podem estar à volta dos seus olhos. Ele também tem pré-definidos alguns modelos de maquiagem para você usar em poucos segundos.

Outra das suas funcionalidades interessantes é a possibilidade de guardar modelos de edição pré-definidos, que futuramente podem ser usados em outras fotografias. O melhor é que ele ainda pode ser conectado com o Facebook, Twitter e Flickr.Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android.

6. Face Fusion

Face Fusion segue um padrão mais idêntico ao Perfect365.  O usuário tira uma fotografia a si mesmo e a mais pessoas e pode combinar os rostos que quiser. No entanto, têm de ser aos pares. Além disso, este aplicativo é mais exigente que Morfo, solicitando uma série de regras para conseguir combinar os dois rostos e que eles saiam o mais parecido possíveis com cada uma das duas caras. Assim que terminar, o objetivo é o mesmo, que compartilhe em várias redes sociais.

O aplicativo Face Fusion é muito divertido e quando o usuário perceber como tudo funciona irá fazer imensas combinações em muito pouco tempo. Aproveite porque ele também é gratuito! A única desvantagem que pode ter para alguns usuários é o fato de ter que envolver mais do que uma pessoa para o utilizar. Clique aqui para fazer o download.

7. ProCollage

O aplicativo ProCollage é um pouco diferente daqueles que temos vindo a falar acima. ProCollage é um aplicativo para sistema operativo iOS que permite ao usuário que faça diversas colagens com um máximo de nove fotografias. Esta app tem um custo de $1.99, porém faz valer a pena com a capacidade que tem de fazer ótimas colagens.

O único ponto que deveria ter encontrado e que o aplicativo poderia ter apostado, era na edição. Além da própria colagem, dar a opção de lhe criar um efeito era ótimo, impedindo até que o usuário se deslocasse para outro aplicativo para fazer uma edição na colagem.  No entanto, em tudo o que o usuário pode fazer no aplicativo, não há aspectos negativos. Pois tudo o que ele faz, faz bem. Clique aqui para fazer o download para iPhone e iPad

8. Fast Camera

Fast Camera para iOS é um aplicativo que tem como objetivo tirar várias fotos por segundo. O que é ótimo, pois permite acompanhar todos os pormenores de um movimento. É ideal se o usuário for a um jogo de futebol, por exemplo e quiser tirar fotografias esportivas ou mesmo do lançamento de alguns objetos. Se até agora isso era impossível, com o Fast Camera isso ficou muito fácil. Um simples clique e ele já começará a tirar dezenas de fotografias.

O difícil mesmo será selecionar pois apenas dez segundos com o aplicativo ligado pode ser o suficiente para serem tiradas dezenas de fotografias. Simples e muito útil, é assim o Fast Camera. O Fast Camera é uma excelente opção para os amantes da fotografias. Experimente-o e fique apaixonado pela qualidade deste aplicativo. Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android.

9. PhotoSynth

Outro aplicativo muito útil e original! PhotoSynth é um aplicativo, para Android e iOS. O aplicativo é gratuito e tem como objetivo tentar retificar o que outros aplicativos de fotografia não têm. Ele ajuda o usuário a capturar o panorama completo de uma qualquer vista. Imagine que vai passear ou viajar e fica surpreendido por uma vista magnífica.

Obviamente que vai querer levar aquela recordação para casa, pois uma fotografia é uma memória e vale muito mais do que qualquer bugiganga. Com uma máquina normal, não seria de espantar se não conseguisse captar todo o esplendor da imagem. No entanto, como PhotoSynth, o usuário consegue! Basta movimentar a câmera e esperar pelo momento certo, ela vai juntar pedaços de perspectivas numa só fotografia panorâmica. Clique aqui para fazer o download.

10. iPiccy

aplicativo ipiccy

O iPiccy é um aplicativo para Web de edição e compartilhamento de fotografias. Ele oferece ao usuário muito mais do que ele próprio poderia imaginar. Além de ser um aplicativo bastante potente de edição, ele consegue ser original e, mais importante que isso, gratuito. iPiccy pretende dar aos usuários uma ferramenta com uma capacidade simples e rápida de editar, compartilhar, imprimir, etc, todas as fotografias que deseje, a partir de qualquer navegador de Internet.

Odesign do site de iPiccy é bastante limpo e apresentável, conseguindo aliciar qualquer usuário a experimentá-lo. Se não é muito experiente a utilizar ferramentas de edição de fotografias, a boa notícia, é que também não precisa de o ser para conseguir mexer nas ferramentas de iPiccy. Clique aqui para fazer o download

11. Google Fotos

O Google Fotos é nada mais do que o substituto do Picasa, a antiga plataforma de imagens do Google. Na verdade, este novo serviço acaba sendo até mais fácil e prático de se usar no dia a dia. As fotos que você salva em sua galeria do Android, por exemplo, vão direto para o armazenamento online se você optar pela opção de backup.

Assim, é possível ter as imagens em qualquer lugar e com a chance de editá-las rapidamente se preferir. O melhor é que você não precisa instalar nada no seu computador, apenas ter uma conexão com a internet. Você pode acessar o Google Fotos através deste link.

 12. Docscan

O Docscan permite que você digitalize qualquer documento a partir do iPhone ou iPad, facilitando a vida não só daquelas pessoas que não possuem um scanner mas também daquelas que querem escanear um documento em qualquer lugar. Ele é muito simples, prático e é muito fácil de aprender a usar.

Sem dúvidas é um dos melhores de sua categoria e pode ser baixado e usado gratuitamente no seu smartphone ou tablet. Clique aqui para fazer o download para iPhone e iPad

13. Vintique

O Instagram é realmente a prova viva de que a nova mania, de adicionar filtros que simulam os “efeitos” das fotografias antigas, veio e vai ficar por muito tempo. Na AppStore existe uma infinidade de aplicativos cuja única função é adicionar filtros vintage às fotos, mas um do que mais se destaca é o Vintique.

Ele se diferencia principalmente pela possibilidade de editar os filtros, removendo textura, adicionando luzes e escolhendo a intensidade de sombras. Desta forma, é possível deixar suas fotografias exatamente da maneira que você quiser. Clique aqui para fazer o download para iPhone e iPad

14. Pixlr Express

imagens-para-facebook-pixlr

Em muitos aplicativos temos vindo a realçar o Instagram, pois ele de fato, foi o grande sucesso dos últimos tempos. Fez a cabeça de adolescentes e adultos de todas as idades por disponibilizar um serviço de rapidez e com qualidade superior. O único problema que tem, é o fato de nem todos os celulares conseguirem suportar o aplicativo, já que ele pode ser um pouco exigente.

De qualquer forma, esta é uma excelente alternativa para o usuário que não consegue utilizar Instagram, por motivos diversos, seja ele por: as fotos não carregarem, subirem quadriculadas ou listradas. Em casos assim, recomendamos que experimente o Pixlr Express, um aplicativo muito semelhante e com muitas mais funções. Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android.

15. 360 Panorama

Uma novidade muito interessante presente no  iOS é a função panorama,  inovação do aplicativo da câmera nativa. A Apple conseguiu criar um método novo de tirar este tipo de fotografias, tornando o processo da fotografia tão dinâmico quanto gravar um vídeo e o resultado, como já era de se esperar, surpreende positivamente em todos os requisitos.

O 360 Panorama é um aplicativo que segue praticamente a mesma linha da função nova do sistema, se diferenciando pela técnica, que não é tão mágica quanto a da Apple e o formato da foto, que fica em 360º. Ele funde várias fotos tiradas num sistema de encaixe bem eficiente. Para quem gosta deste tipo de foto é uma excelente pedida enquanto a Apple não trás uma solução nativa. Clique aqui para fazer o download no iPhone ou no Android

16. Snapseed

Um dos mais conhecidos aplicativos de fotografia, o Snapseed foi criado pelo próprio Google. Contando com quase 30 ferramentas e filtros para aplicar em suas fotos, ele ainda permite que ajuste esses mesmos filtros através de um pincel. É possível abrir e editar fotos no formato JPG e RAW, possibilitando aplicar correções e remover elementos indesejados. O Snapseed pode ser usado no Android ou iPhone.

aplicativos-de-fotografia-snapseed

17. Aviary

Outro editor de fotos também disponível para iOS e Android. Conta com funcionalidades semelhantes ao Snapseed, mostrado no item anterior. O Aviary permite remover olhos vermelhos e ajustar elementos como a luminosidade e incluir desenhos e texto em suas fotos, como se estivesse nos Stories do Instagram, entre outros.

18. Adobe Photoshop

O software ideal para quem deseja aprender a editar fotos de maneira profissional. O Adobe Photoshop é um programa completo, com todas as ferramentas necessárias para criar todo tipo de imagem ou fazer quaisquer alterações em fotos. Além disso, a própria equipe do Adobe conta com um canal no YouTube com tutoriais sobre como utilizar suas ferramentas. Clique no link para conhecer mais sobre o Photoshop.

19. Adobe Photoshop Express

Enquanto o Photoshop é a ferramenta completa para PC e Mac, a versão Express pode ser usada nos smartphones e tablets Android, além do iPhone e iPad. Usando a mesma estrutura de edição por camadas, o Adobe Photoshop Express conta com 60 filtros predefinidos, além de ser útil para fazer pequenas correções e edições. Baixe o Photoshop Express no Android ou iOS.

aplicativos-de-fotografia-photoshop

20. Adobe Photoshop Mix

Mais voltado à edição com elementos criativos que o Photoshop Express, o Photoshop Mix permite que corte imagens, faça combinações de fotos, além de permitir ajustar fotos e contrastes, entre outros. Assim como o Express, o Photoshop Mix está disponível na Google Play e App Store.

21. Adobe Lightroom

O mais simples entre os aplicativos de fotografia da Adobe, o Lightroom pode ser usado para edições simples, como corte e redimensionamento de imagem. O app é gratuito e conta com funcionalidades adicionais em sua versão paga, como mais 100 GB de armazenamento. O Adobe Lightroom pode ser usado tanto no Android quanto no iPhone e iPad.

22. VSCO

Antes um concorrente do Instagram e exclusivo para iPhone, o VSCO hoje pode ser usado no Android e já não conta com tantas semelhanças em relação ao seu concorrente. O aplicativo – que também é um tipo de rede social para fãs de fotografia -, traz ferramentas de edição, pode ser usado como câmera e traz uma seleção de filtros que podem ser usados em suas fotos. O app é gratuito com alguns recursos que podem ser comprados separadamente.

aplicativos-de-fotografia-vsco

23. Studio Design

Parecido ao VSCO mas com uma pegada ainda mais social, o Studio Design permite que seus usuários criem recursos dentro do próprio app. Filtros e elementos são criados e compartilhados dentro do próprio app, ou seja, é um aplicativo que está em crescimento constante, que é aproveitado por todos que o utilizam. O Studio Design está disponível no iPhone e Android.

24. Pudding Camera

Um editor de imagens simples, com recursos fáceis de serem usados, permitindo alterar contraste, brilho, incluir molduras e executar cortes na imagem. Também é possível adicionar texto e corrigir os temíveis olhos vermelhos, muito comuns em fotos mal batidas com flash. Um dos aplicativos de fotografia gratuitos exclusivos para Android.

25. A Beautiful Mess

Um aplicativo útil para quem costuma fazer Instagram Stories. O A Beautiful Mess traz uma série de adesivos e estilos de texto que pode utilizar em suas fotos, que depois podem ser postadas na rede social. Clique no link para baixar o A Beautiful Mess.

aplicativos-de-fotografia-beautifulmess

26. PicsArt Photo Studio

O editor de imagens é um dos mais baixados na Google Play e App Store. Com cerca de 450 milhões de downloads, o aplicativo possui criador de colagem, ferramentas para desenhar nas fotos e um editor. Além disso, o PicsArt Photo Studio também conta com a possibilidade de inserir texto nas imagens, cortar, esticar e até clonar a imagem, entre muitras outras funcionalidades.

27. Halide

Exclusivo para o iPhone, esse aplicativo de câmera conta com algumas opções para quem entende um pouco mais sobre fotografia. Seu funcionamento é bem simples, funcionando quase como um app de fotografia normal. Porém, ao deslizar o dedo para cima enquanto usa o Halide, você acessa opções como ajuste de foco, ISO e velocidade do obturador.

28. Filterstorm Neue

Entre os apps da lista, o Filterstorm Neue é um dos mais avançados editores de fotos entre os aplicativos de fotografia nessa lista. Entre as ferramentas, você pode selecionar partes soltas da imagem para editar, ferramentas de clonagem das fotos e mudança na claridade, redução de ruído e aplicação de marca d’água, entre outros. Clique no link para baixá-lo no iPhone e iPad.

29. B612

Um dos aplicativos de fotografia especialmente criados para fãs de selfies. O B612 é um dos poucos a permitir que use ferramentas de edição diretamente da câmera, ou seja, que comece a fazer alterações antes mesmo de tirar a foto. Podendo ser baixado no Android ou iPhone, ele conta com uma variedade impressionantes de stickers, permitindo que escolha entre as 1.500 figurinhas disponíveis.

aplicativos-de-fotografia-b612

30. Cymera

Funciona tanto como um app de câmera como editor de fotos, tornando-o um dos melhores aplicativos de fotografia para Android e iPhone. Uma de suas funcionalidades únicas é a possibilidade de criar ARStickers, que são figurinhas – semelhantes às das Instagram Stories – com efeitos especiais com a tecnologia de realidade aumentada. Além disso, o Cymera também conta com filtros para suas fotos e ferramentas para corrigir imperfeições. Baixe o Cymera no Google Play ou App Store.

31. Prisma

O primeiro app a transformar fotos em “obras de arte”. Inspirado nos estilos de artistas famosos, ele aplica filtros simulando sua foto como se fosse uma pintura. Recentemente, também é possível aplicar os diferentes estilos também aos vídeos. O Prisma pode ser baixado no Android ou iPhone.

32. Enlight

Também com um viés artístico, o Enlight é um editor de imagens que vai além da proposta do Prisma. Permitindo controlar elementos como exposição e cores, ele também traz ferramentas básicas para corte e redimensionamento. Também é possível aplicar efeitos como transformar suas fotos em preto e branco, além de criação de colagens e um corretor inteligente de fotos. O Enlight está disponível no iPhone e iPad.

aplicativos-de-fotografia-enlight

33. Flickr

Diferente da maioria dos aplicativos de fotografia citados aqui, o app do Flickr permite hospedar e armazenar suas fotos em um sistema de nuvem, como se fosse um Dropbox apenas para imagens. Além de hospedar suas fotos, ele também conta com um editor com funcionalidades simples. O Flickr pode ser baixado no Android ou iPhone.

34. Color Splash Photo

Um dos apps mais simples da lista. O Color Splash Photo permite que aplique efeitos preto e branco nas fotografias ou insira elementos coloridos em imagens monocromáticas, mas não vai muito além disso. Também é possível aplicar alguns filtros em suas imagens. Baixe o aplicativo na Google Play ou App Store.

35. Lidow

Enquanto o Color Splash possui poucas funcionalidades e serve apenas para aplicar alguns efeitos, o Lidow conta com uma quantia variada de recursos. Entre eles, podemos destacar a possibilidade de corrigir aspectos de sua foto, aplicar efeitos e elementos gráficos, além da possibilidade de fazer montagens, entre outros. O Lidow está disponível para dispositivos Android ou iOS.

aplicativos-de-fotografia-lidow

36. Camera360

É um dos aplicativos de fotografia mais usados na Ásia, com quase 1 bilhão de downloads tanto no Android quanto no iPhone. Assim como o Cymera, ele também conta com stickers que podem ser vistos com a tecnologia de realidade aumentada. Além disso, ele conta com uma extensa seleção com cerca de 200 filtros que pode usar para tornar suas fotos mais divertidas.

37. Google PhotoScan

Apesar de ser um produto da Google, o Google PhotoScan pode ser baixado gratuitamente para Android ou iOS. Diferente da maioria dos aplicativos de fotografia mostrados aqui, o PhotoScan não é um editor de fotos digitais, mas sim um scanner e editor de fotos impressas.

Já pensou em digitalizar o álbum de sua família antes que as fotos acabem se perdendo pela defasagem ocorrida com o tempo? Então pode usar o Google PhotoScan para escaneá-las através da câmera de seu celular e aplicar quaisquer correções e edições necessárias.

38. AirBrush

Outro dos aplicativos de fotografia voltados à edições simples e pequenas correções de imperfeições. O AirBrush conta com funções como branqueamento de dentes, possibilidade de dar retoques mais naturais e remoção de olheiras, entre outros. O app está disponível para download gratuitamente na Google Play ou App Store, mas também conta com versão paga.

39. Lenka

Mais um app especializado em tratar de imagens em preto e branco, de maneira parecida ao Color Splash Photo. Porém, o Lenka possui mais funcionalidades, mesmo que permita apenas editar fotos no padrão monocromática. Entre as vantagens, destacamos a grande gama de escalas preto-e-branco que pode aplicar, além de permitir mudar formato das imagens entre paisagem e retrato, entre outras funcionalidades. O Lenka é exclusivo para o iPhone.

40. Polarr

Com uma gama extensa de ferramentas e tutoriais, o Polarr é um editor de fotos mobile para Android e iOS que pode ser considerada uma boa opção para fãs de fotografia. Além dos formatos comuns de imagens como JPG e PNG, o Polarr também permite editar imagens RAW, mais utilizada por profissionais. O app também permite que crie seus próprios filtros e edite diversos aspectos de suas fotos.

aplicativos-de-fotografia-polarr

41. DarkRoom

Outro dos aplicativos de fotografia especializados na edição de fotos. Também contando com uma vasta gama de recursos, uma das principais vantagens do Darkroom é a possibilidade de usar o comando Desfazer de maneira praticamente infinita. Dessa maneira, poderá voltar a qualquer ponto da edição que desejar.

Ele também possui uma função que permite salvar suas fotos favoritas para acessá-las rapidamente quando precisar fazer uma edição. O DarkRoom está disponível exclusivamente no iPhone.

42. Fotor

Um dos mais simples editores de imagens entre os aplicativos de fotografia desse artigo. O Fotor permite a seus usuários editar imagens, criar colagens e compartilhar suas fotos nas redes sociais diretamente dele. Também é possível compartilhar e ver fotos editadas por outros usuários dentro do aplicativo. O Fotor pode ser baixado na Google Play ou App Store e é gratuito.

43. Defqt

Além do nome fora do comum, o Defqt opção inusitada entre os aplicativos de fotografia. Ele conta com diversos efeitos e filtros inspirados em figuras geométricas como pirâmides, triângulos e espirais, que podem dar um tom diferente do comum para suas fotos. Após incluir esses efeitos, ele permite o compartilhamento direto para seus perfis nas mídias sociais. Clique no link para baixar o Defqt em seu iPhone.

44. Dreamscope

Com uma proposta semelhante ao Prisma, o Dreamscope transforma suas fotos em pinturas nos mais variados estilos. Pode transformá-la em uma pintura divertida e cartunesca ou simplesmente transformá-la em algum tipo de pintura à óleo por exemplo. O Dreamscope é gratuito, mas conta com mais filtros na versão paga e pode ser baixado na Google Play ou App Store.

45. FaceTune

Outro dos aplicativos de fotografia destinado a incluir mais elementos às suas selfies. Ele permite realizar diversas alterações e corrigir imperfeições, como espinhas indesejadas ou aquela alface que apareceu de surpresa no seu dente. O FaceTune também pode realizar alterações como alongar seu sorriso e remover os temíveis olhos vermelhos causados pelo flash da câmera. Baixe-o em seu Android ou iPhone.

46. Foodie

Se quer ser um profissional na área de fotografar seus pratos favoritos no restaurante, o Foodie é o aplicativo ideal. Com filtros específicos sobre comida, pode tirar foto de seus pratos favoritos e aplicar esses filtros de acordo com o tema. Por exemplo, um filtro de verduras vai muito bem com uma salada caesar. Baixe o Foodie no seu iPhone ou Android.

47. Open Camera

Um dos aplicativos de fotografia mais fáceis de usar. Gratuito para Android, conta com algumas funções que facilitam bastante o uso da câmera do seu celular, entre elas um auto-estabilizador competente e diversos modos de fotografia. O Open Camera tem suporte a fotos em HDR e 4K, além de uma grande variedade de funcionalidades, além das citadas aqui.

48. Mextures

Quando quiser editar imagens de uma maneira mais avançada do que os costumeiros cortar ou redimensionar, o Mextures pode ser uma boa alternativa para quem usa o iPhone. Ele permite adicionar filtros vintage, além de efeitos de granulagem, texturas e efeitos de luz, aumentando o nível de suas fotos.

aplicativos-de-fotografia-mextures

49. Lifecake

O Lifecake é o único dos aplicativos de fotografia dessa lista que é especializado em mostrar a evolução de seus filhos. Gratuito, ele permite salvar e organizar as fotos do pequeno em uma linha temporal, permitindo que veja o quanto ele cresceu nos últimos anos. Também é possível criar montagens mostrando como ele era a um ano atrás – ou qualquer outro período – e como é hoje, entre outros. O Lifecake está disponível no iPhone ou Android.

50. D3LTA

Outro dos aplicativos para transformar fotos em arte, o D3LTA permite criar desenhos geométricos a partir das imagens tiradas em sua câmera. O aplicativo conta com cerca de 40 filtros geométricos e prismáticos, que pode adicionar às fotos ou imagens de sua galeria. O D3LTA está disponível no Android e iPhone.

51. TouchRetouch

Feito para facilitar a tarefa de remover objetos ou pessoas indesejadas nas fotos, o TouchRetouch permite fazer isso com apenas alguns toques. Basta apenas tocar e pressionar no elemento a ser removido que o TouchRetouch usará os pixels em volta da imagem para cobrir o espaço que antes era tomada por esse elemento. O app pode ser baixado pela Google Play ou através do App Store.

52. Qwik

O nome, uma referência à palavra Quick – rápido, em inglês -, mostra a intenção do aplicativo, que é a permitir a seu usuário criar fotos incríveis de maneira ágil. O Qwik conta com cerca de 600 filtros que pode aplicar às suas imagens e ferramentas de edição simples para melhorar a qualidade das fotos sem muito trabalho. O aplicativo é gratuito e está disponível no Android e iPhone.

53. Musecam

Trazendo mais ferramentas para edição de imagens, o Musecam é um aplicativo para iPhone que pode ser considerado um app semi-profissional. Também conta com diversas coleções de filtros que pode incluir nas imagens. Por outro lado, apenas duas delas estão disponíveis gratuitamente, enquanto as outras devem ser compradas. Clique no link para baixar o Musecam.

54. SKRWT

A principal função do SKRWT é a possibilidade de corrigir distorções causadas pela lente das câmeras de smartphones. É considerado o melhor entre os aplicativos de fotografia para imagens de arquitetura de prédios. O SKRWT é exclusivo para o iPhone e iPad.

55. Camera MX

Um aplicativo de câmera para Android com funções mais avançadas, o Camera MX é considerado uma das melhores opções por também contar com uma interface fácil de utilizar. Conta com processamento de imagem inteligente, ou seja, endireita melhor suas fotos automaticamente, além de facilitar o corte e edição das fotos. Acesse o link para conhecer mais sobre o Camera MX.

56. Cupslice Photo Editor

Um app gratuito para Android, com ferramentas básicas para edição de suas fotos. O Cupslice Photo Editor traz recursos como filtros e stickers além dos já disponíveis em redes sociais como o Instagram.

57. Piclab

Um editor de imagens mais completo que o Cupslice, o PicLab conta com uma gama mais variada de recursos entre os aplicativos de fotografia. Além das ferramentas básicas para corte e redimensionamento, o Piclab traz mais opções de filtros e a possibilidade de adicionar texto – com uma gama extensa de fontes que pode usar – e manipulá-los da maneira que preferir.

Sua edição é feita através de camadas, como visto no Photoshop. Isso possibilita adicionar efeitos de luz, borrar ou desborrar fotos e controlar brilho, opacidade e cor, entre outros elementos. O app pode ser usado tanto no Android quanto no iPhone.

58. ProCamera

Um aplicativo de fotografia dedicado a trazer mais funções para a câmera do iPhone. A ProCamera traz uma interface mais enxuta e minimalista, ocultando elementos que ocupam espaço. Entre as funções extras em relação a câmera nativa do iPhone, ele permite altera o tempo de exposição, ajustar a sensibilidade da ISO e traz um modo noturno. Clique no link para encontrá-lo na App Store.

aplicativos-de-fotografia-procamera

59. Affinity Photo

Exclusivo para iPad, o Affinity Photo era um app até então exclusivo para Mac. A transição para o iPad Pro não chegou a remover muitas funções do aplicativo original e é ideal para quem já desenha no Mac, já que pode ser usado com a Apple Pencil.

60. Repix

Outro aplicativo grátis, o Repix também é um editor de imagens de uso simples, permitindo que qualquer um aprenda rapidamente o usá-lo. Além de também ter sua própria seleção de filtros, o aplicativo traz pinceis com diversas funções, que podem ser usados para alterar pontos específicos de uma imagem. O Repix está disponível para Android ou iPhone.

61. Handy Photo

Feito com o propósito de oferecer uma interface limpa de ruído, o Handy Photo concentra algumas de suas ferramentas nos cantos da tela – inclusive a de rotacionar fotos -, deixando a parte central livre para suas alterações. O Handy Photo pode ser baixado pela Google Play ou App Store do iPhone e iPad.

62. ProHDR X

Esse app de fotos está em um nível intermediário entre iniciantes e veteranos na fotografia, sendo possível que ambos o utilizem. Entre as funcionalidades, o ProHDR X conta com um controle maior nos ajustes de exposição, além de um timer para tirar suas fotos e possibilidade de cortar e criar legendas assim que a foto é tirada. O ProHDR X é exclusivo para iPhone e iPad.

63. Artisto

Disponível para Android ou iOS, o Artisto é um app de edição de fotos simples, mas que também traz o bônus de permitir editar vídeos curtos, ideal para quem cria mídia para redes sociais. Para usá-lo, basta enviar suas imagens para aplicar os filtros que deseja ou criar um vídeo sequencial, como se fosse uma apresentação de slides.

64. Photo Wonder

Ideal para criar colagem de fotos, o Photo Wonder é um dos aplicativos de fotografia mais rápidos e fáceis de utilizar, ocupando e usando pouca memória do seu celular. Ele conta com diversos layouts para suas colagens, além de efeitos especiais que também pode incluir. O Photo Wonder pode ser baixado no Android ou iPhone.

65. B&W Film Emulator

O melhor entre os aplicativos de fotografia para aqueles que adoram usar filtros vintage em suas fotos. O B&W Film Emulator permite colocar diferentes tons de preto e branco nas imagens de seu celular, além de emular como suas fotos sairiam caso tivessem sido tiradas por diferentes tipos de câmeras analógicas. O app está disponível gratuitamente para iPhone.

66. Rakuga Cute

Apesar de parecer um app de edição simples para adolescentes, o Rakuga Cute conta com algumas ferramentas que não são tão comuns entre os aplicativos de fotografia. Desenvolvido para o iPhone, ele permite criar grafittis e colocá-las nas fotos tiradas em sua câmera ou que estão na galeria do seu smartphone. Também é possível criar colagens com suas fotos e adicionar filtros, por exemplo. Clique no link para baixar o Rakuga Cute no iPhone.

aplicativos-de-fotografia-rakuga

67. Bonfire Photo Editor

Apesar de não contar com funções inovadoras, o Bonfire Photo Editor traz as ferramentas básicas mas impressiona com seu vasto número de filtros. Através deles, pode tornar sua foto mais colorida – ou monocromática -, além de aproveitar os mais diversos efeitos, sendo ideal para postar em redes sociais. Conheça o Bonfire Photo Editor no Android.

68. PhotoGrid

Ideal para quem posta com frequência no Instagram, o PhotoGrid é focado em permitir a criação de colagens de fotos ou vídeos. Além disso, esse app para Android ou iPhone também conta com ferramentas básicas de edição e filtros exclusivos.

69. Lensical

Esse é um dos aplicativos de fotografia que trabalham diretamente com a câmera do iPhone. Com movimentos usados com uma mão só, é possível adicionar efeitos especiais ao seu rosto antes de tirar uma foto, como se estivesse usando o Snapchat. Também traz filtros próprios e pode ser baixado gratuitamente através do link.

70. LightX

Um editor de fotos, o LightX traz algumas ferramentas interessantes, como a possibilidade de trocar o plano de fundo da foto e ajustes de cores, efeitos de borrar ou desborrar e mesclar duas imagens em uma. O app pode ser usado tanto no Android quanto no iPhone.

71. Ultrapop

Se a sua intenção é dar um efeito mais “modernoso” em suas fotos, o Ultrapop pode ser um dos aplicativos de fotografia ideais. Ele conta com diversos elementos inspirados em arte contemporânea e cores berrantes para chamar bastante atenção, entre outros. O app está disponível para Android ou iOS.

72. Retromatic

O Retromatic é um ótimo aplicativo para quem deseja aplicar um efeito vintage em suas fotos. Ele traz uma série de filtros com esse tema, além de permitir usar adesivos e outros efeitos especiais. Vale lembrar que cada elemento pode ser usado em combinação, transformando totalmente uma foto em um cartaz da década de 50. Clique no link para baixar o Retromatic em seu iPhone.

73. Clone Camera Pro

Se quer brincar de “clonar” pessoas, o Clone Camera Pro é o app ideal para isso. Com ele, basta tirar uma foto e, em seguida escolher qual elemento ou pessoa da foto deseja multiplicar, recriando-a quantas vezes quiser e for possível. O usuário também pode tirar fotos de uma pessoa e colocar essas fotos em apenas uma imagem. O Clone Camera Pro está disponível para iPhone e é um app ideal para criar memes.

74. PhotoDirector

Diferente da maioria dos aplicativos de fotografia mostrados ao longo do artigo, o PhotoDirector é mais focado em permitir que faça ajustes manuais em suas fotos do que apenas adicionar filtros ou stickers. Existem diversas ferramentas para ajustar, como brilho e escuridão, HSL, canais de cores RGB e contraste, entre muitos outros. O PhotoDirector está disponível para Android ou iPhone.

75. Candy Camera

Já o Candy Camera é uma alternativa mais voltada a tornar suas fotos mais divertidas. Apesar disso, ele possui uma funcionalidade única, que permite colocar adesivos em suas chamadas por vídeos, além de conta com sua própria seleção de filtros especiais, adesivos e ferramentas para embelezar suas imagens. O Candy Camera está disponível para Android e iPhone.

76. A Better Camera

A Better Camera  é um app bem interessante e que possui suporte ao recurso HDR, algo que te ajuda a garantir resultados de maior qualidade em suas fotografias.

Ele também possui alguns outros ajustes e opções para que as fotos não saiam borradas, que tenham um melhor equilíbrio em suas cores, etc. Clique aqui para baixá-lo no Android.

77. Motion Skills

O Motion Skills é o aplicativo perfeito para quem sempre quiser usar um recurso parecido com o Live Photos do iPhone em um smartphone Android.

Ele já vem uma opção para que você possa gravar vídeos de 3 segundos que são convertidos para GIFs em seguida. O bom é que você também pode compartilhar essas imagens diretamente nas suas redes sociais. Clique aqui para baixá-lo.

78. YouCam Perfect

O YouCam Perfect é ótimo para quem adora tirar selfies. Ele tem diversas opções e recursos específicos para este tipo de fotografia, então ele é mais vantajoso usá-lo se este for o seu foco.

Fora isso, o aplicativo também conta com várias ferramentas para que você edite suas selfies e as deixe ainda mais bonitas. Você pode baixá-lo através deste link.

79. Bright Camera

O Bright Camera é outra boa alternativa e oferece algumas opções bem interessantes para deixar suas fotos mais bonitas. Como tantos outros, ele conta com vários efeitos e filtros que você pode usar nas fotos tiradas.

Além disso, o aplicativo te oferece várias opções de redes sociais para que você possa compartilhar suas selfies imediatamente depois de tirá-las e editá-las. Baixe o app neste link

80. Bacon Camera

O aplicativo Bacon Camera é mais indicado para quem realmente quer ter mais controle das configurações de sua câmera e das fotos que tira com ela.

Ele adiciona diversas opções e recursos que você não encontra facilmente em outros app e que geralmente estão presentes em câmeras semiprofissionais. Clique aqui para baixá-lo.

81. Retrica

o Retrica é um aplicativo de fotografia extremamente popular entre os usuários do Android atualmente. Ele tem uma ótima interface, que é bem intuitiva e ajuda aqueles que não tem tanta experiência com apps dedicados apenas a fotos.

Além disso, o app oferece mais de 100 filtros que podem ser usados em tempo real, timer, criação de colagens e até a possibilidade de colocar marcas d’água. Você pode baixá-lo neste link.

82. Selfie Master

selfie master

O próprio nome deste aplicativo já indica que ele também foi feito especialmente para quem gosta de selfies e quer tirar fotos de melhor qualidade com seu smartphone.

O Selfie Master é bem indicado para quem sofre com aquelas selfies que acabam ficando escuras demais, já que consegue balancear melhor a luminosidade e ainda emite uma luz branca bem forte se for necessário. Você pode baixá-lo através deste link.

83. Tadaa

Um banco de filtros que pode usar para melhorar a qualidade de suas fotos, o Tadaa é um app exclusivo para iPhone. Além de disponibilizar diversos filtros, é possível configurar a intensidade desses filtros, ou seja, deixá-los mais proeminentes ou mais sutis nas suas imagens. Ele também conta com algumas bordas que pode adicionar as imagens e permite criar um login para compartilhar suas imagens, como uma espécie de rede social própria.

aplicativos-de-fotografia-tadaa

84. Superimpose

Esse aplicativo foi criado com o propósito de permitir que coloque diversas fotos em uma só, com uma se impondo sobre a outra. Ideal para quem já é familiar em trabalhar com camadas de imagens – como nos softwares da marca Photoshop -, no Superimpose é possível cobrir partes de uma imagem com outra e usar ferramentas para remover elementos indesejáveis de uma foto. Clique no link para baixar o app, exclusivo para iOS.

85. Magic Hour Lite

Uma das principais dicas para quem está começando a se aventurar pelo mundo da fotografia é que a iluminação natural é o melhor tipo de iluminação. Existem duas partes no dia quando a iluminação natural está no nível ideal para tirar fotos: ao nascer e ao pôr do sol.

Esta é a finalidade do Magic Hour Lite, um app gratuito para iPhone que o notifica quando esse horário chega e dá dicas de como melhor aproveitar a luz do dia. Baixe-o na App Store através do link.

aplicativos-de-fotografia-magichour

86. Photo Lab

Esse aplicativo é ideal para quem gosta de muitas opções para editar suas fotos. O app conta com cerca de 800 efeitos, que incluem filtros, variados tipos de colagens para colocar várias imagens e bordas, entre diversos outros. O editor conta com ferramentas simples para edição, permitindo cortar, redimensionar e modificar a iluminação da foto. Acesse o link para baixá-lo no Android.

87. Lens Distortions

Um dos pontos de destaque sobre o Lens Distortions está nos filtros e efeitos presentes no aplicativo. Embora não conte com a maior quantidade de efeitos em comparação a alguns dos aplicativos de fotografia descritos aqui, esses efeitos são tirados a partir de imagens reais. Por exemplo, o filtro que adiciona luz natural foi criado a partir de fotos da iluminação, ao invés de criados em um editor. O Lens Distortions pode ser baixado no Android ou iPhone.

88. Geló

Apesar do nome estranho, o Geló nada tem a ver com a temperatura da sua cerveja ou com a famosa pomada anestésica. Esse aplicativo é ideal para quem quer adicionar mais cores às suas fotos, já que adiciona uma pintura “a gel” nas imagens, de acordo com a cor que escolher. Após isso, basta editar a intensidade das cores aplicadas e salvar a imagem editada. O aplicativo é exclusivo para iPhone e pode ser baixado no link.

89. Estúdio Fonte

O aplicativo é perfeito para quem trabalha com muito texto em suas fotos e imagens. O Estúdio Fonte traz mais opções de fontes para inserir texto em seu material gráfico, permitindo também incluir filtros e adesivos próprias. O aplicativo se torna um excelente aliado para quem precisa criar Instagram Stories, por exemplo. Clique no link para baixar o Estúdio Fonte em seu Android.

aplicativos-de-fotografia-fonte

90. AfterFocus

Se você utiliza bastante o efeito de desfocar o plano de fundo, o AfterFocus pode ser o app ideal para você. Ele permite selecionar qualquer área da imagem e desfocá-la, dando destaque ao elemento principal de sua fotografia. Você pode escolher as áreas de destaque e as que devem ficar desfocadas. O AfterFocus é um aplicativo exclusivo para iOS.

91. ToolWiz Pro Editor

Um dos aplicativos de fotografia para quem deseja usar ferramentas profissionais para editar suas fotos. O ToolWiz Pro Editor oferece cerca de 200 ferramentas para personalizar suas imagens, entre elas diversos tipos de filtros, ajuste de tons, efeitos de arte e estilos de pintura – semelhante ao que vemos no Prisma. Também é possível trocar faces nas fotos, criar colagens e ajustar a saturação. O aplicativo pode ser usado tanto no iPhone quanto no Android.

92. Sktchy

Exclusivo para iPhone, o Sktchy é um tipo de aplicativo ideal não para fotógrafos, mas sim para quem deseja usá-las para melhorar suas habilidades artísticas. O app traz uma seleção de fotos que podem ser usadas como inspiração para desenhar, além de também funcionar como um tipo de rede social, permitindo trocar dicas de desenho com outros usuários e participar de desafios artísticos para fazer a melhor representação de uma foto através de um desenho, entre outros.

93. Line Camera

Especializado em oferecer uma grande quantidade de adesivos – chamados aqui de selos -, o Line Camera traz mais de 5.000 exemplares diferentes para incluir em suas fotos. Ideal para quem gosta de criar Stories, você também pode criar seus próprios selos e compartilhar as imagens em suas redes sociais. O Line Camera está disponível para Android e iPhone.

94. Cortex Camera

Esse aplicativo é bastante recomendado para quem não possui tripé ou uma lanterna para iluminar suas fotos noturnas. O Cortex Camera permite tirar fotos em ambientes com baixa luminosidade, além de também permitir que misture várias imagens em uma e estabilização eletrônica, o que diminui a necessidade de um tripé.  O Cortex Camera pode ser usado no iOS ou Android.

95. Z Camera

Uma câmera de selfies, a Z Camera traz uma variada seleção de filtros e adesivos para incluir nas suas fotos. Ele também traz um editor de fotos interno com ferramentas simples, além de possibilitar troca de rostos, maquiagem virtual e construção de tatuagens em 3D, entre outros. O app está disponível tanto para Android quanto para iPhone.

96. EyeEm

Lançado em 2011 e podendo ser baixado gratuitamente no iPhone e iPad ou Android, o EyeEm é um dos aplicativos de fotografia que também possui funções comuns às redes sociais, como o VSCO. Esse aplicativo traz cerca de 24 filtros digitais e permite vender suas fotos. O EyeEm também permite marcar outros usuários ou seguidores interessados em comprar uma foto que tenha tirado, entre outras funcionalidades.

aplicativos-de-fotografia-eyeem

97. Selfie Wonder

Assim como o Z Camera, essa câmera de selfies é ideal para corrigir imperfeições em suas imagens, permitindo clarear os dentes e remover espinhas, entre outros. O Selfie Wonder também permite incluir filtros gratuitos e exclusivos do app. O aplicativo é exclusivo para aparelhos Android.

98. Trigraphy

Um aplicativo gratuito para iOS, o Trigraphy segue a linha do Prisma, transformando suas fotos em pinturas artísticas. Além de colocar filtros inspirado no estilo de diversos artistas clássicos, também poderá editar as imagens, ajustando coisas como saturação, texturas e aplicar máscaras nas fotos, entre outros.

99. Camera FV-5

É um dos aplicativos de fotografia com maiores opções de ajustes manuais, sendo ideal para quem já possui certo conhecimento na arte de tirar fotos. Sua única limitação vai de acordo com o modelo do aparelho Android que está usando para tirar suas fotos. Ele permite tirar fotos no formato RAW em aparelhos mais recentes e com maior poder de processamento, entre diversas outras funcionalidades. Clique no link para baixá-lo no Google Play.

100. Afterlight 2

Um dos melhores aplicativos de fotografia para quem costuma tirar suas fotos com o iPhone ou iPad. O Afterlight 2 traz uma série de ferramentas para edição das imagens como bordas, efeitos de luz e ajuste de claridade, contraste e exposição, entre diversos outros. Clique no link para baixar o Afterlight 2 na App Store.

101. Lumio Cam

Fechando nossa lista dos aplicativos de fotografia, temos o Lumio Cam. Exclusivo para Android, o app faz seu telefone ficar mais semelhante a uma câmera fotográfica real, utilizando DSLR para tirar as fotos com seu celular. Outras funcionalidades incluem a possibilidade de gravar vídeos em 4K e tirar selfies em alta resolução. Clique no link para fazer o download.

Leia também no AppTuts:

Gostou desses aplicativos de fotografia?

Aproveitou bem a nossa lista de sugestões para encontrar aplicativos de fotografia interessantes? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo quais são os seus favoritos!

Outras sugestões

Comentar

57 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *