15 Melhores aplicativos de realidade aumentada para Android e iPhone
27 de setembro de 2017
2 Comentários
15 Melhores aplicativos de realidade aumentada para Android e iPhone
15 Melhores aplicativos de realidade aumentada para Android e iPhone

15 Melhores aplicativos de realidade aumentada para Android e iPhone

2 Comentários

As tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual estão se popularizando cada vez mais, graças a jogos como Pokémon Go e a oferta da Samsung, que oferece seu Gear VR na compra do Galaxy S7 ou do Galaxy S8 – confira esse texto com nosso comparativo entre ambas as versões do Gear VR. Mas Pokémon não é o único app com a tecnologia e, se não gosta dos monstros de bolso mas curte a tecnologia, separamos os 15 melhores aplicativos de realidade aumentada para Android e iPhone, que pode começar a ver logo abaixo!

1. Pokémon Go

Não poderíamos começar a lista sem citar Pokémon Go, o aplicativo que popularizou a tecnologia de realidade aumentada. Uma real febre em seu lançamento, o jogo deixou de ser mania, mas ainda é imensamente popular entre os fãs dos monstrinhos.

Com seu smartphone, você poderá andar pelas ruas de sua cidade e encontrar os diversos Pokémon – atualmente, as duas primeiras gerações dos monstros estão habilitadas -, arremessando pokébolas para capturá-los e colocá-los para tomar ginásios de equipes rivais nas famosas batalhas Pokémon. O aplicativo pode ser jogado no iPhone ou Android.

2. Stack AR

Um título já lançado na App Store, o Stack ganhou uma versão em realidade aumentada graças ao ARKit, ferramenta de desenvolvimento de aplicativos que rodam no iOS 11 e uma das 7 principais novidades do macOS High Sierra. A premissa continua a mesma: empilhe blocos sem deixá-los cair.

Quanto mais objetos coloca, mais difícil se torna manter tudo em pé, mas, com a tecnologia, a pilha pode ficar localizada na mesa de sua sala, dando maior imersão ao já viciante game. Clique no link para baixá-lo exclusivamente em seu iPhone.

3. Facebook

Talvez muitos não se deem conta, mas o próprio aplicativo do Facebook conta com funcionalidades usando a tecnologia de realidade aumentada. A principal delas são os filtros e stickers do Facebook Stories, que podem ser aplicados em conjunto com as fotos e vídeos que tira com a câmera do app.

filtros-do-facebook-stories-ranger

O mesmo pode ser dito do Instagram, que também usa a tecnologia na criação das Instagram Stories. Baixe o Facebook em seu Android ou iPhone e veja uma comparação entre seu Stories e os do Instagram acessando esse texto.


4. AR Dragon

Quem já brincou com as saudosos Tamagotchi terão aqui uma grande evolução na fórmula. O AR Dragon é um dos melhores aplicativos de realidade aumentada por evoluir o esquisito – porém querido – bichinho em um dragão tridimensional e que pode ser visto em sua sala.

Um simulador de bicho de estimação, o usuário deverá cuidar do dragãozinho, alimentando-o e vendo crescer, como se fosse a própria Daenerys de Game of Thrones. Baixe o AR Dragon na App Store.

5. Tradutor Google

O tradutor Google assume sua hegemonia como o melhor tradutor da internet e ele também conta com uma incrivelmente útil funcionalidade com realidade aumentada. Através da câmera de seu smartphone, poderá apontar para placas, papeis ou menus de restaurante em um idioma.

Ao ler os dizeres, o aplicativo traduz o que está escrito para seu idioma de escolha, facilitando caso esteja fazendo uma viagem internacional, como para a Disney. O Tradutor Google pode ser baixado no Android ou no iPhone.

aplicativos-de-realidade-aumentada-tradutor

6. Zombie Gunship Revenant AR

Apesar do nome aparentemente interminável, Zombie Gunship Revenant AR é um game perfeito para quem gosta de encarar hordas de zumbis. Um dos games mais difíceis usando a tecnologia, você deve comandar um helicóptero de batalha, atirando contra as diversas (e desafiadoras!) monstruosidades que o título joga em seu caminho. Clique no link para baixá-lo em seu iPhone e conheça outros 16 incríveis jogos de zumbi para seu iPhone ou iPad.

7. Inkhunter

Uma das melhores possibilidades que a tecnologia de realidade aumentada traz pode ser vista através desse app. O Inkhunter permite aos seus usuários testar designs de tatuagem usando a câmera do smartphone. Através do aplicativo, você envia o design da tatuagem e desenha em seu corpo onde sua tatuagem ficará. Em seguida, mira a câmera no desenho e o design substituirá as linhas, mostrando como fica a tatuagem. Baixe o Inkhunter no Android ou em seu iPhone.

8. AR Drone Commander Lite

Todos concordamos que drones são incríveis, porém muito caros. Porém, um dos aplicativos de realidade aumentada de nossa lista pode matar sua vontade de ter um drone próprio – ou, ao menos, um virtual.

O AR Drone Commander Lite permite se tornar piloto de um drone de guerra e, assim que ligá-lo, ele criará uma base militar virtual, que deverá destruir usando seu novo “brinquedo”. Clique no link e baixe o game para iPhone.

9. Quiver

Assim como o AR Drone Commander funciona como um drone virtual, o Quiver digitaliza e mostra suas obras em ambiente virtual. Os livros podem ser baixados no site do aplicativo e impressos. Após coloridos, pode usar a câmera do seu smartphone e o app para ver suas obras criarem vida bem na sua frente.

É possível interagir com os personagens e alguns deles contam com minigames que podem ser jogados, por exemplo. O Quiver está disponível para dispositivos Android e também no iPhone.

aplicativos-de-realidade-aumentada-quiver

10. YuME: Alice’s Dream

Um game perfeito para quem gosta de jogos de quebra-cabeça. YuME: Alice’s Dream é um título que usa realidade aumentada para apresentar seus desafios, enquanto busca revelar a história da protagonista Alice. Para isso, você deverá interagir com os elementos do mundo de fantasia que se abrirá em seu quarto. Clique no link para baixar o game em seu iPhone.

aplicativos-de-realidade-aumentada-yume

11. Sky Map

Um dos melhores aplicativos de realidade aumentada para quem gosta de observar as estrelas. Desenvolvido pela própria Google, o Sky Map é um dos primeiros apps para Android a usar a tecnologia. O app transforma o céu em um mapa estelar, mostrando quais são as estrelas que estão no céu naquele momento. O app é exclusivo para Android e pode ser baixado na Google Play.

12. Kings of Pool

Jogos de sinuca são clássicos em dispositivos móveis, principalmente pelo uso da tela de toque, dando uma experiência mais realista. A tecnologia de realidade aumentada aumenta ainda mais essa imersão, como pode ser visto em Kings of Pool.

Ao invés da mesa estar na tela, ela pode ser colocada virtualmente em qualquer cômodo, permitindo inclusive que aumente ou diminua o tamanho da mesa, de acordo com a necessidade ou o espaço disponível. Baixe o Kings of Pool no seu iPhone ou Android.

13. Wikitude

O Wikitude é o único navegador web que usa a tecnologia. Logo, com certeza não poderia ficar de fora da nossa lista dos melhores aplicativos de realidade aumentada. Sua proposta curiosa facilita bastante a vida na hora de esclarecer uma dúvida sobre algo que está vendo ou lendo.

aplicativos-de-realidade-aumentada-wikitude

Usando a câmera do app, você pode escanear uma revista ou imagem no mundo real e ele fará uma pesquisa na web sobre o que estiver investigando. Logo em seguida ele acessará um buscador e mostrará os resultados, sem que precise digitar nada na barra de endereços. O Wikitude pode ser baixado tanto no Android quanto no iPhone.

14. Flat Pack

Um jogo previamente lançado para o iPhone, Flat Pack ganhou um modo em RA que muda sua forma de jogar. Originalmente, o jogo de plataforma misturava elementos 2D e 3D, obrigando o jogador a usar um botão para trocar as perspectivas quando necessário.

Usando realidade aumentada, agora você deverá interagir diretamente com o cenário, ao observar o cenário em cima de um cômodo, por exemplo. Flat Pack está disponível para Android e iPhone.

15. WallaMe

Outro dos aplicativos de realidade aumentada com uma proposta única e impossível de replicar em outra tecnologia. O aplicativo permite deixar mensagens escondidas em qualquer ponto do mundo. Quaisquer outros usuários que também usem o WallaMe poderão encontrar a mensagem caso estejam usando o app no mesmo local onde deixou a mensagem.

Isso significa que poderá deixar mensagens privadas para alguém em especial, mas em um local público sem que ninguém possa ver. Baixe o WallaMe em seu Android ou iPhone e conheça também esses outros aplicativos de mensagens grátis para Android.

aplicativos-de-realidade-aumentada-wallame

Leia também:

Quais aplicativos de realidade aumentada já experimentou?

A tecnologia já foi bem além de Pokémon Go e os aplicativos de realidade aumentada já possuem diversas aplicações fora dos jogos. Quais destes jogos e apps mais conquistou seu interesse? Conhece algum que gostaria de nos recomendar? Comente conosco nos comentários logo abaixo!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. André, adphotovideo | Fotógrafo de 15 anos em Fortaleza-CE 13 de março de 2019 14:00

    já usei um da HP que permite transformar os video que produzo em realidade aumentada para os clientes consegui ver as fotos do album como aquele jornal do Harry Porter, kkkk é muito legal

    o nome do aplicativo é HP reveal

Voltar ao topo