20 melhores aplicativos de segurança para iPhone e Android
16 de março de 2018
Nenhum Comentário
20 melhores aplicativos de segurança para iPhone e Android
20 melhores aplicativos de segurança para iPhone e Android

20 melhores aplicativos de segurança para iPhone e Android

Nenhum Comentário

Jogos, aplicativos de produtividade e mensageiros são os campeões de download nos smartphones da maioria dos usuários. Porém, vale considerar que um iPhone ou Android é equivalente a um computador atualmente, contando com informações e dados sensíveis que podem prejudicar o usuário caso alguém os roube. Por isso, vale investir um pouco do armazenamento de seu smartphone em aplicativos de segurança ou apps de gerenciamento de senhas. Confira 20 das melhores opções abaixo que pode começar a utilizar desde já, mas lembre-se também de aprender como desativar a instalação de apps externos no Android!

Leia também no AppTuts: 7 dicas para usar o Facebook com segurança

1. Applock

Uma das melhores soluções para restringir o acesso de terceiros a certos aplicativos. O Applock permite criar um código PIN para cada aplicativo em seu smartphone, necessitando que essa senha seja quebrada para acessá-lo.

aplicativos-de-seguranca-applock

É uma opção interessante para evitar que crianças acessem jogos violentos no seu celular ou proteger as informações contidas em um aplicativo de armazenamento em nuvem. O Applock é gratuito com anúncios no app e está disponível para Android.

2. Find My iPhone

Um aplicativo para o iPhone, Mac e iPad, o Find My iPhone é um serviço de rastreamento e acesso remoto ao seu aparelho. Ele pode ser usado tanto para localizar seu smartphone perdido ou apagar todas suas informações remotamente, bastante útil no caso de ter seu celular roubado, como indicamos nesse artigo.

3. Localizar o meu dispositivo (Google)

O gerenciador de dispositivos do Google mudou de nome e passou a apresentar uma solução mais semelhante ao que vemos no Find my iPhone. O Localizar o meu dispositivo é um app feito pela própria Google para ajudar a rastrear, bloquear ou apagar os dados de se Android remotamente. Seu funcionamento é semelhante ao que vemos no app da Apple. Clique no link para baixá-lo no seu aparelho.

aplicativos-de-seguranca-localizar

4. 1Password

O 1Password é ideal para quem tem problemas para salvar senhas em diferentes serviços. O 1Password permite gerar senhas aleatórias para esses serviços e as armazena para que faça login automático, necessitando apenas que crie uma senha mestra para acessar o app.

Ou seja, ele troca a necessidade de memorizar várias senhas para que tenha de se lembrar de apenas uma, que dará acesso a todos seus serviços. O 1Password está disponível tanto para Android quanto para o iPhone.

5. Dashlane

Outro serviço cujo objetivo é tirar o fardo mental de memorizar múltiplas senhas. Porém, diferente do 1Password, o Dashlane não utiliza necessariamente uma senha mestra, mas troca essa senha pelas suas digitais, utilizando o TouchID do iPhone ou o reconhecedor biométrico em aparelhos Android que ofereçam suporte à funcionalidade.

Ele também permite o uso em diversos aparelhos, mas cobra por isso. A versão gratuita permite apenas o uso do Dashlane em um aparelho. Clique no link para baixá-lo no iPhone ou faça o download no Android.

6. DuckDuckGo

Um browser mobile ideal para quem quer navegar com privacidade. O DuckDuckGo também conta com um motor de busca que não registra seu histórico de buscas, ou seja, o que procurar pelo DuckDuckGo não aparecerá como anúncio no Facebook por exemplo. Porém, ele ainda conta com anúncios próprios, mostrados apenas na visualização do aplicativo.

aplicativos-de-seguranca-duckduckgo

Fora esse detalhe, o DuckDuckGo funciona como qualquer outro navegador mobile. Também exige maiores medidas de proteção aos sites para que apareçam em suas buscas, ou seja, os sites mostrados em uma busca no navegador normalmente são mais seguros do que os procurados no Google, por exemplo. O DuckDuckGo pode ser baixado pela Google Play ou na App Store.

Dica: Conheça outros navegadores seguros para usar no seu Android com mais tranquilidade!

7. Avira

Um dos aplicativos de segurança disponíveis no Android ou no iPhone que serve um propósito mais generalizado. Ele reúne funcionalidades como a do Find My iPhone, mas também detecta possíveis tentativas de ataque aos dados do seu smartphone, além de otimizar a performance da bateria e memória do telefone. O Avira também pode detectar se um email seu vazou e permite rastrear e localizar seu celular perdido.

8. Signal

Um mensageiro que também pode ser considerado como um dos aplicativos de segurança dessa lista. Mantido por uma organização sem fins lucrativos e que sobrevive de doações – ou seja, não vende suas informações para anúncios -, o Signal permite trocar mensagens e arquivos com os seus contatos, mas protege essas conversas através de criptografia.

Ele também permite a realização de chamadas por voz e conversas em grupo, mas os dados e arquivos trocados pelo aplicativo não ficam armazenados em servidores. O Signal está disponível para o iPhone e Android.

9. Don’t Touch This

Esse app de privacidade funciona como um arquivo secreto dentro do seu smartphone, permitindo que salve fotos, vídeos e documentos que não deseja que sejam acessados por terceiros. Você pode usar o Don’t Touch This para criar pastas secretas, que também podem ser protegidas por senhas numéricas ou combinações de linhas, entre outras.

aplicativos-de-seguranca-donttouch

O Don’t Touch This é uma boa solução para proteger seus arquivos no iPhone, embora seja pago. Clique no link para saber mais sobre o aplicativo na App Store.

10. Lookout

Outro dos aplicativos de segurança com funções mais gerais, o Lookout é um antivírus disponível para Android e iPhone. Ele permite rastrear seu telefone, bloqueia ataques que podem ser conduzidos através de conexões Wi-Fi públicas, fazer backup de seus dados, além de alertar quando algum app está desatualizado, entre outros.

11. Duo Mobile

Um serviço que permite adicionar um autenticador de duas etapas – como a vista no WhatsApp – à serviços e aplicativos que não contam com a função nativamente. Ou seja, caso prefira acessar uma rede social com autenticação em duas etapas, pode usar o Duo Mobile para criar esse tipo de acesso seguro, evitando que terceiros a acessem remotamente. O Duo Mobile pode ser baixado pela Google Play ou App Store.

12. Firefox Focus

Uma versão alternativa do Firefox voltada à navegação privada. De maneira semelhante ao DuckDuckGo, ele permite que navegue sempre em “modo privado”, ou seja, ele não rastreia seu histórico para mostrar anúncios, apaga atividade de rastreadores web e não mantém um histórico de navegação por muito tempo. O Firefox Focus é gratuito e pode ser instalado no Android ou no iPhone.

13. Wickr

Outro mensageiro privado, o Wickr também é um mensageiro criptografado, que protege suas conversas em texto ou voz, tornando mais seguro lidar com informações sensíveis. Assim como no Signal, o Wickr também permite a criação de chats em grupo, além de não ser necessário fornecer seu email ou número de telefone para se registrar no serviço.

O Wickr permite que registre em quanto tempo as mensagens são apagadas e os metadados também não ficam armazenados em servidores externos. Baixe o Wickr na Google Play do Android ou AppStore do iPhone e iPad.

aplicativos-de-seguranca-wickr

14. Proton Mail

Diferente do Signal e do Wrick, o Proton Mail é um dos poucos aplicativos de segurança focados exclusivamente nos emails. O app também traz criptografia para proteger o envio e recebimento das mensagens enviadas por email, dificultando sua interceptação por terceiros.

O armazenamento de seus emails também é criptografado, significando que nem mesmo a equipe do Proton Mail tem acesso às suas mensagens. Vale notar que ele também é totalmente gratuito e pode ser usado tanto no iPhone quanto no Android.

15. Kaspersky Safe Kids

Um dos melhores aplicativos de segurança dedicados ao controle parental. Ou seja, sua especialidade é proteger as crianças de conteúdos impróprios no celular. O Kaspersky Safe Kids conta com versão paga e gratuita, trazendo bloqueio de sites inadequados, busca segura e que crie uma lista de sites bloqueados para os pequenos.

A versão paga traz mais atividades de monitoramento, permitindo saber a localização das crianças e monitorar sua atividade na internet através de relatórios. Também não é um app fácil de ser deletado pelos pequenos. O Kaspersky Safe Kids pode ser baixado na Google Play ou App Store.

16. Glasswire

Um dos aplicativos de segurança voltados ao monitoramento interno do seu aparelho. O Glasswire mostra relatórios do uso de dados do seu celular, revelando quais aplicativos estão sugando mais internet do seu telefone. Dessa maneira, você pode descobrir se algum aplicativo que não deveria sugar tantos dados pode estar sendo usado para atividades escusas. Clique no link para baixar o Glasswire para seu Android.

17. LastPass

O principal concorrente do 1Password entre os aplicativos de segurança que permitem armazenar senhas. Com funcionalidades semelhantes ao concorrente, o LastPass permite a criação de uma senha-mestra para que faça login automático em seus serviços favoritos. Ele também permite gerar senhas próprios e é gratuito, com uma versão paga que custa um dólar. O LastPass também está disponível no Android ou iPhone.

18. NoteLock

Um dos aplicativos de segurança com propósito mais específico. O NoteLock serve unicamente para proteger suas anotações ou registros em um diário, caso haja um. Além de ser possível guardar o que escreveu através de senhas ou combinações, o NoteLock conta com uma funcionalidade chamada “modo isca”, no qual ele entrega anotações automáticas criadas pelo próprio app como se fossem as suas, protegendo o conteúdo real. Acesse o link para baixá-lo no iPhone ou iPad.

19. NordVPN

Esse aplicativo é ideal para burlar restrições impostas por internet local – como um serviço que não está disponível no seu país. O NordVPN é um dos melhores na área, permitindo que mascare seu acesso como se tivesse vindo de um dos 60 países diferentes oferecidos pelo app.

Também é possível bloquear anúncios e protege seu celular quando estiver conectado a um Wi-Fi público, dificultando tentativas de hackers. O NordVPN é um aplicativo por assinatura, mas oferece 7 dias gratuitos para teste. O aplicativo pode ser usado tanto no iPhone quanto no Android.

20. Resilio Sync

Um app que deve ser usado em conjunto com o computador. Em seu desktop ou notebook, o Resilio Sunc cria uma espécie de “servidor na nuvem”, mas que só pode ser acessado localmente e fica realmente armazenado no seu computador. No celular, você abre o aplicativo e sincroniza seus arquivos entre ambos os aparelhos.

A diferença para um serviço de armazenamento em nuvem comum é que você sabe onde seus arquivos estão fisicamente armazenados. O Resilio Sync pode ser usado tanto no PC quanto no Mac, assim como conta com versões para Android e iPhone.

Leia mais sobre segurança digital e dispositivos mobile no AppTuts!

Quais aplicativos de segurança usa em seu smartphone?

Agora que indicamos uma série de apps que pode usar para lembrar e proteger suas senhas, dar acesso restrito e seguro ou para navegar tranquilamente sem anúncios, chegou a sua vez de fazer indicações? Quais aplicativos de segurança utiliza e indica em seu Android ou iPhone?

Comente conosco e melhore a segurança do seu computador aprendendo como desativar a localização de GPS do PC com Windows!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo