20 aplicativos essenciais para Android
Nenhum Comentário
20 aplicativos essenciais para Android
20 aplicativos essenciais para Android

20 aplicativos essenciais para Android

Nenhum Comentário

A maior pergunta que vem a tona quando adquire um novo celular ou tablet é quais apps instalar no aparelho. Eventualmente lotamos esses dispositivos com jogos, apps engraçadinhos e diversos outros, mas nenhum deles chega a ser realmente essencial, mesmo que utilize bastante. Pensando em responder essa questão, compilamos uma lista com 20 aplicativos essenciais para Android. A lista engloba, em sua maioria, utilitários que desempenharão algum papel em sua rotina, seja no cumprimento de tarefas, na organização ou transporte, entre outros. Confira abaixo e não esqueça de deixar um comentário com suas recomendações!

Dica: Confira também nossa lista com os 10 melhores apps para ver filmes e séries no Android!

1. Alarm Clock da AVG

Não perder compromissos é essencial. Seja escola, trabalho, faculdade ou até mesmo uma festinha, o primeiro dos aplicativos essenciais para Android teria de obrigatoriamente ser um despertador. Com simples funcionamento e funções que evitam o uso ininterrupto da função soneca, o Alarm Clock da AVG é um app gratuito que cumpre bem sua função de acompanhar a passagem do tempo. Além disso, também possui contador regressivo e cronômetro. Clique no link para baixá-lo.

aplicativos-essenciais-para-android-despertador

2. Todoist

Um dos aplicativos essenciais para Android, especialmente para pessoas que usam o celular para organizar seu dia. Um app dedicado a montar listas de tarefas, seu funcionamento é simples e ágil, não exigindo que perca muito tempo para criar e agendar as tarefas que precisa fazer. É um dos poucos apps a contar com reagendamento sugerido por inteligência artificial. Saiba mais acessando sua página na Play Store.

3. Trello

Se as listas de tarefas não são exatamente a melhor opção para organizar o seu dia e prefere um sistema diferente, o Trello pode ser uma alternativa mais viável. Com um sistema baseado na criação de cartões, é possível criá-los com uma de suas metas e, dentro dele, colocar todo tipo de anotação e passos para concluí-la.

Uma das vantagens do Trello é sua interface amigável para uso por equipes, permitindo marcar cartões de acordo com importância ou urgência, assim como também delegar tarefas a pessoas envolvidas em um objetivo. Acesse o link para conferir mais do aplicativo.

4. Spotify

Ok, não é possível dizer que, entre os aplicativos essenciais para Android, o Spotify seja um utilitário. Porém, o serviço de reprodução de músicas por streaming é uma das melhores opções para ouvir música sem ocupar todo o espaço em disco com músicas. Mesmo que não seja assinante premium, ainda é possível usar uma conta gratuita para ter acesso ao acervo, apesar das ocasionais – e irritantes – propagandas entre as canções. Clique no link para baixar o Spotify.


5. VLC

Enquanto o Spotify é um serviço para reprodução de músicas, o VLC é um tocador de mídia. Ou seja, o conteúdo tocado deverá estar armazenado em seu Android. Porém, o app é o que possui maior compatibilidade com quase todo tipo de formato para música ou vídeo. O aplicativo é uma versão mobile do VLC para computadores e é tão bom quanto o original. O VLC está disponível para download na Google Play Store.

aplicativos-essenciais-para-android-vlc

6. VAH

Um app ligeiramente desconhecido, mas que se tornou essencial na rotina. O VAH é um comparador de preços para serviços de transporte por aplicativo, como a 99, Uber e quaisquer outros aplicativos de transporte que tiver instalado em seu smartphone.

Basta colocar sua origem e destino e o app mostrará uma lista com os preços de cada aplicativo e suas modalidades, inclusive descontos temporários. Conheça mais sobre o VAH em nossa review e clique no link para baixá-lo da Google Play Store.

7. Uber

Aproveitando que mencionamos apps de transporte, o ideal é que tenha ao menos um para ser usado em emergências, caso não tenha o costume de utilizá-lo em sua rotina. Dentre as opções disponíveis, recomendamos o Uber, que normalmente apresenta tarifas mais baratas e melhores condições de serviço. É possível chamá-lo através do Google Maps e seu download pode ser feito acessando o link. Mas cuidado com a tarifa dinâmica!

8. Moovit

Se utiliza mais o transporte público em sua rotina, então o Moovit é um dos aplicativos essenciais para Android que precisa instalar. Disponível em diversas cidades, o app mostra o itinerário das linhas de ônibus, trem e metrô, com as respectivas estimativas de horário para chegada.

O Moovit faz acompanhamento dessas linhas em tempo real, permitindo ao usuário se planejar melhor. Clique no link para acessar o Moovit e conhecer mais sobre o app.

aplicativos-essenciais-para-android-moovit

9. ColorNote

Um dos que menos ocupa espaço entre os aplicativos essenciais para Android que mostramos nessa lista. O ColorNote tem o funcionamento tão simples quanto escrever em um post-it e adesivá-lo em algum lugar. Porém, não é necessário deixar tudo grudado de cola e papeis por todos os lados ao fazer e acessar suas anotações e listas. Para fãs do post-it clássico, o ColorNote vem em fundo amarelo. Baixe o ColorNote na Play Store.

10. LastPass

Tem problemas em guardar suas senhas? Então o LastPass é um dos apps que precisa ter em seu telefone. Através de uma senha-mestra, é possível acessar senhas para todo tipo de serviço que utilize, como as de suas redes sociais, emails ou logins em lojas, entre outros.

O LastPass também conta com um gerador de senhas, para quem não consegue usar a criatividade para inventar suas próprias. Clique no link para fazer download do LastPass.

11. CCleaner

Indispensável para evitar que o seu Android acumule lixo digital que restou de instalações e desinstalações feitas ao longo da vida do aparelho. O CCleaner analisa os dispositivos de armazenamento – tanto o interno quanto quaisquer cartões SD conectados ao dispositivo – e revela o quanto de arquivos corrompidos, obsoletos ou desnecessários estão no seu dispositivo. Ao toque de um botão, é possível limpar todo esse lixo, melhorando a performance de seu celular ou tablet. O aplicativo pode ser baixado na loja de apps do Google.

12. Greenify

Um tipo de app que precisa figurar em sua lista de aplicativos essenciais para Android é um gerenciador de bateria. Embora o sistema já faça isso de maneira nativa, ou seja, sem precisar de um app, o Greenify melhora esse controle. Ele identifica aplicativos que estão consumindo muita memória e, consequentemente, a bateria do aparelho, deixando-o mais lento e forçando sua parada.

aplicativos-essenciais-para-android-greenify

Isso significa que, além de oferecer um método de prolongamento da sua bateria, o Greenify ainda evita que encontre lentidão no uso de apps, principalmente nos jogos. Conheça mais sobre o Greenify através do link.

13. AirDroid

É possível usar o cabo USB de seu carregador para conectar seu Android ao computador, mas até mesmo esse tipo de conexão é limitada. O AirDroid é um app que permite acessar seu telefone a partir de um computador sem a necessidade de usar fios para isso. Através dele é possível organizar transferência de fotos, arquivos e vídeos, entre vários outros. Também é possível acessar e controlar o telefone ou exibir a tela do aparelho em seu monitor. Clique no link e saiba todas as funções que o AirDroid oferece para seus usuários.

14. WhatsApp

Dispensa apresentações, já que dificilmente não ouviu falar de um tal de “zap-zap”. O mensageiro mais popular do mundo e também o mais baixado, o app permite trocar mensagens de texto, criação de grupos e envio de fotos, vídeos, localização e arquivos.

Recentemente, incluiu uma função similar ao Snapchat chamada WhatsApp Status – saiba como criar as suas! – e passou a permitir fazer menções a indivíduos em conversas por grupo, entre outras atualizações. Baixe o WhatsApp no Google Play.

15. Messenger

Chegando no segundo lugar, tanto como mensageiro quanto aplicativo mais baixado, o Facebook Messenger também é um dos aplicativos essenciais para Android. Porém este é voltado apenas para quem possui uma conta no Facebook. Seu funcionamento é similar ao WhatsApp, embora conte com mais opções de emojis e stickers e seja usado para conversar com seus contatos na rede social, ao invés de usar seu número de telefone para isso. Também conta com função Stories e pode ser baixado através do link.

aplicativos-essenciais-para-android-messenger

16. PicsArt Photo Studio

Se editar imagens é a sua praia, o PicsArt Photo Studio é um dos aplicativos essenciais para Android que precisa baixar. O aplicativo é uma espécie de Instagram melhorado, oferecendo um número maior de filtros e melhores ferramentas para edição das fotos tiradas em seu celular. Assim como a rede social, também conta com uma comunidade própria onde poderá publicar suas edições. Clique no link para conhecer o app.

17. Magisto

Enquanto o PicsArt é ideal para edição de imagens, o Magisto é uma boa opção para edição de vídeos criados pelo smartphone ou tablet. Embora também permita editar imagens, recomendamos mais o PicsArt e deixamos os vídeos para esse app.

Entre suas funções, podemos destacar a possibilidade de adicionar efeitos e gravar nos mais variados estilos, seja um mais cinematográfico ou pessoal. O aplicativo usa inteligência artificial para encontrar suas melhores fotos e vídeos para criar um filme automaticamente, além de contar com reconhecimento facial, identificando melhor e evitando criar aberrações ao misturar esses elementos. Acesse o link para saber mais sobre o Magisto.

18. Feedly

Se é um consumidor ávido por conteúdo, o Feedly é a melhor escolha para você. O app organiza seus sites favoritos por assunto, dispondo suas publicações recentes, permitindo acompanhar as notícias à medida que elas são publicadas nos jornais distribuídos pela web. Clique no link para baixar e começar a usar o Feedly.

19. Pocket

Um dos aplicativos essenciais para Android especialmente se já tiver o Feedly instalado. Enquanto o anterior busca as informações mais recentes da web, o Pocket permite salvar seus links para lê-los em seu tempo livre. Basta copiar e colar o link do texto, podcast ou vídeo para o aplicativo e ele será incluso na lista, permitindo também adicionar etiquetas a eles, organizando-os da maneira que preferir. Baixe o Pocket na Play Store.

20. Opera

Se o Google Chrome não o atende bem, o Opera é a melhor alternativa para seu smartphone ou tablet. A versão de um dos melhores navegadores web que existe – e explico os motivos pelos quais ele é meu favorito nesse texto! – também pode ser usada em dispositivos mobile.

O Opera possui um feed de notícias integrado e é uma opção mais leve que o navegador nativo do Android. Entre outras funções, podemos citar o modo economia de dados, a compressão de vídeos para que não consumam tanta internet e um bloqueador de anúncios nativos. Conheça mais do Opera na Google Play Store.

Veja também:

Quais são os aplicativos essenciais para Android para você?

Após nossas recomendações, chegou a sua vez de nos dizer: quais apps consideram imprescindíveis para seu smartphone e tablet? Gostou de alguma das nossas sugestões? Comente conosco e veja também alguns dos melhores apps para bloquear anúncios no Android!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo