15 aplicativos para gerenciar arquivos no Android
16 de abril de 2018
Um Comentário
15 aplicativos para gerenciar arquivos no Android
15 aplicativos para gerenciar arquivos no Android

15 aplicativos para gerenciar arquivos no Android

Um Comentário

Embora alguns modelos de smartphones Android tenham um tipo de gerenciador de arquivos, a maioria não oferece qualquer maneira de navegar entre os apps e outros dados do aparelho. A boa notícia é que a Google Play Store está repleta de aplicativos que te ajudam a gerenciar arquivos no seu Android com bastante facilidade. Caso esteja em dúvida sobre qual app usar no seu aparelho, basta conferir a nossa lista abaixo para conhecer algumas das melhores opções disponíveis atualmente.

Leia também: 6 aplicativos para baixar músicas no Android

1. File Manager HD

file manager HD android

O File Manager HD é bem popular entre os usuários de dispositivos Android, especialmente por oferecer uma experiência simples e completa para quem quer ter acesso a seus arquivos sem muita complicação ou configurações para se ajustar.

O bacana é que ele é muito útil para encontrar arquivos recentes, já que mostra todos eles assim que você inicia o aplicativo. A interface é bem bonita e explicativa, sendo bem prática para o uso cotidiano. Você pode baixar o app através deste link.

2. Easy File Manager

Já o Easy File Manager é um dos mais eficientes para quem quer realmente organizar seus arquivos, em vez de apenas acessar suas pastas quando necessário. Ele mostra dados detalhados sobre o armazenamento de seu dispositivo Android e que tipos de arquivos podem ser encontrados nele.

Isso facilita muito a limpeza de arquivos duplicados e corrompidos, já que o próprio aplicativo aponta onde eles podem estar. Desta forma, este app é mais recomendado para quem quer uma experiência mais avançada e completa com seu gerenciador. Ele pode ser baixado através deste link.

Veja também: 14 melhores aplicativos de produtividade no Android


3. Material Manager

Depois que o Google adotou o visual Material Design no Android, diversos aplicativos decidiram deixar o visual parecido para combinar ainda mais com o sistema operacional, como é o caso do Material Manager. A interface é colorida, bonita, minimalista e simples de entender, algo perfeito para um gerenciador de arquivos.

É possível acessar suas pastas e arquivos por um menu lateral, além do app oferecer uma barra de pesquisa para você encontrar coisas mais específicas. O bacana é que ele também permite que visualize uma miniatura ou prévia de seus arquivos (parecido como acontece nos computadores). Além disso, é possível descompactar arquivos sem a necessidade de um outro aplicativo só para isso. O Material Manager pode ser baixado aqui.

4. AntTek Explorer

O AntTek Explorer não é tão amigável com usuários inexperientes quantos outros aplicativos de nossa lista, já que sua interface não é muito intuitiva ou particularmente bonita. Mesmo assim, ele vale ser mencionado aqui especialmente porque é uma excelente alternativa para quem está acostumado com gerenciadores de arquivos.

Ele oferece uma experiência bem completa e organizada no geral, sendo até bem parecido com algo que você veria em um computador. É claro que isso talvez não seja o ideal para dispositivos mobile, mas sabemos que muitos usuários podem preferir este tipo de app. O AntTek Explorer pode ser baixado neste link.

5. ES File Explorer

ES File Explorer

Sem dúvidas, o ES File Explorer é um dos melhores gerenciadores de arquivos que você poderia encontrar para um dispositivo Android. Sua interface é bonita e descomplicada, oferecendo atalhos para visualizar diferentes tipos de arquivos de mídia logo na tela inicial.

É claro que se quiser, você também pode fazer pesquisas mais detalhadas ou simplesmente acessar suas pastas livremente. Atualmente, este é um dos aplicativos de gerenciamento de arquivos mais populares do Android e pode ser baixado através deste link.

6. File Manager & Cloud Browser

Outro aplicativo bem completo e fácil de usar é o File Manager & Cloud Browser, que além da visualização padrão de arquivos, também permite que você faça uma busca bem detalhada com diversos filtros de pesquisa para encontrar os documentos que quiser.

Assim como o MK Explorer, este aplicativo permite que você acesse e explore pastas e arquivos de serviços de nuvem, como o Dropbox, OneDrive e Google Drive. É até possível transferir seus arquivos do smartphone ou tablet para um destes serviços online, o que é realmente muito útil. Clique aqui para baixar o File Manager & Cloud Browser.

7. Root Browser

Se você fez root em seu dispositivo Android, talvez queira uma experiência diferente e mais avançada quando se trata de um gerenciador de arquivos. Neste caso, nossa maior recomendação é o Root Browser, que além de funcionar normalmente como qualquer outro app desta categoria, também permite que você mude permissões de apps e outros tipo de arquivos.

É claro que sempre recomendamos cautela em assuntos assim, especialmente se você não tiver muita experiência com isso. Mas se tiver uma boa noção do que estiver fazendo e quiser algo além do usual, esta é com certeza sua melhor alternativa. O Root Browser pode ser baixado aqui.

8. MK Explorer

O MK Explorer também é bem simples de usar e conta com uma interface bem moderna e intuitiva de se usar, o que deve facilitar a experiência de quem não costuma mexer muito com arquivos internos do Android. O bacana é que ele permite que se acesse as pastas de cartões SD e de suas contas em serviços em nuvem, um ótimo diferencial.

Além de explorar seus arquivos, você também pode criar novas pastas em qualquer lugar do sistema, já que o MK Explorer oferece bastante liberdade e opções. Se você tiver feito o root em seu smartphone ou tablet, é possível fazer ainda mais, mas é sempre bom ser cauteloso para não apagar nada importante sem querer. O app pode ser baixado neste link.

9. Amaze File Manager

O Amaze File Manager é um aplicativo mais recente que a maioria e foca em uma experiência bem mais leve e fácil para os usuários. Seu principal foco é apenas gerenciar os arquivo do Android rapidamente e sem tantas opções avançadas.

Sua interface é baseada no Material Design do Google, ele possui suporte para aparelhos com root e funciona muito bem em smartphones mais limitados. Você pode baixá-lo neste link.

10. File Commander

gerenciadores de arquivos para Android

Nossa última recomendação é uma das mais simples, o que é ótimo para os usuários que precisam de um app prático. Ainda assim, o File Commander é bem completo e possui todas as funções que você precisará para gerenciar arquivos no Android.

Sua interface é bem básica e agradável de usar, mostrando todas as suas pastas e miniaturas de seus diferentes tipos de arquivos. Ele também pode mostrar detalhes sobre o armazenamento interno de seu smartphone ou tablet, o que acaba sendo útil na hora de administrar seu espaço disponível. O app pode ser baixado neste link.

11. Asus File Manager

O Asus File Manager é um ótimo app para gerenciar arquivos, mesmo que você não tenha um smartphone fabricado pela Asus. Ele é compatível com a maioria dos dispositivos atuais e tem uma ótima interface.

Fora isso, ele conta com alguns ótimos recursos, incluindo o suporte para armazenamento na nuvem e compressão de arquivos. Ele é totalmente gratuito e pode ser baixado neste link.

12. File Manager

Apesar do nome extremamente simples, o File Manager é um app de ótima qualidade e que oferece tudo o que você precisa para gerenciar arquivos no Android.

Ele é bem leve, conta com suporte para arquivos armazenos na nuvem e torna a navegação entre apps, vídeos e músicas bem mais simples. Você pode baixá-lo de graça neste link.

13. Root Explorer

O Root Explorer é especialmente recomendado para quem tem um aparelho com root e precisa de um gerenciador de arquivos mais avançado para suas necessidades.

O bom deste aplicativo é que ele tem uma interface bem moderna, recebe atualizações com frequência e conta com diversas opções. Ele pode ser baixado de graça através deste link.

14. Solid Explorer

O Solid Explorer é um app bem popular entre os usuários de Android, especialmente por oferecer opção tão completas. Ele tem suporte para arquivos armazenados na nuvem, acesso a aparelhos com root, compressão de arquivos e muito mais.

Você também pode usá-lo para gerenciar arquivos diretamente no Chromecast, o que é uma excelente vantagem. Ele não é de graça, mas vale a pena para quem quer algo avançado. Clique aqui para baixá-lo.

15. Tetra Filer

O Tetra Filer é outro aplicativo recente muito bem recomendado pelos usuários do Android. Ele é bem leve e também foca em uma experiência mais rápida e prática.

Apesar de não ter tantos recursos avançados, é possível realizar compressão de arquivos, marcar partes do cartão SD para uso rápido e mudar a interface do app. Você pode conferir o Tetra Filer neste link.

Gostou dos apps para gerenciar arquivos?

Deu para aproveitar as nossas sugestões para conhecer bons aplicativos para gerenciar arquivos no seu Android? Não esqueça de deixar seu comentário e saiba também como transferir seus arquivos do Android para PC ou do Android para Mac!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Carla Oliveira 28 de dezembro de 2018 14:19

    Pessoal eu uso muito o Airmore. Acho um sitr inincriv el e rico em recurso. O melhor eh q ele eh de graca!!!
    https://www.apowersoft.com.br/phone-mirror

Voltar ao topo