apple1
Nenhum Comentário
Android

15 melhores aplicativos para caminhada no iPhone e Android

A caminhada normalmente é uma porta de entrada para outras atividades aeróbicas, como a corrida, natação ou bicicleta. Isso acontece pois a atividade é a que menos exige esforço para começar, além de poder ser intercalada com as corridas. Para quem não tem tempo disponível para começar uma academia, sair para caminhar em um parque ou praia são atividades ideais para colocar o corpo em movimento. Para ajudar a medir seu esforço e ganhos com a atividade, existe uma série de aplicativos para caminhada no Android e iPhone. Confira 15 deles logo abaixo e escolha seu favorito!

Leia também: 15 aplicativos fitness para Android e iPhone

1. MapMyWalk

Funcionando como uma comunidade de usuários com objetivos semelhantes, o MapMyWalk é um app que rastreia e mapeia sua caminhada através da geolocalização do seu aparelho. Além disso, ele não está limitado às caminhadas, podendo rastrear também corridas a pé ou de bicicleta, entre outro.

aplicativos-para-caminhada-mapmywalk

O MapMyWalk mostra os resultados do seu exercício, além de sugerir novas rotas e o auxiliar a estabelecer novas metas para sua rotina. O app pode ser baixado tanto para smartphones, tablets e smartwatches Android pelo Google Play quanto para usuários do iPhone e Apple Watch, disponível na App Store.

2. AlpineQuest

Diferente do MapMyWalk, o AlpineQuest é mais voltado para quem deseja aplicativos para caminhada em trilhas e outros esportes praticados na natureza. O app conta com diversos mapas e GPS para o guiar, abastecidos pela comunidade de usuários do AlpineQuest. Além disso, ele possui uma bússola interna, que mostra o lado para qual está virado e o auxilia a caminhar na direção correta. Clique no link para baixar o AlpineQuest no Android.

aplicativos-para-caminhada-alpinequest

3. Pedometer++

Voltando aos aplicativos de caminhada voltados ao exercício em si, ao invés de um guia GPS como no exemplo anterior, temos o Pedometer++. Exclusivo para iOS, esse app é ideal para rastrear seu progresso. Ele registra o número de passos que deu durante sua caminhada, mostrando também os totais da semana e marcando quando supera alguma marca.

aplicativos-para-caminhada-pedometer

4. MotionX GPS

Funcionando em um meio termo entre o AlpineQuest e o Pedometer++, o MotionX GPS serve tanto para rastrear seu progresso em caminhadas na esteira da academia, no parque de sua cidade ou em uma trilha na mata. O aplicativo mede a distância, tempo e velocidade, contando com uma espécie de “técnico” com voz para auxiliar no exercício.

É possível tirar fotos com geolocalização para compartilhar em suas redes sociais e o MotionX permite baixar mapas para uso offline, ideal para trilhas em matas ou montanhas com baixo sinal de internet móvel. O app está disponível para iPhone, iPad e Apple Watch.

5. ViewRanger

Outro dos aplicativos para caminhada no Android e iPhone ideal para quem prefere andar pela natureza. O Viewranger conta com funções semelhantes ao AlpineQuest, servindo como mapa e GPS para o guiar durante as trilhas. Porém, esse aplicativo possui uma função inédita, usando a tecnologia de realidade aumentada.

Através da câmera do seu aparelho, o Viewranger pode identificar pontos de interesse, identificando picos, lagos e outros tipos de locais ou formações geológicas. Clique no link para baixá-lo em seu Android ou acesse a AppStore se for usuário do iPhone ou Apple Watch.

6. Walkmeter

Uma alternativa ao Pedometer++ – principalmente se for usuário de aparelhos Android -, o Walkmeter traz funcionalidades semelhantes ao app para iPhone. Além de medir os passos de suas caminhadas diárias, esse aplicativo também traz mais informações sobre seu exercício, como sua velocidade, distância e quantas calorias consumiu durante o exercício, tornando-o também um aplicativo essencial para emagrecer.

Vale lembrar que o Walkmeter também está disponível para o iPhone e conta com funções integradas às redes sociais, permitindo postar as informações de suas caminhadas, ver os comentários de seus amigos e responder diretamente do app. Clique no link para fazer o download dele na App Store.

aplicativos-para-caminhada-walkmeter

7. Nike+ Run Club

Apesar do nome, o Nike+ Run Club não exige que corra e muito menos que tenha um tênis Nike para usá-lo. O aplicativo possui a maioria das funções básicas de outros apps descritos nesse artigo, como mensuração de passos, tempo, velocidade e distância. Com as informações de suas caminhadas, o app te ajuda a montar seu plano semanal e mensal de exercícios. O Nike+ Run Club pode ser baixado no Android ou iOS.

8. World Walking

Um dos aplicativos para caminhada mais curiosos dessa lista. Ele foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar pacientes em reabilitação cardíaca, ou seja, que sofrem ou sofreram com problemas de coração, a se exercitar e melhorar sua saúde.

O World Walking desafia os usuários a completar o número de passos necessários para completar um trajeto famoso, como andar por Macchu Picchu ou andar a extensão do Grand Canyon, entre outros. Você não precisa estar nas localidades para completar a tarefa, usando-os apenas como parâmetro para registrar seu progresso. Ele também conta com funções sociais e comunidade de usuários, que podem baixar o app no Android ou iPhone.

9. Endomondo

Feito para caminhadas ou corridas, o Endomondo rastreia seus exercícios através do GPS de seu aparelho. Com isso, ele produz relatórios e mostra a distância percorrida, velocidade média da caminhada e quantas calorias queimou com o exercício, entre outras informações. Além disso, o app pode ser sincronizado com aparelhos de medição das batidas cardíacas que funcionem por Bluetooth. O Endomondo pode ser usado por usuários de Android ou iPhone.

aplicativos-para-caminhada-endomondo

10. Walking for Weight Loss

Caminhando para perda de peso é o nome traduzido desse aplicativo exclusivo para iPhone. Para ajudar nessa tarefa, o app traz um programa de treinamento próprio que dura 3 meses e pode ser ajustado de acordo com sua familiaridade com o exercício. Ele rastreia suas caminhadas pelo GPS e traz instruções em áudio, ideal para quem caminha com fones de ouvido, entre outras funcionalidades.

11. Human – Activity Tracker

Com uma proposta um pouco diferente dos aplicativos de caminhada citados aqui, o Human é um app com a proposta de mudar pequenos hábitos do dia a dia. Ou seja, é um app que rastreia suas atividades e sugere opções mais saudáveis, como trocar uma ida de carro a um local próximo pela caminhada.

Caso faça isso, por exemplo, ele mostrará distância, velocidade média e número de calorias que perdeu ao fazer o exercício, permitindo também que compartilhe essas informações com outros usuários e comparar suas conquistas. O Human – Activity Tracker pode ser usado tanto no Android quanto no iPhone e Apple Watch.

12. Runtastic

Um dos aplicativos para caminhada mais conhecidos para Android e iPhone, o Runtastic serve para todo tipo de exercício aeróbico que cubra distâncias, como corridas e ciclismo. Além de monitorar seu trajeto usando o GPS, ele também conta com um treinador por voz que dá feedback sobre sua performance através do áudio, entre outras funções.

13. The Walk

Outra proposta bastante curiosa entre os aplicativos para caminhada dessa lista. Ao invés de um app para exercícios, o The Walk é um jogo de investigação e suspense para iPhone no qual a única atividade necessária é andar na vida real. Quanto mais andar, mais episódios e pistas sobre a história do game irá liberar, descobrindo mais sobre sua trama.

aplicativos-para-caminhada-thewalk

14. Zombies, Run!

Você pode achar que isso é um jogo que veio parar nessa lista de aplicativos para caminhada por engano, mas não é bem o caso. De maneira parecida ao The Walk, Zombies, Run! é um jogo que o faz correr para salvar sua vida de maneira quase literal. Para isso, basta ligar o app e começar sua caminhada.

Em breve, o aplicativo irá avisá-lo por áudio que os zumbis estão próximos, então deverá acelerar o passo – ou até mesmo correr, se o objetivo do seu exercício for intercalar corrida com caminhada – para conseguir se desvencilhar dos mortos-vivos e sobreviver. Confira mais sobre o game na Google Play ou App Store.

15. Pokémon GO

Para finalizar a lista de aplicativos para caminhada, temos o fenomenal Pokémon GO, febre em 2016 que recebe atualizações até hoje e conta com uma base de jogadores fiel. Apesar de não ter sido criado especificamente para o ajudar a sair em caminhadas, o apelo de buscar pelos monstros de bolso da Nintendo é o suficiente para te fazer sair de casa. Volte a jogar Pokémon GO no Android ou iPhone e não deixe de relembrar as principais dicas para se tornar um mestre Pokémon no game.

Leia também no AppTuts:

Quais aplicativos para caminhada já usou para se exercitar?

Já havia usado algum dos apps dessa lista? Qual outro aplicativo gostaria de recomendar aos outros leitores do AppTuts? Comente conosco!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *