15 tipos de aplicativos perigosos para Android que deve evitar
19 de setembro de 2018
Um Comentário
15 tipos de aplicativos perigosos para Android que deve evitar
15 tipos de aplicativos perigosos para Android que deve evitar

15 tipos de aplicativos perigosos para Android que deve evitar

Um Comentário

Entre os milhões de apliccativos disponíveis para Android atualmente, você já deve ter se deparado com alguns meio suspeitos. A boa notícia é que o Google melhorou bastante suas medidas de segurança, conseguindo identificar e remover apps maliciosos da Play Store com rapidez, além de oferecer apps para bloquear anúncios. O problema é que ainda há alguns tipos de aplicativos perigosos para Android que podem passar despercebidos. Muitos deles não contam com malware em si, mas podem te levar a anúncios invasivos e a fazer downloads de arquivos indesejados. Para não correr esse risco, confira nossa lista abaixo e saiba quais tipos de apps evitar!

Leia também: 5 passos para duplicar apps no Android

1. Apps de limpeza

apps perigosos para android

Os aplicativos que prometem limpar seu smartphone de arquivos inúteis são alguns dos mais perigosos. O Android só armazena os arquivos, fotos, vídeos e documentos que você mesmo baixou ou deixou por lá.

Por isso, é bem fácil de qualquer usuário exclui-los por conta própria. Como alguns acham que esses apps vão deixar seus smartphones mais rápidos, acabam os instalando e os deixando analisar todos os dados do aparelho.

Além de não terem nenhum efeito real na rapidez do seu celular, esses apps podem conter malwares perigosos. Fora isso, eles ficam com acesso ao seus dados e arquivos.

2. Apps para escanear vírus

Também existem muitos aplicativos que prometem escanear possíveis vírus no seu smartphone. Confie apenas em apps feitos por companhia conhecidas por antivírus nesses casos, como o Avast, Kaspersky ou Bitden, por exemplo.

Qualquer outro app que prometer esse tipo de recurso deve ser pesquisado antes de você o instalar. Além de ter acesso aos seus dados e arquivos, apps deste tipo também podem te enganar ao dizer que encontraram vírus no seu smartphone. Com isso, o app pode te fazer baixar arquivos adicionais que podem ser bem perigosos.


3. Exploradores de arquivos

Antigamente, os apps de exploradores de arquivos eram bem úteis para smartphones Android que não tinham essa função de forma nativa. Infelizmente, eles podem conter muitos recursos e anúncios que podem te levar a algum tipo de malware.

Muitos deles também podem ficar mostrando avisos para que você baixe dados ou apps adicionais que podem ser prejudiciais ao seu aparelho. Se puder, é bom evitá-los.

4. Apps com permissões estranhas

Isso vale para qualquer tipo de aplicativo que instalar em seu smartphone, então é sempre bom ficar de olho. Nas versões mais recentes do Android, o usuário precisa dar permissão para seus apps terem acesso a variados recursos de seu smartphone.

Esta é uma ótima medida de segurança e algo que você sempre deve usar em sua vantagem. Para começar, sempre verifique se a permissão pedida pelo app corresponde ao que este faz.

Por exemplo: se um app serve para retocar fotos, é natural que ele precise de permissão para acessar sua galeria, mas não que ele queira usar seu microfone. É claro que há algumas exceções, mas é sempre melhor desconfiar.

5. Apps para melhorar a bateria

Nada do que os apps que prometem melhorar a duração da sua bateria funciona de verdade. No geral, eles só gastam ainda mais bateria do seu smartphone, enquanto ainda ficam mostrando diversos anúncios que podem ser prejudiciais. Não há exceções para apps deste tipo, então evite-os a todo custo.

6. Aplicativos fora do Google Play Store

apps perigosos do android

O Google verifica todos os aplicativos que entram na Play Store, então as chances de encontrar algo com malware por lá são bem difíceis. Mesmo que algum app malicioso consiga entrar na loja, o Google consegue identificá-los e retirá-los da loja em pouco tempo.

Ainda assim, muita gente acaba baixando aplicativos fora da Play Store. Isso pode ser útil em muitas situações, mas também pode ser perigoso quando não se sabe se o app baixado tem algum vírus. Por isso, sugerimos que pesquise bem antes de instalar qualquer app externo no seu smartphone Android.

7. Jogos que imitam outros games famosos

É comum encontrar clones de jogos famosos por aí, ainda mais quando estão no auge da popularidade. Eles geralmente aparecem como uma versão gratuita do original e se aproveitam para colocar malware no smartphone de quem os instala.

Por isso, sugerimos que fique longe de qualquer game se passando por outro. Isso também acontece bastante que só estão disponíveis em consoles ou no PC, então sempre fique atento e evite esses tipos de jogos no Android.

8. Apps que se passam por aplicativos populares

O que falamos no tópico acima também vale para aplicativos. Não é incomum encontrar múltiplas versões do WhatsApp, Uber, Facebook e Instagram na Google Play Store.

Apesar de muitos não trazerem malware, eles podem enganar o usuário e fazer com que eles forneçam dados importante e até o número de seus cartões de crédito.

9. Aplicativos cheios de anúncio

É normal que jogos e apps tenham alguns anúncios em suas versões gratuitas. Esta é uma maneira dos desenvolvedores não precisarem cobrar pelo uso do app e ainda conseguir recursos para continuar a atualizá-los.

O grande problema é quando alguns apps mostram anúncios invasivos a todo momento. Isso acontece principalmente com os anúncios que aparecem do nada quando você está clicando na tela, o que pode fazer com que eles abram uma aba no seu navegador ou que iniciem um download.

10. Aplicativos que pedem suas informações

Há muitos aplicativos aparentemente inocentes que pedem informações pessoais sem qualquer motivo. A menos que isso seja essencial para o uso do app em questão (como em redes sociais, por exemplo), é melhor evitar dar qualquer dado para eles. Fique ainda mais atento para aqueles que pedem o número de seu cartão de crédito.

11. Apps que prometem deixar o celular mais rápido

Esse tipo de app cai no mesmo problema dos aplicativos de bateria e limpeza. Eles não cumprem o prometido e ainda enchem seu smartphone de anúncios e downloads indesejados.

Fora isso, as táticas que eles usam para “deixar seu celular mais rápido” só acabam deixando o dispositivo mais lento ou com menos bateria. Evite apps assim sempre que puder.

12. Apps de transferência de arquivos

aplicativos perigosos para android

O aplicativos de transferência de arquivos acabam sendo extremamente parecidos com os exploradores de arquivos. Eles também contam com muitos anúncios maliciosos e podem ficar te pedindo para baixar apps ou arquivos adicionais. Como você pode simplesmente transferir arquivos do celular com qualquer cabo USB conectado ao PC, não é necessário usar esses apps.

13. Apps que prometem Wi-Fi de graça

Caso não tenha a senha de redes Wi-Fi bloqueadas, você não irá conseguir liberá-las apenas com o uso de aplicativos. Ainda assim, não faltam apps que prometem Wi-Fi de graça para seus usuários.

Nossa sugestão é que no máximo use os apps que procuram por redes públicas de Wi-Fi. Ainda assim, não recomedamos que saia conectado seu smartphone a qualquer rede deste tipo, já que seu aparelho pode ser alvo de invasões.

14. Apps para gravar ligações

Alguns aplicativos para gravar ligações podem ser úteis, mas há muitos que simplesmente contam com muitos anúncios invasivos. Fora isso, você também tem que tomar cuidado na hora dar permissões para esses tipos de apps, já que geralmente eles só precisam ter acesso ao seu microfone e contatos.

15. Apps de lanterna

A maioria dos smartphones Android já possui o recurso de lanterna de forma nativa. Ainda assim, há muitos aplicativos de lanterna na Google Play Store sendo baixados por milhares de pessoas.

Infelizmente, a maioria desses apps traz muitos anúncios que abrem páginas do seu navegador de internet ou que podem iniciar downloads indesejados. Como não há motivo para instalá-los, evite-os sempre que possível.

O que achou dos aplicativos perigosos para Android?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer mais sobre os aplicativos perigosos para Android que você deve evitar? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. valdo 26 de janeiro de 2019 19:36

    Gostei

Voltar ao topo