18 melhores aplicativos de realidade virtual no Android e iPhone
23 de abril de 2019
Nenhum Comentário
18 melhores aplicativos de realidade virtual no Android e iPhone
18 melhores aplicativos de realidade virtual no Android e iPhone

18 melhores aplicativos de realidade virtual no Android e iPhone

Nenhum Comentário

A tecnologia de realidade virtual é uma das mais impressionantes da década. Graças a dispositivos como o Samsung Gear VR e o Oculus Rift, é possível imergir em mundos virtuais com muito mais facilidade que os jogos de simulação para PC, por exemplo. Além dos games feitos com a tecnologia, existem diversos tipos de aplicativos de realidade virtual que pode instalar em seu Android ou iPhone.

Esses aplicativos englobam diversas categorias, que vão desde apps para assistir filmes e séries ou aplicativos que usam a tecnologia como uma nova forma de contar histórias.

Vamos falar sobre eles ao longo dos artigos, enquanto mostramos os 18 aplicativos de realidade virtual para Android e iPhone. Por isso, coloque seu aparelho VR no carregador e se prepare para testar alguns dos apps que vamos mostrar abaixo!

Aplicativos de realidade virtual #1 – YouTube VR

A maior plataforma de vídeos no mundo também está disponível nos óculos de realidade virtual. Sem muitas diferenças para o app original, você terá acesso ao conteúdo da plataforma.

A grande vantagem está nos vídeos panorâmicos. Com a tecnologia, você poderá virar a cabeça para ver o entorno desses vídeos, tornando a experiência muito mais realista.

O YouTube VR está disponível apenas no Android. Clique no link para baixá-lo e não deixe de conhecer os aplicativos secretos das Youtubers!

#2 – Google Cardboard

Se já gostou de assistir vídeos em realidade virtual, então o Google Cardboard é o seu próximo passo. O app traz tudo o que o Google Earth original traz mas, dessa vez, será como se você estivesse voando por qualquer canto do mundo que escolher.

O app permitirá que você veja pontos históricos e turísticos marcantes, como as pirâmides do Egito ou o Grand Canyon americano. Vale lembrar que o app oferece um guia turístico virtual que irá tirar suas dúvidas sobre esses marcos.


Clique no link para baixar o app do Google Cardboard.

#3 – Google Street View

Se o Cardboard oferece a experiência expansiva do Google Earth, o Google Street View o fará se sentir como se estivesse caminhando pelas ruas de qualquer cidade que escolher visitar.

Não é a toa que ele figura nessa lista dos melhores aplicativos de realidade virtual. O Google Street View é uma das experiências mais interessantes e totalmente diferente do que estamos acostumados na versão padrão do app.

O Google Street View pode ser baixado para AndroidiPhone e o modo VR é ativado no próprio aplicativo.

aplicativos de realidade virtual streetview

#4 – Littlstar VR

O Littlstar pode ser considerado uma espécie de YouTube especializado em realidade virtual. Enquanto no app do YouTube você pode assistir a qualquer vídeo, o conteúdo do Littlstar é otimizado para os dispositivos VR.

Em seu acervo, você pode encontrar conteúdo especial criado por grandes canais como Discovery, Fox e National Geographic, entre outras produções de grandes, médios e pequenos produtores de conteúdo.

Baixe o Littlstar VR no seu Android ou iPhone.

Aplicativos de realidade virtual #5 – Daydream

Enquanto o Google Cardboard cuida de pequenos aplicativos de realidade virtual, que não exigem tanto do seu smartphone ou tablet, o DayDream é a versão robusta, que traz os apps que exigem mais do seu aparelho.

Nem todos os dispositivos são compatíveis como Daydream. As aplicações encontradas nele variam desde exibições de vídeo em alta qualidade, jogos ou experiências de imersão, entre outros. Clique no link para fazer download do Daydream no seu Android.

#6 – Inception

Outra plataforma de experiências em realidade virtual. O Inception também se foca em vídeos.. Por exemplo, através dele você pode percorrer uma galeria de arte virtualmente ou jogos de aventura.

Ultimamente, a plataforma tem investido em clipes de músicas, usando tudo que a tecnologia de realidade virtual pode oferecer.

o inception traz conteudo unico para aproveitar a tecnologia

O melhor de tudo? Ele está disponível tanto no Android quanto no iPhone!

#7 – Within

Essa plataforma de conteúdo para o Google Cardboard também oferece diversos tipos de experiências. Você pode usar o app para navegar por reinos fantásticos, explorando pontos históricos ou até mesmo conhecendo o universo de séries como Mr. Robot, entre outros.

Outras possibilidades são acompanhar shows de culinária como se estivesse na cozinha do programa ou se atualizar sobre as novidades do mundo da tecnologia.

A plataforma pode ser usada no Android ou iPhone.

#8 – Fulldive

Funcionando como uma loja de aplicativos de realidade virtual, o acervo do Fulldive envolve todo tipo de experiências com a tecnologia. Além de consumir conteúdo, você pode tirar fotos panorâmicas ou gravar vídeos em VR através do software de câmera do app.

Veja o que o Fulldive pode oferecer ao baixar o aplicativo pela Google Play ou App Store.

Aplicativos de realidade virtual #9 – Netflix VR

Já pensou em ver seus seriados favoritos da Netflix em realidade virtual? O maior serviço de streaming do mundo já pensou nisso e está preparando o terreno com o Netflix VR.

No momento, é possível apenas adentrar uma sala virtual de cinema e assistir o conteúdo de maneira estática. Porém, os planos da empresa são os de incluir conteúdo criado especialmente para a tecnologia de realidade virtual, onde você estará inserido na série, como se fosse um operador de câmera.

Baixe o app da Netflix VR no seu Android e veja também nossa lista completa de alternativas à Netflix!

#10 – The Guardian VR

O jornal britânico possui uma série de conteúdos interessantes em realidade virtual e, mesmo em inglês, vale a pena conferir. Entre os aplicativos de realidade virtual, o The Guardian VR é um dos que trazem histórias mais diversas.

Uma das experiências mais marcantes, por exemplo, é o “6×9”, que tenta simular a realidade de quem vive em confinamento solitário. O The Guardian VR está disponível no Android ou iPhone.

aplicativos de realidade virtual guardian

#11 – Google Expedições

Não há como negar que a Google investiu forte em seus aplicativos de realidade virtual. O Google Expedições é um app que, diferente da maioria, é voltada ao setor educacional.

Ele utiliza a imersão proporcionada pela tecnologia para levar os estudantes para parques históricos. Durante o passeio virtual, o professor serve como um tipo de guia turístico, passando o conteúdo que deve ser trabalhado.

Dessa maneira, os estudantes aprendem “de perto”, permitindo ter maior familiaridade e facilidade com a matéria em questão. O Google Expedições pode ser usado tanto no Android quanto no iOS.

#12 – InCell VR

Seguindo a mesma onda do Google Expedições, o InCell VR é ideal para salas de aula. Mas, dessa vez, trocando as salas de história pelas de biologia.

O InCell VR leva seus usuários à um passeio por dentro do corpo humano, como se fossem câmeras microscópicas vagando por um organismo.

Ele funciona como um jogo de realidade virtual, no qual deverá correr e coletar pontos pelo corpo humano. A cada estágio ultrapassado, você aprende mais sobre aquele setor. Jogue e aprenda biologia com o Incell VR no seu iPhone ou Android.

viaje pelo organismo humano com esse app

Aplicativos de realidade virtual #13 – VR Space

Feito para o Google Cardboard, o VR Space é uma aula de astronomia, feita através de um passeio pelo nosso Sistema Solar.

Apesar de hoje ser um aplicativo mais voltado para passear pelo espaço e suas galáxias, o objetivo do app é se tornar um jogo de aventura e tiro espacial. O VR Space é exclusivo para Android e pode ser baixado através do link.

#14 – InMind 2 VR

Assim como o Incell, o InMind 2 VR pode ser considerado uma aula de biologia ou medicina. Porém, dessa vez você estará observando e jogando o cérebro de um adolescente chamado John.

Com o jogo, você pode ter maior compreensão sobre a química que envolve as ações e sentimentos humanos, por exemplo. Cada vez que John se depara com um sentimento novo, o InMind 2 VR irá mostrar a combinação das reações químicas que os compõem.

O InMind 2 VR pode ser jogado por usuários de iPhone e Android.

#15 – Titans of Space

O Titans of Space serve como um passeio pelo espaço, de maneira parecida ao que vimos no VR Space. Porém, você tem o total controle por esse passeio, podendo explorar o que quiser no Sistema Solar.

aplicativos de realidade virtual titans

Você pode tanto sentar e relaxar enquanto aproveita o passeio padrão programado no aplicativo quanto tomar controle do elmo da sua espaçonave e explorar as diferentes opções. O Titans of Space é exclusivo para Android.

#16 – War of Words VR

Inspirado em um poema da Primeira Guerra, o aplicativo da produtora britânica BBC mostra uma versão animada de poemas inspirados em guerra.

Apesar do propósito de divulgar uma de suas produções – que traz poemas criados por soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial -, esse é um dos aplicativos de realidade virtual com uma proposta diferente e que pode ser interessante.

Seu único revés é estar em inglês, o que dificulta a acessibilidade de quem não fala o idioma. Clique no link para baixá-lo em seu iPhone ou Android.

Aplicativos de realidade virtual #17 – King Tut VR 2

Tem curiosidade sobre o Egito Antigo? Então King Tut VR 2 é uma aula de história e mitologia sobre o país. Ele segue os passos do arqueólogo Howard Carter em sua descoberta da tumba do antigo faraó Tutâncamon.

O aplicativo traz anotações e filmagens originais feitas durante a aventura, ficando disponíveis para qualquer um que baixar. Para viver essa aventura, baixe o app em seu iPhone ou Android.

#18 – Roller Coaster VR

Não tem como criar uma lista de aplicativos de realidade virtual sem colocar ao menos um app que simula uma montanha-russa. Disponível até mesmo em shoppings e fliperamas, a experiência é uma das mais conhecidas com a tecnologia.

nao podia faltar a montanha russa

Dentro dessa categoria, o Roller Coaster VR é um dos que trazem a melhor experiência. O app traz montanhas-russas e cenários gerados de maneira procedural. Ou seja, cada vez que abre o aplicativo você verá algo diferente.

Vale notar que ele também não traz anúncios que interrompem a experiência a todo o momento. Baixe o Roller Coaster VR em seu iPhone ou Android.

Aplicativos de realidade virtual: quais quer experimentar?

Agora que conhece algumas das melhores opções para aproveitar ao máximo a tecnologia, conte para nós: qual tipo de experiência você espera desses apps? Comente conosco e deixe sua opinião!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo