Apple Music e Spotify: qual é o melhor?
18 de novembro de 2015
Um Comentário
Apple Music e Spotify: qual é o melhor?
Apple Music e Spotify: qual é o melhor?

Apple Music e Spotify: qual é o melhor?

Um Comentário

Entre tantos serviços de streaming de música disponíveis atualmente, há duas plataformas que se destacam bastante: Apple Music e Spotify. O serviço da Apple é relativamente novo em comparação com o Spotify, mas já vem conquistando muitos usuários ao redor do mundo, disputando de frente também com o Deezer.

Ainda assim, tem bastante gente que está na dúvida entre as duas plataformas, sem saber qual delas escolher para ouvir suas músicas em streaming. Para te ajudar um pouco nesta decisão, nós listamos alguns itens e diferenças importantes a se saber sobre os dois, confira!

Leia também: 8 melhores apps de streaming de música para Android

1. Preço

apple music e spotify appleQuerendo ou não, este é um fator muito importante para a maioria dos usuários, afinal, as duas plataformas oferecem planos de assinatura. A Apple Music pode ser experimentada de graça por três meses, sendo necessário pagar 4,99 dólares mensais depois deste período para ter uma conta individual ou 7,99 dólares por mês para ter uma conta familiar, onde até seis pessoas podem ter acesso à biblioteca de músicas disponíveis.

Já o Spotify funciona de forma um pouco diferente. Você pode testar a versão premium de forma gratuita um mês, tendo que pagar 14,99 reais mensais após este período. Também é possível adicionar membros da sua família com 50% de desconto para cada um deles, algo que acaba saindo bem mais caro que a Apple Music.

A grande diferença está na possibilidade de nunca ter que pagar para usar o Spotify, já que ele oferece uma versão gratuita e com menos funções. Ter que ouvir anúncios e sempre depender da internet pode ser chato, mas ainda é algo atraente para muitos consumidores. O Deezer usa o mesmo modelo do Spotify, com um mês gratuito seguido de assinatura.

2. Funções

Se considerarmos a versão premium do Spotify para a comparação direta com a Apple Music (que é paga de qualquer jeito), é possível perceber as funções dos dois serviços são extremamente similares. Não há anúncios entre as faixas, a qualidade de áudio é muito boa, é possível salvar músicas para ouvir no modo offline, pode-se fazer playlists colaborativas, etc.

As duas plataformas também oferecem sistemas inteligentes para sugerir novas músicas com base no seu gosto musical, o que é sempre bem-vindo. Algo bem bacana da Apple Music é que você pode usar a Siri para controlar o aplicativo por comandos de voz caso esteja usando um dispositivo da Apple. Já o Spotify passou a trazer podcasts para sua plataforma.

3. Disponibilidade

apple music e spotify foneEm questão de disponibilidade, o Spotify pode ser usado no mundo todo e em praticamente qualquer plataforma que você pensar: Android, iOS, PC, Mac , consoles PlayStation e Xbox e até mesmo em navegadores de internet.

Já a Apple Music está disponível em pouco mais de 100 países por enquanto, mas felizmente também tem uma boa variedade quantos aos dispositivos suportados: Android, iOS, PC e Mac. Para algumas pessoas no mundo, o serviço ainda não está disponível, mas se você mora no Brasil, não terá problema algum com ele. Ou seja, Apple Music e Spotify podem ser usados no país sem problemas.

4. Catálogo

O Spotify conta com um catálogo realmente impressionante: são mais de 30 milhões de músicas disponíveis aos seus usuários, sendo possível encontrar desde as faixas mais populares que você possa imaginar até aquelas mais desconhecidas. Vale mencionar novamente que, além das músicas, o serviço também disponibiliza podcasts.

Enquanto isso, a Apple Music ainda faz o possível para aumentar sua biblioteca musical, mas jura que já conseguiu atingir os 30 milhões de canções disponíveis. A parte realmente bacana da Apple Music é que você ainda pode conferir tudo que tiver no seu iTunes, o que basicamente possibilita uma biblioteca quase perfeita e personalizada de músicas.

Leia também no AppTuts:

5. Qualidade

Em questão de qualidade, a Apple Music ainda fica um pouquinho para trás do Spotify. O serviço de streaming da Apple oferece uma qualidade máxima de 256 kpbs em suas músicas, que é a mesma taxa padrão que encontramos no iTunes.

Já o Spotify oferece uma taxa incrível de 320 kpbs para os usuários que possuem a versão premium do serviço de streaming, enquanto os que usam a versão gratuita têm que se contentar com 160 kbps. Ainda assim, o formato usado pela Apple Music é o AAC, que é bem superior ao MP3, formato ainda utilizado pelo Spotify.

6. Qual é o melhor?

apple music e spotify qual escolherCom esta comparação acirrada, fica muito difícil de dizer qual das duas plataformas é definitivamente a melhor. Eles são muito parecidos e oferecem um serviço de altíssima qualidade. Ainda assim, em questão de qualidade de áudio e da possibilidade não ter que fazer uma assinatura, o Spotify ainda parece levar uma certa vantagem.

Enquanto isso, a Apple Music já consegue chegar bem perto de seu concorrente mesmo sendo bem mais recente, além de ser uma ótima opção para quem já tem outros dispositivos iOS ou para quem planeja ter uma conta familiar realmente eficiente. No fim, a questão ainda pode ser muito mais pessoal para cada usuário diferente do que objetiva. Cabe ao usuário decidir o que atende melhor seus critérios entre Apple Music e Spotify.

Já decidiu entre Apple Music e Spotify?

Conseguiu escolher entre a Apple Music e Spotify depois de conferir algumas de nossas dicas e informações sobre os serviços? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo qual dos dois você prefere e já utiliza um deles no seu dia a dia!

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

Voltar ao topo