5 apps de Android que não precisa de verdade
4 de janeiro de 2016
Nenhum Comentário
5 apps de Android que não precisa de verdade
5 apps de Android que não precisa de verdade

5 apps de Android que não precisa de verdade

Nenhum Comentário

É sempre divertido encontrar novos aplicativos para Android em nossos dispositivos, mas isso também acaba nos levando a instalar muitas coisas desnecessárias e que podem causar mais problemas do que realmente ajudar. Afinal, sabemos muito bem que a Google Play está cheia de apps de Android que não precisa e são completamente inúteis.

Entre eles, também se encontram apps bem legais e úteis, mas que usam muitos os recursos e a bateria do smartphone ou tablet. Felizmente, sempre há ótimas soluções para substituir aplicativos como estes. Se quiser saber mais, confira nossa lista sobre os apps de Android que não precisa em seu aparelho!

Leia também: 9 vantagens do Telegram em relação ao Whatsapp

1. Facebook e Mídias Sociais

apps de android que não precisa facebookAntes de achar que estamos loucos de falar que você não precisa do aplicativo do Facebook em seu dispositivo Android, saiba que temos uma boa razão para o colocarmos em nossa lista. Temos perfeita noção de que esta é a rede social mais usada no mundo e que ela torna muitas tarefas bem mais fáceis, só que o app também é responsável por utilizar muita da bateria do seu aparelho.

Considerando que é difícil encontrar um smartphone ou tablet com uma bateria realmente boa, recomendamos que você se livre do aplicativo oficial do Facebook e passe a utilizar a rede social diretamente no seu navegador mobile. Isso garante que menos recursos sejam utilizados e que você realmente possa aproveitar mais o seu dispositivo ao longo do dia.

Outra dica é usar o Facebook Lite para Android. Este aplicativo é uma versão mais light do Facebook, o que faz com que seja mais leva de carregar e consuma menos recursos. Por outro lado, ele não tem algumas funcionalidades disponíveis que a app normal do Facebook tem tal como a possibilidade de marcar amigos em fotos, por exemplo. Pode baixar o aplicativo aqui.

Essa tendência é imitada por algumas outras mídias sociais e até o próprio Messenger do Facebook também possui uma versão Lite, ideal para quem não conta com um smartphone top de linha. Por isso, sempre que quiser testar alguma mídia social, então sempre confira se ela possui uma versão lite para que economize armazenamento e bateria no Android.

2. Apps de previsão do tempo

Também sabemos que os apps de previsão de tempo são bem úteis para quem precisa planejar seu dia sem grandes surpresas, mas estes aplicativos estão entre os que mais consumem recursos do Android. Isso acontece principalmente porque eles estão constantemente funcionando e utilizando sua conexão com a internet para realizar atualizações.

Se não quiser desinstalá-los, pode tentar ajustar as suas configurações para que eles não precisem ficar sempre conectados, por exemplo. Outra dica é não usar aqueles widgets específicos do app em sua tela inicial, já que eles sozinhos já consomem muita bateria. Nesse caso, o ideal mesmo é ficar de olho para a previsão de tempo no jornal local em sua TV ou acessando um site especializado nos seus navegadores de internet.

3. Antivírus

apps de android que não precisa antivirusEsta é outra escolha bem diferente para nossa lista, já que é quase um consenso que o Android definitivamente precisa de apps de antivírus para ficar bem protegido. A verdade é que se você simplesmente tiver bom senso no uso do seu smartphone e não instalar aplicativos suspeitos, os antivírus se tornam apps de Android que não precisa.

O Android em si já é bem protegido e o Google está sempre identificando e removendo todo tipo de ameaça ou vírus que aparece la na loja Google Play. Por isso, caso preste bem atenção no que faz, não haverá a mínima necessidade de usar mais um aplicativo que fica rodando constantemente e drenando sua bateria e recursos.

Leia mais sobre Android no AppTuts:

4. Apps de limpeza

Por algum tempo, muita gente acreditava que era necessário utilizar aplicativos de limpeza para melhorar a performance do seu smartphone, mas isso já se mostrou ser uma bela enganação. É claro que fazer uma limpeza manual do seu cache e de apps desnecessários é sempre bom, mas esses aplicativos geralmente não fazem um bom trabalho, ocupam espaço, drenam sua bateria e ainda estão sempre cheios de propaganda.

Há muitas maneiras de melhorar o desempenho do seu Android e de deixá-lo mais rápido, como você pode conferir neste artigo. Só lembre-se que instalar um desses apps de limpeza não é uma maneira viável ou confiável. Desde a atualização 6.0, inclusive, se tornou mais útil realizar a limpeza através das configurações do próprio Android do que confiar nesse tipo de aplicativo.

5. Navegador padrão

apps de android que não precisa chromeEra de se esperar que todo dispositivo Android viesse com o navegador Google Chrome como padrão, mas isso só acontece em alguns aparelhos atualmente. A verdade é que isso depende da fabricante  e na maioria das vezes, você se acaba se deparando com algum browser genérico e que nunca é muito rápido ou funcional.

Felizmente, você pode simplesmente desinstalar esse aplicativo e começar a usar um que realmente preste no seu Android. Caso não esteja a fim de usar o Chrome por algum motivo, você também pode conferir nossa lista dos melhores browsers do Android neste link.

Se livrou desses apps de Android que não precisa?

E aí, conseguiu aproveitar essas dicas para se livrar de apps de Android que não precisa em seu dispositivo? Ou será que existe alguma categoria que a gente tenha esquecido?

Então não seja que nem a gente e lembre de deixar seu comentário nos dizendo que outros aplicativos ocupam um espaço desnecessário no seu smartphone!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo