Atendimento online: 5 maneiras de falar com seus clientes
12 de janeiro de 2017
Nenhum Comentário
Atendimento online: 5 maneiras de falar com seus clientes
Atendimento online: 5 maneiras de falar com seus clientes

Atendimento online: 5 maneiras de falar com seus clientes

Nenhum Comentário

Um dos aspectos mais importantes em quaisquer negócios que vá abrir é saber quais canais de comunicação com seus clientes abrirá. Embora oferecer o maior número de opções possível seja o ideal, o custo operacional pode ser alto demais, obrigando-o a priorizar certos canais em detrimento de outros. Por isso, separamos 5 formas de atendimento online que pode adotar em seu negócio. Leia e analise as vantagens e desvantagens de cada para fazer sua escolha!

Dica: Querendo aumentar sua presença online e usar seu Facebook para negócios? Então conheça estes 10 aplicativos para iPhone e Android!

1. Chat online

Uma das melhores formas de atendimento online – principalmente se sua empresa for da área de ecommerce – é instalar uma plataforma de chat online em seu site. Um tipo de tecnologia utilizada há bastante tempo, estes sistemas evoluíram bastante, não ficando restritos apenas ao computador. Atualmente, é possível até mesmo programar uma mensagem automática que é enviada após o visitante de seu site acessar uma página em específico ou ficar algum tempo navegando em seu domínio.

atendimento-online-jivochat

O Jivochat, por exemplo, é um dos serviços que, além de oferecer o chat no computador e este tipo de convite, também conta com aplicativos para dispositivos móveis e pode ser implementado em aplicativos para Android e iOS. Clique no link para saber mais sobre o que a plataforma do Jivochat tem a oferecer e confira esse texto com um testemunho sobre como a plataforma é uma excelente maneira de impulsionar seus negócios.

Caso esteja interessado em algumas alternativas, você pode conferir nossas outras sugestões abaixo:

  • LiveChat: Esse app traz funcionalidades como envio de saudações automática para os visitantes. Ele também tem identificação de atividade no site, permitindo a um operador saber quantos visitantes estão finalizando uma compra ou quantos estão olhando alguma categoria de produtos em específico, entre muitos outros.
  • Zopim: Com este app, você apenas necessita de instalar uma widget e já está: o seu chat está pronto a funcionar. Ele dá a informação ao vivo de quantas pessoas estão a visitar o seu site e permite que você interaja com eles mesmo que elas não tenham requisitado o chat.
  • TolvNow: Este app permite que você monitore os seus clientes, sabendo sempre para onde eles estão indo e quais as páginas que eles estão acessando. Todas as conversas ficam armazenadas num sistema de cloud computing, permitindo que você consulte toda a informação quando quiser e de onde você quiser.
  • LivePerson: Esta é uma plataforma que permite que você entre em contato com os seus clientes com relativa facilidade. Apesar de não ser a opção mais barata desta lista, a verdade é que o grande número de funcionalidades acaba por compensar esse preço.
  • Comm100: Este app dá a oportunidade de modificar o chat de forma a que ele fique o mais parecido possível com o seu website.Outro ponto positivo é que os clientes podem avaliar os operadores, ajudando a que a sua ecommerce melhore o serviço de atendimento ao cliente.

2. Aplicativos mobile

Seu celular e o de sua equipe podem ser o seu canal de atendimento online. Além de naturalmente poder atender ligações, é possível usar aplicativos de mensagens instantâneas para Android ou iPhone e iPad  para que seja contatado diretamente pelo cliente – podendo também retornar este contato!

Mesmo que trabalhe em um escritório e não queira ser desconcentrado por muitas notificações no celular, a maioria destes apps possuem uma versão web que pode ser usada no computador. Nossa recomendação: confira este software para PC e Mac que pode reunir todos seus mensageiros em apenas uma janela. O único revés de ter essa forma de contato com a única é que pode passar uma mensagem de pouco profissionalismo caso confie apenas neles.

atendimento-online-franz

3. Programas para reuniões online

Caso seu negócio demande uma conversa mais pessoal, ao invés de ajuda por texto, talvez o ideal seja utilizar programas para realizar reuniões pela web. Softwares como o próprio Skype ou o Google Hangouts podem ser utilizados como uma solução gratuita, por exemplo. O ponto negativo de utilizar estes softwares é que, na maioria das vezes, poderá atender apenas uma pessoa por vez, enquanto as opções anteriores permitem falar com um número maior de clientes simultaneamente.

atendimento-online-hangouts

4. Redes Sociais

Caso já possua uma presença em redes sociais como o Facebook e o Twitter, por exemplo, pode realizar seus atendimentos através delas. Além de uma alternativa gratuita, sempre é possível fazer com que um atendimento online que faça seja reconhecido e compartilhado, com chances de viralizar.

Porém, vale lembrar que sua equipe de atendimento online e mídias sociais deverá ser muito bem treinada. Uma falha grave também pode acabar se espalhando pela web e atrapalhando consideravelmente o crescimento de sua empresa.

atendimento-online-facebook

5. Email

O formato mais básico de email continua a ser um dos mais efetivos e imprescindíveis para qualquer negócio, mesmo os que não contem com presença na internet. Para passar maior profissionalismo, o ideal é que tenha um endereço de email com domínio próprio, ao invés de utilizar serviços de email gratuitos como os oferecidos pela Google e Microsoft. Vale lembrar também que o email marketing é uma das melhores formas de divulgar sua marca online e recomendamos fortemente que avalie algumas das ferramentas disponíveis no mercado e considere adicioná-la à sua estratégia.

atendimento-online-email

Como está o atendimento online de seu negócio?

Quais são as formas de fornecer apoio ao cliente utiliza na rotina de sua empresa? Prefere utilizar email ou adotou uma plataforma de chat online como a do Jivochat para atendê-los diretamente em seu site? Não deixe de nos deixar um comentário falando sobre sua experiência!

 

 

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo