Bear vs Evernote: Qual app de notas escolher?
18 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
Bear vs Evernote: Qual app de notas escolher?
Bear vs Evernote: Qual app de notas escolher?

Bear vs Evernote: Qual app de notas escolher?

Nenhum Comentário

Se está atrás de um aplicativo para fazer anotações, certamente já deve ter ouvido falar tanto no Evernote quanto no Bear, considerando que são as duas opções mais robustas disponíveis no mercado. Na dúvida entre Bear vs Evernote, pode ficar difícil escolher qual dos apps é melhor.

Para ajudá-lo a se decidir, vamos falar um pouco das diferenças entre os recursos, valores e principais aspectos que diferenciam os dois aplicativos. Confira!

Informações gerais sobre o Bear vs Evernote

Primeiramente, algumas informações podem ser úteis durante o momento de decisão. O Evernote é um aplicativo com mais tempo de mercado, pois foi lançado em 2008, enquanto o Bear é realmente mais recente, com lançamento em 2016.

Enquanto o Evernote apresenta uma robusta estrutura de arquivos e ferramentas para organizar suas anotações e pastas, o Bear oferece mais estilo, com mais opções de tipografia e até mesmo a possibilidade de utilizar Markdown – uma linguagem de marcação – para personalizar suas anotações.

Bear vs Evernote

Plataformas disponíveis

Neste quesito de comparação entre o Bear vs Evernote, o segundo sai realmente à frente. Enquanto o Evernote está disponível para Android, iOS, WordPress, Windows, OSX e WebOS, o Bear – no momento da escrita desse artigo – ainda está disponível apenas no iOS e OSX.

Isso já pode ser o motivo de decisão final para vários usuários que utilizam smartphones ou tablets Android ou querem aproveitar o aplicativo no Windows. Todavia, para usuários de produtos da Apple, o Bear pode acabar sendo a melhor opção, continue lendo.

Leia também: 30 Melhores apps de Produtividade para Windows PC e Smartphone


Diferenças na interface

Uma das maiores reclamações quando comparando entre o Bear vs Evernote, é que o Evernote possui uma interface não muito intuitiva para novos usuários. Além disso, o aplicativo também não oferece o mesmo estilo de interface para diferentes dispositivos, o que pode fazer com que seja um pouco confuso acostumar-se com todas as variações entre smartphones, tablets ou computadores.

Mesmo assim, não há como negar que o Evernote é excelente para usuários que o dominam, pois oferecem uma imensidade de recursos em um único aplicativo.

Enquanto isso, o Bear possui um design mais agradável, limpo e extremamente intuitivo. Além disso, em sua versão PRO, é possível obter temas customizados para personalizar sua aparência. No geral, o Bear ganha em usabilidade, enquanto o Evernote ganha em número de recursos.

Interface do Bear

Recursos do Bear vs Evernote

Agora, se você ainda não tem certeza sobre qual escolher, uma análise geral das diferenças nas funcionalidades dos aplicativos pode ajudar. Primeiramente, começando com o Evernote, suas principais diferenças em relação ao Bear são:

  • Possibilidade de gravar anotações como mensagens de voz;
  • Edição de arquivos em PDF;
  • Possui compatibilidade OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que permite converter imagens em texto;
  • Diversos recursos baseados em IA (Inteligência Artificial) para facilitar sua vida;
  • Integração com Google Drive, provedores de e-mail como o próprio Gmail, Slack, Microsoft Teams, Salesforce e outras soluções;
  • Possibilidade de formatar notas com tabelas e inserindo anexos;
  • Gerenciamento de equipes e permissões para visualizar notas.

Enquanto isso, do lado do Bear, temos as seguintes principais diferenças em relação ao Evernote:

  • Suporta hashtags para organizar e marcar seus documentos;
  • Editor em markdown para que possa escrever anotações mais bem estruturadas;
  • Sincronização entre vários dispositivos, permitindo que acesse suas notas rapidamente em qualquer local com o Bear instalado;
  • Contador de palavras e marcado de tempo de leitura para notas;
  • Possibilidade de exportar arquivos em PDF, RTF, DOCX, HTML, TXT, JPG, MD e muito mais;
  • Armazenamento de documentos no iCloud.

Com isso, dizer qual é melhor entre o Bear vs Evernote realmente depende de quais recursos você precisa para uso no dia a dia.

Interface do Evernote

Comparativo de planos pagos

Vale mencionar que ambos aplicativos podem ser instalados gratuitamente em seus dispositivos. Porém, tanto o Bear quanto o Evernote oferecem planos pagos para usuários que desejam desbloquear todas as funcionalidades disponibilizadas pelos aplicativos.

Entre a diferença de planos do Bear vs Evernote, primeiramente podemos notar que o Evernote conta com dois pacotes mensais diferentes, sendo eles o Premium e o Business, como você pode conferir na página de preços do aplicativo.

O plano Premium do Evernote é ideal para um único usuário que busca desbloquear todos os recursos (como por exemplo os recursos de IA). Enquanto por outro lado, o plano Business é para aqueles que pretendem usar o Evernote entre equipe, com mais de um usuário.

Já do lado do Bear, a empresa oferece uma inscrição PRO única, com dois modelos de pagamento: mensal ou anual. Se optar por adquirir o PRO mensalmente, o usuário recebe uma semana gratuita, enquanto no plano anual, o usuário recebe 1 mês gratuito. Ao assinar o plano pago, você conseguirá sincronizar todas as informações coletadas entre o seu smartphone e o computador. Além disso, permite que você altere o design do seu Bear, tendo para isso disponíveis vários templates que vão deixar o seu App bem mais interessante.

No meu caso, eu fiz a troca do Evernote pelo Bear e até agora a experiência tem sido bem interessante. Ele não é tão profissional como o Evernote, tendo tantas funcionalidades. Porém, achei ele bem mais intuitivo e rápido de trabalhar, algo que para o meu dia-a-dia tem se revelado fundamental.

O meu próximo passo será começar a usar ele para escrever os meus textos para o blog e os meus livros. Vamos ver o Bear realmente conseguirá substituir o Evernote e o Ulysses para grande parte destas tarefas.

E então, qual escolheu entre o Bear vs Evernote?

Considerando as principais diferenças dos aplicativos, qual deles você acha mais vantajoso para suas necessidades? Conta pra gente nos comentários se conseguimos ajudá-lo a decidir ou mesmo se prefere algum dos outros aplicativos de notas para Android ou iOS.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo