Como descobrir e bloquear ladrão de Wi-Fi com o Android
30 de janeiro de 2018
Um Comentário
Como descobrir e bloquear ladrão de Wi-Fi com o Android
Como descobrir e bloquear ladrão de Wi-Fi com o Android

Como descobrir e bloquear ladrão de Wi-Fi com o Android

Um Comentário

Por mais que você tenha uma rede de internet sem fio bem protegida com senha, é possível que alguém use softwares ou aplicativos para burlar este esquema e se conectar ao seu Wi-Fi sem permissão. Infelizmente, isso é bem mais comum do que a maioria das pessoas imagina e pode deixar a sua internet bem mais lenta ou até colocar seus dispositivos conectados em perigo. Para evitar essa lentidão, invasões de privacidade ou problemas de Wi-Fi há algumas maneiras de descobrir se há realmente alguém roubando sua internet. Você pode conferir um dos métodos mais simples de bloquear ladrão de Wi-Fi com o seu Android logo abaixo!

Leia também: 5 melhores aplicativos de vídeo em slow motion no Android

Bloquear ladrão de Wi-Fi com o Fing

Como mencionamos, há algumas maneiras diferentes de descobrir se alguém está usando a sua internet, mas um método bem simples só precisa de um aplicativo de Android chamado Fing. Você pode baixá-lo e instalá-lo em seu smartphone através deste link.

Antes de tudo, é importante que seu aparelho esteja conectado à rede Wi-Fi que você quer inspecionar. Com isso certo, abra o Fing em seu dispositivo Android.

A primeira coisa que você verá é uma lista dos dispositivos que estão conectados ao seu Wi-Fi. O primeiro item será o próprio roteador, que terá o símbolo de duas setas para que você possa identificá-lo sempre.

ladrão de wi-fi

Uma boa maneira de saber quem está conectado no momento é clicando no ícone de atualização, conforme destacamos na imagem abaixo. Você pode fazer várias vezes por dia para ter noção se alguém conectou ou desconectou da sua rede ao longo do dia.

atualizar fing

Abaixo, você deverá ver seu próprio smartphone e outros aparelhos de sua casa que também estão conectados. É neste momento que você deve prestar atenção para encontrar algum item estranho, seja um celular de marca diferente, um videogame ou um computador que você não possui.

redes conectadas

Se realmente identificar um estranho usando seu Wi-Fi, clique na opção mostrada na tela e você verá alguns detalhes a mais sobre o tal dispositivo.

A informação que vamos precisar é o “Endereço Mac”, que você pode conferir na parte de baixo da tela. Anote o número em algum lugar ou só deixe o app aberto para poder consultá-lo em breve.

Bloquear ladrão de Wi-Fi

Agora, vá a um computador conectado à sua rede, abra o Prompt de Comando e digite o comando “ipconfig”. Você verá as informações do seu roteador. Anote o número ao lado de “Gateway padrão”.

gateway padrão

Digite o número da gateway padrão no seu navegador de internet. Isso te levará para a página de usuário do seu provedor de internet. Faça login com sua conta para prosseguir.

provedor de internet

Por mais que seu provedor seja diferente, as opções a seguir seguem um padrão. Clique em “Advanced” e em “Mac Filtering” em seguida.

mac address

Agora, é só inserir o número do endereço Mac do dispositivo indesejado e clicar em “Add Mac Address”. Se seu provedor tiver a opção “Ok” ou “Aplicar” para confirmar a ação, é só clicar nele para finalizar.

bloquear endereço mac

Agora o dispositivo com essse endereço Mac não poderá se conectar ao seu Wi-Fi novamente. É claro que você pode removê-lo desta lista em algum momento.

Outros recursos interessantes do Fing para profissionais da área

O Fing não serve apenas para ajudá-lo a proteger-se de invasões em sua rede Wi-Fi, na verdade, o aplicativo é muito completo e conta com uma grande variedade de ferramentas adicionais que podem ser uma verdadeira mão na roda em várias ocasiões. Porém, a maioria delas é mais voltada para um público mais técnico, especialmente pessoas que entendem e trabalham de fato com a área de redes.

Se você é um destes, ficará feliz em conhecer algumas de suas ferramentas, como a possibilidade de adquirir detalhes completos de dispositivos conectados à algum network, como endereços de IP, endereço MAC, fornecedor, fabricante, entre outras informações. Além disso, o app também pode ser utilizado para se elaborar o inventário de dispositivos e redes conectados, fazer escaneamentos de sub-rede e portas TCP, executar comandos de pingtraceroute.

Por último, o Fing pode ser empregado profissionalmente para o monitoramento de rede de sua casa, escritório ou empresa. Existem poucos aplicativos relacionados que sejam tão completos e robustos quanto a ele, portanto, vale a pena dar uma olhada.

Network Scanner – Alternativa ao Fing

Mas caso o que você deseja seja realmente apenas descobrir e bloquear ladrões de Wi-Fi, existem outras opções disponíveis no mercado. Uma delas é o Network Scanner, que de fato é um aplicativo bem menos completo se comparado ao Fing, mas certamente é capaz de executar esta função muito bem.

Ele é muito prático e fácil de se utilizar e conta com mais de 1 milhão de downloads na Google Play. Se teve qualquer problemas ao utilizar o Fing, basta clicar no link para baixar o Network Scanner gratuitamente.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das nossas dicas para bloquear ladrão de Wi-Fi?

Deu para aproveitar o nosso tutorial para aprender como você pode bloquear ladrão de Wi-Fi com o Android rapidamente? Não esqueça de deixar seu comentário e veja também como bloquear a rede Wi-Fi de outras pessoas no seu PC.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. JOSÉ RIBAMAR VALENTE DE SOUZA. 13 de agosto de 2018 17:40

    Muito fácil logo de primeira tentarei viabilizar os entrusos de uma maneiras silenciosa mais porém eficaz. Muito obrigado.

Voltar ao topo