Como bloquear o WhatsApp se o seu celular for roubado
26 de outubro de 2017
Nenhum Comentário
Como bloquear o WhatsApp se o seu celular for roubado
Como bloquear o WhatsApp se o seu celular for roubado

Como bloquear o WhatsApp se o seu celular for roubado

Nenhum Comentário

Quem já teve um celular roubado sabe da preocupação que se tem com os dados e arquivos armazenados no aparelho e que podem ser acessados de forma maliciosa pelo ladrão. Aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, podem ter informações bem importantes, incluindo senhas de email, números de cartão de crédito ou mesmo dados bancários. Nesses casos, o melhor a se fazer é simplesmente bloquear o WhatsApp o quanto antes. Infelizmente, não é todo mundo que sabe fazer isso sem o celular com o app por perto, então ensinamos o processo com as dicas logo abaixo!

Leia também: Como compartilhar sua localização no WhatsApp

1. Bloqueie o chip SIM

atualizacao-do-whatsapp

A primeira coisa que você pode fazer nessas situações é bloquear o seu chip SIM para impedir que o WhatsApp consiga fazer a verificação do número de celular usado nele. Você pode fazer isso ao entrar em contato com a sua operadora e informar o ocorrido, mas só isso não impede o uso do WhatsApp pelo Wi-Fi.

2. Use um novo chip

Como mencionamos acima, um WhatsApp já verificado ainda pode ser usado através do Wi-Fi, então é importante que você tente um método mais seguro para impedir o acesso às suas informações.

Nossa recomendação é que compre um chip novo o quanto antes e entre em contato com sua operadora para o seu número antigo seja transferido para o chip novo. O processo pode demorar uns dois dias, então é importante informar sobre a situação urgente para conseguir agilizar a troca para o quanto antes.

Quando já estiver com o número antigo, use qualquer celular para ativar o seu WhatsApp nele. Isso fará com o celular antigo deixe de ter acesso às suas conversas.

3. Mande um email para o WhatsApp

Se não quiser recorrer a nenhuma das alternativas que mencionamos acima, há uma terceira opção que você pode tentar. O próprio WhatsApp recomenda que você envie um email ao endereço support@whatsapp.com nessas situações.

No caso, coloque a mensagem “Lost/Stolen: Please deactivate my account” (sem aspas, é claro) no título e corpo do email. Embaixo da mensagem no corpo do email, também insira o seu número de celular em formato internacional. Este formato consiste do código do Brasil (que é +55), o seu código de área (o de São Paulo é 11, por exemplo) e em seguida o seu número de celular.

email whatsapp

Desta forma, seu email dever ficar como no exemplo da imagem acima. É claro que para este tutorial, colocamos os zeros para simular o que seria o número de celular junto ao código internacional e de área.

Lembre-se de fazer Backup de suas conversas no aplicativo

Caso seu celular ainda não tenha sido roubado, quebrado ou perdido, é sempre bom lembrar que é possível fazer o backup de suas conversas no WhatsApp. Este recurso é realmente útil especialmente para usuários que mantém registros e conversas de negócios através do aplicativo. Com isso, caso algo aconteça, poderá recuperar os dados de conversas no WhatsApp.

Isso pode ser feito tanto em dispositivos Android quanto no iPhone, sendo um recurso nativo do aplicativo. Não deixe de ler o quanto antes nosso guia completo com apenas 5 passos para fazer backup no WhatsApp. Afinal, é impossível prever quando algo pode acontecer com nosso smartphone.

Evite que seu WhatsApp seja clonado!

Perder seu celular não é a única coisa negativa que pode acontecer em relação à sua conta do WhatsApp. Você sabia que é possível clonar perfis no aplicativo? Usuários aproveitam a popularidade do app para aplicar golpes em usuários, eventualmente ganhando acesso às suas informações, contatos e até mesmo conversas.

Felizmente, o app traz algumas ferramentas que podem ajudá-lo a se prevenir deste tipo de problema. Como por exemplo a função de verificação de duas etapas, permitindo que você crie uma senha adicional que deve ser inserida antes de obter acesso completo às funções do aplicativo de mensagens.

bloquear o whatsapp clonado

Além disso, o próprio WhatsApp permite que seus usuários vejam em quantos dispositivos sua conta está aberta. Essa função existe inicialmente para mostrar em quais computadores seu celular está aberto, desde que o WhatsApp Web foi lançado, mas também serve para você identificar se talvez há algum IP desconhecido utilizando sua conta. Para saber exatamente como fazer tudo isso, não deixe de ler nosso artigo sobre o que fazer caso seu WhatsApp seja clonado.

Cuidado com os golpes no WhatsApp!

Fique sempre atento com qualquer tipo de mensagem que prometa coisas inusitadas recebidas ou compartilhadas por seus próprios contatos através do WhatsApp. Isso porque muitas vezes estas podem ser a porta de entrada para que sua conta seja inteiramente hackeada.

Existem diversas maneiras de evitar que esse tipo de coisa aconteça, portanto é bom conhecer todas elas e ficar sempre atento. Com isso em mente, recomendamos dar uma olhada nas nossas 10 dicas para evitar ser hackeado, incluindo desde noções básicas à verdadeiras boas práticas que podem ajudá-lo a se prevenir.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das nossas dicas para ajudá-lo a bloquear o Whatsapp?

Deu para aproveitar nosso tutorial acima para saber como você pode bloquear o WhatsApp de um celular roubado? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se deu tudo certo.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo