Celular roubado: 9 dicas do que fazer para não ter seus dados vazados
27 de fevereiro de 2018
Nenhum Comentário
Celular roubado: 9 dicas do que fazer para não ter seus dados vazados
Celular roubado: 9 dicas do que fazer para não ter seus dados vazados

Celular roubado: 9 dicas do que fazer para não ter seus dados vazados

Nenhum Comentário

Com a popularização dos dispositivos móveis, dificilmente alguém anda sem um smartphone na rua, o que torna esse aparelho um dos alvos favoritos para roubos ou furtos. Considerando que os dispositivos normalmente contam com uma grande variedade de informações sensíveis – como documentos, contatos importantes e fotos -, saber como proteger seus dados para a eventualidade de ter o celular roubado é essencial. Por isso, confira abaixo 9 dicas sobre o que fazer para evitar o vazamento de suas informações!

Leia também: 7 dicas para usar o Facebook com segurança

1. Bloqueie sua tela com senha ou desenho

A maioria dos smartphones, sejam eles Android ou iPhone, contam com alguma maneira de bloquear a tela. Alguns smartphones recentes – como o Galaxy A8 – possuem reconhecimento facial ou desbloqueio por impressão digital.

Recomendamos que as utilize no celular mas, se o seu celular for de algumas gerações antigas, simplesmente usar uma senha ou um desenho já é o suficiente para deixar uma barreira. Colocar essa barreira varia de celular para celular, mas normalmente podem ser acessadas pelo app de Configurações e no menu Segurança.

celular-roubado-seguranca

2. Localize seu Android remotamente

Tanto os smartphones Android quanto os modelos do iPhone permitem que os acesse remotamente pelo seu computador. Se é usuário do Android, continue lendo abaixo para saber como fazer o acesso remoto no seu aparelho.

Para isso, basta acessar o link e fazer login em sua conta Google. Vale lembrar que ela deve ser a mesma que vinculou ao seu smartphone. Os modelos associados à sua conta serão mostrados na tela e suas respectivas localizações.

celular-roubado-localizar


Dica: Desconfia que alguém esteja rastreando seu Android com suas credenciais?? Então confira essas 9 dicas para tirar a prova real!

3. Localize seu iPhone remotamente

Como falamos no item anterior, também é possível localizar seu iPhone remotamente. O processo é bastante semelhante ao que vimos no Android. A função pode ser utilizada de duas maneiras. A primeira é específica para quem possui um outro aparelho Apple – como o iPad, Apple Watch ou um computador Mac -, feita através de um app chamado Buscar meu iPhone, que pode ser baixado através do link.

celular-roubado-buscariphone

Basta instalá-lo em seu aparelho, abrir o app e fazer login com sua Apple ID para descobrir a localização de qualquer um de seus dispositivos registrados. Já a segunda maneira é específica para quem possui apenas um aparelho da Apple – iPhone, iPad ou Apple Watch – e possui um computador Windows. Primeiro, acesse a página da iCloud e insira suas informações de login para entrar no serviço de armazenamento em nuvem, que já mostrará a localização de seu iPhone em sua tela inicial.

celular-roubado-icloud

Dica: Proteja seu iPhone também de malwares e vírus que podem dar acesso a terceiros com essas 9 dicas!

4. Codifique seu telefone

Outra maneira um pouco desconhecida de proteger seus dados e prevenir que eles vazem se tiver o seu celular roubado é através da codificação – ou criptografia, dependendo do modelo de seu aparelho. Assim como o bloqueio de tela, a opção normalmente fica no aplicativo de configurações, no menu Segurança. Vale notar que é recomendado que coloque o celular no seu carregador e se assegurar que poderá ficar sem usá-lo por mais ou menos 1 hora, já que o processo é longo.

celular-roubado-codificar

5. Faça backup no Android

Uma das ações que precisará tomar caso tenha seu celular roubado é apagar seus arquivos remotamente – que ensinaremos nos próximos passos. Porém, antes disso é necessário fazer o backup deles, para que possa recuperá-los e acessá-los em seu computador.

No Android, existe uma série de aplicativos que permitem que faça esse backup na nuvem, incluindo o Google Drive, instalado nativamente na maioria dos aparelhos. Basta testá-los e escolher seu favorito para manter seus arquivos a salvo. Clique no link para conferir a lista completa.

6. Faça backup no iPhone

No iPhone o processo é mais simples, já que vincular sua conta na Apple ID e o iCloud fará com que faça backup automaticamente de quaisquer arquivos ou documentos que gere ou receba no aparelho. Caso não utilize o iCloud e prefira outro método, também poderá fazer backup de seu iPhone ou iPad através do iTunes, como mostramos no tutorial.

celular-roubado-backup

7. Apague seus arquivos no Android remotamente

Agora que fez backup no seu aparelho com as dicas anteriores, estará seguro para apagá-los caso seja necessário. Para fazer isso no Android, acesse novamente o Gerenciador de Dispositivos através do link e faça login com sua conta Google. Assim que a janela de localização do aparelho aparecer, selecione a opção Limpar e confirme para apagar todos os dados de seu Android.

celular-roubado-limparandroid

Observação: Vale lembrar que seu Android ficará inacessível caso opte por apagar todos seus dados e informações.

8. Apague seus arquivos do iPhone remotamente

É possível apagar suas informações através do acesso remoto pelo app Buscar meu iPhone para iPhone, iPad, Apple Watch ou Mac. Para fazer isso, basta abrir o aplicativo, escolher o aparelho que precisa apagar e selecionar a opção Erase iPhone. O mesmo processo pode ser feito para quem acessa o site da iCloud para acessar o aparelho remotamente. Vale lembrar que, assim como no Android, limpar os dados do iPhone fará com que o aparelho se torne inacessível.

celular-roubado-apagariphone

9. Habilite a autenticação em duas etapas em seus apps

A maioria de aplicativos que possuem informações sensíveis possuem um processo de segurança chamado autenticação em duas etapas. Essa opção faz com que um usuário tenha de oferecer mais uma senha para acessar o perfil. Aplicativos como o WhatsApp, Facebook e serviços de armazenamento em nuvem como Google Drive e Dropbox possuem essa medida de segurança. Aprenda como ativá-la no WhatsApp através do tutorial.

celular-roubado-duasetapas

Leia também:

Já teve o celular roubado e teve que fazer algum desses procedimentos?

Perder um objeto tão pessoal quanto um smartphone é algo bastante incômodo, principalmente quando temos um crime envolvido. Por isso, é essencial que esteja preparado para evitar que documentos e fotos pessoais e íntimas acabem na mão de pessoas mal-intencionadas. Já teve que fazer algum desses procedimentos por ter tido um celular roubado? O que mais gostaria de recomendar? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo