7 formas que o seu celular está violando sua privacidade
15 de agosto de 2018
Um Comentário
7 formas que o seu celular está violando sua privacidade
7 formas que o seu celular está violando sua privacidade

7 formas que o seu celular está violando sua privacidade

Um Comentário

Você sabia que existem diferentes tipos de aplicativos, permissões e configurações que podem deixar seus dados no smartphone expostos? Celulares não são conhecidos por serem realmente seguros quando se tratando de dados. Veja aqui 7 formas que o seu celular está violando sua privacidade sem mesmo que você saiba, ou muitas vezes que possa fazer algo a respeito.

Leia também: Privacidade no Android: Principais funcionalidades que precisa conhecer

1. Permissões de aplicativos

Pode parecer óbvio, mas esta é uma das formas mais comuns que seu celular está violando sua privacidade. Toda vez que nós baixamos aplicativos e os instalamos eles abrem uma lista de permissões necessárias para seu funcionamento. Vários usuários não se importam muito com isso e acabam dando permissões demais para aplicativos suspeitos. Normalmente, a melhor forma de lidar com isso é verificando a popularidade do aplicativo. Aplicativos famosos que contam com milhões de usuários têm menos chances de estarem tentando te enganar.

Por outro lado, imagine por exemplo um aplicativo de calculadora. Neste caso é claro que o app não vai precisar acessar coisas como sua localidade, fotos, contatos. É só uma calculadora, afinal. neste caso a melhor coisa a se fazer é não habilitar as permissões e simplesmente desinstalar o aplicativo, procurando uma opção melhor na loja. Veja como editar a permissão de seus apps no Android!

2. Rastreamento do navegador

Páginas acessadas utilizando navegadores de celular (e até mesmo para desktop também) muitas vezes fazem uso de “Cookies” para guardar informações como seu local, qual navegador está sendo utilizado, sistema operacional e mais. Normalmente essas informações são utilizadas para gerar perfis de propagandas melhores e mais focados. Acessando o que está sendo pesquisado a própria Google a partir do Chrome, por exemplo, pode descobrir quais produtos são mais interessantes para você baseado em pesquisas recentes.

Não há muito o que fazer em relação a isto, a maioria das páginas informará que utilizam cookies, e neste caso a melhor opção realmente é fechá-las caso você não queira que suas informações sejam guardadas. E claro, evite entrar em sites suspeitos ou que não tenham protocolo seguro (https)!

celular-violando-privacidade-browser

3. Conexão Wi-Fi pública

Toda vez que você acessar uma rede de Wi-Fi pública enquanto andando na rua ou até mesmo em um shopping, é importante entender que quem tem controle sobre as permissões e acessos através da rede são os proprietários da mesma. Com isso, você não tem realmente como saber o que possa estar sendo compartilhado em relação às informações de seu aparelho, localidade, etc.

Uma das poucas formas de lidar com este tipo de coisa é tentando utilizar um VPN, mas normalmente estes são bloqueados em redes públicas. A melhor coisa a se fazer é não conectar-se à rede neste caso. Porém, sabemos que muitas vezes isso será necessário.

4. Dispositivos em seu aparelho

Smartphones modernos contam com diversos tipos de censores integrados à funcionalidades do aparelho. Como por exemplo o giroscópio, acelerômetro ou até mesmo o GPS. Deste, o GPS é o mais óbvio de todos. Ele serve para identificar precisamente a sua localização enquanto sua função estiver ativa. É importante lembrar que qualquer aplicativo que peça e seja concedido acesso à sua localização poderá usar os dados do GPS para rastreá-lo.

Até mesmo o acelerômetro pode ser acessado para se identificar quanto tempo você passa em movimento ou sentado, entre outros dados. A função de localização no celular pode ser desligada, mas vários aplicativos não conseguem funcionar sem ela, como o Google Maps, por exemplo.

celular-violando-privacidade-gps

5. Provedores de celular

O seu próprio provedor como Oi, Claro, Tim podem ter acesso a informações sobre sua localização e mais dados dependendo de como você utiliza seus serviços. Estas podem ser coletadas a partir do uso de dados de seu celular ou até mesmo considerando por qual rede você está conectado. Mas não há como negar que, enquanto seu uso de dados e chip estiverem ativos, informações estarão sendo enviadas aos provedores.

Esta é a forma mais difícil de se lidar sobre como seu celular está violando sua privacidade. Mas não se preocupe tanto, normalmente as empresas de telefonia não utilizam este tipo de informação para nada relevante.

6. Gravações secretas da tela de seu celular

Você já pensou que alguns aplicativos podem estar secretamente gravando o que se passa na tela de seu smartphone mesmo enquanto em segundo plano? Isso é uma preocupação comum para usuários que não querem ter suas informações vazadas. Pense no número de dados que são mostrados em seu telefone: conversas privadas, pesquisas nos navegadores, vídeos assistidos, fotos tiradas e enviadas, entre outras coisas.

Não há o que fazer quanto a isso, na verdade é muito difícil descobrir que algo assim está acontecendo. O melhor que podemos fazer é nos prevenir não instalando aplicativos ou acessando sites suspeitos.

celular-violando-privacidade-mobileprivacy

7. Localização de fotografias

Quando tiramos foto os aparelhos guardam junto às fotos a localização atual baseada nos dados do GPS de onde ela foi tirada. Isso até que pode ser útil para nós, mas lembre-se que qualquer aplicativo com acesso à galeria de fotos também pode obter estes dados. Esta configuração é vem por padrão e é uma das formas como seu celular está violando sua privacidade sem mesmo que você saiba. Porém, esta opção pode ser facilmente desabilitada em seu aparelho Android e iPhone, para isso basta seguir estes passos.

Android: Acesse o aplicativo da câmera. Em seguida abra o menu clicando no botão com 3 pontos. Vá em configurações e desabilite a opção Salvar localização.

iOS: No iOS basta acessar as configurações do aparelho. Vá em Privacidade e depois Serviços de localização. Selecione então a câmera e marque para que nunca grave sua localização.

Encontre também no AppTuts:

O que você acha dessas 7 formas que o seu celular está violando sua privacidade?

Você sabia que existem tantas formas assim de suas informações estarem sendo acessadas sem que você saiba? Na maior parte das vezes não há muito o que fazer a respeito disso. Conta pra gente nos comentários sua opinião a respeito!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

Voltar ao topo