Como apagar o histórico de pesquisa por voz do Google Now
23 de outubro de 2015
Nenhum Comentário
Como apagar o histórico de pesquisa por voz do Google Now
Como apagar o histórico de pesquisa por voz do Google Now

Como apagar o histórico de pesquisa por voz do Google Now

Nenhum Comentário

Caso não o conheça, o Google Now é como um assistente pessoal para os usuários do Android, assim como os dispositivos da Apple possuem a Siri. Depois de um começo meio lento e sem tantos recursos como seu concorrente, o Google Now finalmente cresceu e ganhou ferramentas e funções bastante úteis e intuitivas.

O app ficou cada vez mais prático de usar, especialmente para os usuários do recente Android Marshmallow, já que agora ele faz pesquisas e sugestões baseadas no contexto de aplicativo que você está usando ou no lugar onde se encontra quando o ativa.

Só que o que a maioria das pessoas não sabe muito bem é que quando você faz uma pesquisa por voz através do Google Now, isso fica no seu histórico do Google. Parece bem simples, não é? O problema é que não é só o texto transcrito do que você falou que aparece no histórico, mas um de áudio com o que você disse também.

Mesmo que só quem tenha seu login do Google possa ter acesso a isso, é meio desconfortável ter algo assim guardado em seu histórico. Então, caso queira deletar esses arquivos de áudio, basta conferir nosso tutorial sobre como apagar o histórico de pesquisa de voz do Google Now.

Deletando arquivos de áudio do Google Now

Bom, a primeira coisa que temos que fazer é acessar seu histórico através de um computador, já que fica bem mais fácil do que gerenciar seus dados em um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet.

Passo 1: Para fazer isso, clique neste link, que o levará direto para o seu histórico de atividades na web e em apps. Faça o login com a sua conta do Google e você deverá encontrar esta tela:

apagar histórico do google

Passo 2: Então, basta clicar nos três pontinhos verticais encontrados na parte superior direita da sua tela. Você verá algumas opções, mas deverá clicar em “Configurações” para prosseguir.

apagar histórico do Google now

Passo 3: Uma nova página se abrirá e você deverá clicar na opção “Mostrar mais controles”, o que automaticamente mostrará mais algumas configurações de seu histórico. Você poderá ver todas as informações que o Google guarda de suas pesquisas, seja na Web ou em seus aplicativos (como pesquisas feitas no YouTube, por exemplo), sendo possível desativar o armazenamento desses dados com um simples clique.

histórico do Google

Passo 4: De qualquer forma, entre todas essas opções, você verá o “Suas pesquisas e comandos por voz”, que provavelmente estará ativada (isso é simbolizado pelo botãozinho azul à direita).

apagar histórico de voz do Google Now

Passo 5: Caso prefira, basta clicar no botão azul para desativar o armazenamento de seus dados de pesquisas e comandos de voz, assim, isso evita que mais arquivos de áudio sejam salvos pelo Google. Para prosseguir e deletar o que já está salvo, clique em “Gerenciar Histórico”.

Você verá uma lista de todas as pesquisas e comandos de voz que já fez usando o Google Now, sendo que algumas não terão uma transcrição exata, enquanto outros mostrarão em texto o que você disse ao aplicativo. Mesmo assim, você perceberá que todos os arquivos de áudio poderão ser reproduzidos, cada um deles com sua voz e pesquisa podendo ser escutada a qualquer hora.

Excluindo seus comandos de voz e arquivos de áudio

Passo 1: Para deletar uma ou mais arquivos de áudio de seu histórico, basta clicar na caixinha ao lado da mensagem em questão e selecionar a opção “Excluir” no topo da tela.

histórico de voz do Google Now

Passo 2: Caso queira excluir seu histórico inteiro de pesquisas de voz, vá novamente aos três pontinhos verticais na parte superior direita da tela e selecione “Excluir opções”.

dicas do Google now

Passo 3: Uma nova janelinha se abrirá, sendo que você deverá escolher a opção “Avançado” e clicar em “Selecionar a data” logo depois. Clique em “Todo período” e selecione a opção “Excluir”. O Google perguntará se você realmente deseja fazer isso, já que está prestes a apagar todo o histórico de voz, mas basta confirmar sua decisão para prosseguir.

excluir atividade de voz

Pronto, todas as suas pesquisas e comandos feitos por voz através do Google Now serão deletadas! Isso não trará nada de negativo para suas futuras experiências com o Google Now, então não precisa se preocupar. Esta é apenas uma maneira de não manter sua voz e pesquisas pessoais armazenadas em sua conta do Google.

Apagar o seu histórico do Google com uma certa frequência é uma boa forma de proteger a sua privacidade, no caso de o seu dispositivo ser furtado, por exemplo. Além disso, também deixa o navegador um pouco mais leve, visto que guardar todas estas informações sendo acumuladas por muitos dias pode acabar impactando a performance do aplicativo.

Quer aprender como apagar o histórico do Facebook?

De uma forma semelhante, também ensinamos em outro artigo como você pode apagar seu histórico do Facebook. Este, por sua vez, guarda o registro de suas atividades na rede social, como compartilhamento de fotos, imagens, vídeos, novas postagens, amizades aceitas ou até mesmo a entrada ou saída de grupos. Acesse-o na íntegra e você verá que o procedimento é tão simples quando apagar o histórico do Google Now.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das nossas dicas de como apagar o histórico do Google Now?

Conseguimos ajudá-lo a apagar seu histórico? Deixe seu comentário dizendo se conseguiu seguir nosso tutorial certinho ou se teve alguma dúvida ou problema no meio do caminho!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo