Como aumentar a velocidade da internet 3G no Android e iPhone
Nenhum Comentário
Como aumentar a velocidade da internet 3G no Android e iPhone
Como aumentar a velocidade da internet 3G no Android e iPhone

Como aumentar a velocidade da internet 3G no Android e iPhone

Nenhum Comentário

A internet 3G que você conta no seu smartphone varia bastante do tipo de plano que você contrata com a sua operadora de celular, mas dá para perceber que a velocidade nem sempre condiz com o esperado. Geralmente, essa lentidão é causada por certos recursos ou aplicativos do seu próprio dispositivo, então dá para resolver. Para saber como aumentar a velocidade da internet 3G do seu Android ou iPhone, você pode conferir nossas principais dicas!

Leia tambémOs 10 melhores apps de teclado para o Android

1. Use um navegador eficiente

Novo Android

A maioria dos navegadores mais conhecidos (como o Chrome e Safari) costumam ser mais pesados e possuem muitos recursos que podem deixar a internet 3G mais lenta que o normal.

Para contornar isso, o melhor é ter um navegador alternativo e mais leve para usar nessas situações. Outra solução é usar o aplicativo Opera Max, que reduz o uso de dados automaticamente em outros aplicativos (como o Facebook e YouTube).

Além disso, a ferramenta também permite que você salve dados nos seus aplicativos favoritos, como senhas, contas, campos de preenchimento de e-mail, entre outros. O aplicativo foi desenvolvido com o foco de proteger a privacidade de seus usuários e comprimir ao máximo o uso de sua franquia de dados enquanto acessando os mais variados aplicativos. É importante mencionar que ele funciona em segundo plano e é muito level, não afetando o desempenho de seu smartphone.

2. Use versões leves de apps

Outra dica extremamente útil para aumentar a velocidade da internet 3G é usar versões mais leves de aplicativos conhecidos. Existem vários apps deste tipo e feitos especialmente para smartphones mais lentos ou para usar com seu plano de dados.

Você pode pesquisar seus apps preferidos com a palavra “Lite” ao lado no Google Play ou na App Store. Alguns exemplos conhecidos são o Facebook Lite, o YouTube Lite e o Messenger Lite.


Alguns outros aplicativos, especialmente estes de mensagem, já não fazem tanto uso de sua rede. Porém, também é importante entender que algumas ações específicas dentro destes apps podem ter um maior impacto no seu uso de rede. Algumas delas sendo: baixar ou enviar vídeos longos, receber ou mandar fotos pesadas, entre outras.

3. Desative as imagens no navegador

Quando você acessa sites no 3G, alguns de seus elementos podem forçar a internet a usar mais recursos, o que a deixará lenta. Isso acontece bastante quando um site tem muitas imagens ou vídeos.

Para contornar esta situação, você pode ativar o “modo de leitura” no seu navegador. A maioria dos aplicativos de navegação possui essa opção, incluindo o Safari, Firefox e Google Chrome (os mais populares atualmente).

Imagens podem ter um enorme impacto na velocidade de carregamento de um site, e dessa forma, além de fazer com que consiga acessar as páginas mais rapidamente, ainda poderá diminuir o impacto da navegação no seu pacote de dados 3G.

4. Limpe o cache

Se seguir a maioria das nossas dicas e ainda perceber que sua internet ainda está lenta, o problema pode ser o próprio aplicativo utilizado. Nestes casos, a melhor solução é limpar o cache do app em questão, o que também é bem simples.

Fazer uma limpeza do cache não afeta o seu funcionamento, servindo apenas para limpar dados que haviam sido salvos com a intenção de agilizar sua utilização. Porém, muitas vezes o cache fica muito grande, resultando em uma queda na performance e execução do aplicativo.

Normalmente, quando você fizer a limpeza do cache de aplicativos como navegadores, acabará limpando também o histórico do mesmo, assim como senhas ou dados salvos no campo de pesquisa. Portanto, tenha certeza que não quer perder nada disso antes de realizar o procedimento.

Para fazer isso, basta ir nas configurações do seu dispositivo, ir na aba referente aos seus aplicativos, escolher o app específico e clicar na opção “limpar cache”. Você pode conferir um tutorial mais completo para Android neste link e para iPhone neste link.

5. Feche apps no segundo plano

apps do iphone x

Por fim, outro fator que pode deixar sua internet lenta são os aplicativos abertos em segundo plano. Isso acontece porque alguns deles pode ficar se atualizando mesmo sem serem usados, especialmente quando se eles possuem recursos que dependem da internet.

Isso acontece bastante com redes sociais e aplicativos de email, por exemplo, então é bom fechar todos os apps que realmente não for usar no momento. Tenha também sempre uma atenção adicional para aplicativos que precisem de senha para serem executados, como bancos, entre outros. Fechá-los completamente é um dos passos para garantir que ninguém possa ter acesso às suas informações privadas, especialmente em casos de furto do seu aparelho.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das nossas dicas de como aumentar a velocidade da internet 3G?

Você já sabia que os pontos que listamos poderiam afetar a velocidade de sua conexão? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e se conseguimos ajudá-lo.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo