Como baixar e instalar a loja Google Play no Android
4 de novembro de 2015
Nenhum Comentário
Como baixar e instalar a loja Google Play no Android
Como baixar e instalar a loja Google Play no Android

Como baixar e instalar a loja Google Play no Android

Nenhum Comentário

Como qualquer usuário do Android deve saber, a Google Play é a loja oficial do Google para se baixar aplicativos e jogos pro seu smartphone ou tablet. Como o Android oferece muita liberdade, é possível fazer download de apps em qualquer lugar da internet, mas muita gente prefere a praticidade e facilidade oferecida pela Google Play.

Por padrão, a loja vem instalada em todos os dispositivos Android, mas às vezes alguém pode acabar deletando-a sem querer ou pode preferir voltar para uma versão anterior da loja por conta de algum bug ou problema causado por uma atualização.

Se este for seu caso, saiba que há maneiras bem fáceis de baixar e instalar a Google Play em seu dispositivo Android. Basta conferir nosso tutorial abaixo para saber como!

Instalando a Google Play

A primeira coisa que temos que entender é que existem muitas versões da Google Play, exatamente porque o Google costuma atualizar o aplicativo com muita frequência. Caso você só queira reinstalar a loja porque a deletou sem querer, é mais aconselhável que instale a versão mais atual.

Já se na verdade você quer só voltar para uma versão mais antiga, pesquise antes para saber exatamente qual versão está procurando. De qualquer forma, todas as versões disponíveis podem ser encontradas e baixadas através deste link.

Com a versão desejada devidamente baixada em seu computador, está na hora de começar a instalação do aplicativo da loja em seu dispositivo. Se você nunca instalou apps fora do Google Play, será necessário fazer um pequeno ajuste: Vá em “Configurações”, selecione “Segurança” e ative a opção “Fontes desconhecidas”.

É importante ainda alertarmos que instalar apps fora da loja oficial pode acabar infectando seu smartphone com malwares, vírus ou outros programas maliciosos. Isso porque a própria loja da Google sempre remove aplicativos deste tipo do ar, o que não garante que estes outros bancos de apps façam o mesmo.

Portanto, caso seja um usuário mais leigo no assunto, tenha uma atenção adicional e busque sempre verificar comentários de outras pessoas que baixaram os apps para conferir se ele realmente é seguro.

Programas maliciosos podem danificar sua privacidade, roubar senhas e até mesmo ter acesso à seus arquivos privados no telefone. Então realmente é importante evitar baixar qualquer aplicativo desconhecido, com poucas avaliações, ou que pareça suspeito.

instalar Google Play no Android

Isso fará com que seja possível instalar aplicativos baixados por sites externos de forma manual. Só é preciso tomar um pouco de cuidado com futuros downloads de apps fora da Google Play ou outras lojas oficiais de aplicativos Android, pois eles podem estar com vírus.

Leia também no AppTuts: 6 lojas e aplicativos alternativos ao Google Play

Depois que ativar esta opção, conecte seu Android ao computador e coloque o arquivo APK da Google Play em qualquer pasta que desejar, como em “Downloads”.

app da Google play

Em seguida, desconecte seu dispositivo do computador e entre em seu gerenciador de arquivos no próprio Android para ter acesso às suas pastas. Procure pela pasta na qual você colocou o app da Google Play e clique no ícone do arquivo.

instalar a Google Play manualmente

Você provavelmente receberá uma mensagem avisando que aplicativos instalados desta forma podem ser prejudiciais ao seu dispositivo, mas é só confirmar a ação e clicar em “Instalar” na próxima tela.

instalar aplicativos no Android

Então, é só esperar alguns momentos e a Google Play estará devidamente instalada em seu smartphone ou tablet Android. Você pode repetir este procedimento para qualquer aplicativo baixado na internet se quiser, só é preciso ter cuidado como já mencionamos acima.

Alternativas à Google Play

Você sabia que a Google Play não é a única plataforma disponível para baixar aplicativos em seu dispositivo Android? Na verdade existem diversas excelentes jogas de aplicativos, algumas mais focadas em jogos, outras em apps fitness, por exemplo. Caso esteja interessado, descubra em nosso artigo as 10 melhores lojas para baixar apps de Android.

Entre as opções que apresentamos, estão a AppBrain, SlideME, F-Droid, Samsung Galaxy Apps, Itch.io, e outras. Você certamente vai encontrar algumas alternativas interessantes aos apps já disponíveis na loja padrão do sistema operacinal.

Conheça a Amazon AppStore

A Amazon AppStore é uma das melhores alternativas em relação à Google Play. A plataforma é quase tão completa e cheia de aplicativos quanto a loja oficial, porém, apresenta ainda algumas vantagens em relação à mesma. Na Amazon AppStore, você poderá se deparar com descontos especiais ou até mesmo a oportunidade de conseguir aplicativos gratuitamente.

E claro, em conjunto com as outras ofertas da própria Amazon, em sua AppStore também estão disponíveis livros digitais, músicas e filmes com um preço mais baixo se comparado à Google Play. Se tiver interessado, basta acessar através do link pelo seu smartphone!

Encontre também no AppTuts:

E então, conseguiu aproveitar o nosso guia?

Gostou das nossas dicas de como instalar a loja Google Play em seu Android? Então deixe seu comentário e nos diga se conseguiu seguir nosso tutorial direitinho ou se teve alguma dúvida sobre ele!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo