Como realizar a criptografia do seu Android facilmente
2 Comentários
Como realizar a criptografia do seu Android facilmente
Como realizar a criptografia do seu Android facilmente

Como realizar a criptografia do seu Android facilmente

2 Comentários

Nos dias de hoje, a criptografia é um aspecto extremamente importante para manter a segurança dos seus dados e dispositivos. Querendo ou não, isso também vale para o seu smartphone, que também corre o risco de ser invadido ou simplesmente roubado. Com a criptografia ativada, acaba sendo mais fácil de manter seu celular e as informações contidas nele intactas. Para saber como você pode criptografar o Android de maneira bem fácil, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Lembrando que apenas o procedimento de criptografar seu smartphone não garante a segurança máxima da sua privacidade. Porém, ele de fato dificulta o acesso aos seus dados por programas maliciosos como os diferentes tipos de malwares, vírus, ou mesmo ao ter seu dispositivo roubado. Por isso, ainda neste artigo ensinamos algumas dicas de segurança para ajudá-lo a manter-se protegido contra estas ameaças à sua privacidade.

Leia também: Whatsapp vs Allo: Qual é o melhor app?

Como criptografar o Android

Antes de tudo, é importante mencionar que algumas versões do Android já possuem a criptografia ativada por padrão, então talvez nem seja necessário que você faça esse procedimento. Atualmente, os smartphone que possuem o Android Marshmallow já são criptografados, mas você pode verificar de qualquer forma.

Para começar, abra as configurações do Android, procure e selecione a aba “Segurança”.

segurança android

Entre as diversas opções disponíveis, você precisa clicar em “Codificação” (a opção pode estar como “Criptografia” dependendo da versão do seu Android).

criptografia do Android


Em seguida, o Android mostrará um aviso falando sobre a criptografia, o que ela faz e quanto tempo pode demorar para o processo ser concluído.

criptografar android

O aparelho também exigirá que você o conecte ao carregador (mesmo que a bateria esteja cheia) para garantir que ele não desligue no meio do procedimento. Quando estiver tudo pronto, basta clicar em “Codificar telefone” para iniciar a criptografia.

Em seguida, você deverá inserir uma senha PIN que será usada para qualquer mudança crucial feita no seu smartphone depois que ele for criptografado. Sem esta senha, ninguém poderá fazer qualquer alteração ou invadir os dados do seu Android.

Android PIN

Como mencionado antes, isso pode demorar um bom tempo, então deixe o smartphone de lado e apenas se certifique de que sua bateria está sendo carregada durante todo o período.

Depois que o processo for concluído, você pode voltar para as configurações de segurança do Android para ver se deu tudo certo. Se tiver a mensagem “Criptografado”, é porque tudo foi feito corretamente e seu smartphone está seguro.

criptografia smartphone

Na possível situação do seu telefone já estar criptografado, está mensagem sempre estará lá e não será necessário fazer mais nada. Como mencionamos, este é o caso dos smartphones com o Android Marshmallow (ou superior) instalado.

Porque você deve considerar criptografar o seu smartphone Android

Hoje em dia utilizamos nossos smartphones para muito mais do que apenas fazer ligações para pessoas com que trabalhamos, amigos e familiares. Nos pequenos dispositivos, existem dados armazenados com diversas informações que você não gostaria que pudessem ser acessadas por simplesmente qualquer pessoa. Como informações de locais visitados a partir do GPS, pesquisas no navegador, mensagens enviadas, aplicativos utilizados, baixados e apagados, ou até mesmo dados bancários.

Tendo isso em mente, a ideia de criptografar o seu dispositivo é fazer com que, caso seu celular seja roubado ou perdido, outras pessoas não consigam facilmente chegar aos seus arquivos. E na realidade, mesmo que você não perca ou seja roubado, existem programas maliciosos que podem acabar por conseguir acesso ao seu dispositivo através de vírus, aplicativos e outros malwares, permitindo que hackers tenham acesso às suas informações.

A criptografia é um método de proteger os seus dados e documentos, dificultando o acesso aos mesmos para pessoas que não sejam você. Além disso, existem também diversos apps que podem ser utilizados para inserir senhas ou travar pastas e outros aplicativos em seu dispositivo. Por exemplo, veja nosso artigo ensinando como colocar senha no WhatsApp do Android.

Fique atento para aplicativos perigosos

Ainda no tópico de segurança e visando proteger sua privacidade como usuário, é importante conhecer e ficar atento ao baixar aplicativos de natureza mais perigosa em seu smartphone. Claro que a criptografia em seu dispositivo vai ajudar a protegê-lo, mas cuidados extras nunca são demais quando se trata de garantir a segurança de seus dados e documentos.

Para isso, criamos uma lista com 15 tipos de aplicativos que apresentam um maior risco à sua privacidade. Entre eles estão os apps de limpeza, famosos por pedirem acesso às suas pastas e armazenamento, os apps para escanear vírus, que muitas vezes podem mascarar o problema informando que nada está errado, assim como apps exploradores de arquivo, apps que prometem melhorar o uso de bateria e especialmente aplicativos baixados fora da Google Play.

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar nossas recomendações para aprender a criptografar o Android de um jeito simples e rápido? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. fd htwrs 24 de outubro de 2018 14:41

    hsbfdsgtreg hwrtghwet aiiiii aiiiiii aiiiiii

  2. aanel 24 de outubro de 2018 14:41

    orgia geral fudendo, bjs

Voltar ao topo