Como enviar qualquer documento pelo WhatsApp no Android
17 de março de 2016
Nenhum Comentário
Como enviar qualquer documento pelo WhatsApp no Android
Como enviar qualquer documento pelo WhatsApp no Android

Como enviar qualquer documento pelo WhatsApp no Android

Nenhum Comentário

Embora uma nova atualização do WhatsApp permita que você envie arquivos de serviços de armazenamento na nuvem, o único formato de documento suportado pelo app ainda é o PDF. Isso pode ser muito frustrante, ainda mais quando consideramos que este é o aplicativo de conversas mais usado no mundo. A boa notícia é que isso pode ser facilmente contornado por quem tem um Android com root.

É claro que já mencionamos motivos para realizar o root ou ficar longe dele, mas voltamos a ressaltar que o procedimento deve ser evitado se você não tem muito conhecimento do sistema operacional. Como o root deixa o Android ainda mais aberto, é possível mexer diretamente nos arquivos do WhatsApp para que o envio de qualquer formato de arquivo seja possível. Se tiver um aparelho rooteado e quiser saber como fazer isso, basta conferir nossas dicas abaixo.

Leia também20 truques e dicas para o WhatsApp

Como enviar documentos pelo WhatsApp

Como dissemos acima, é preciso que você tenha um smartphone Android com root para que este procedimento seja feito. Como ele altera certos arquivos do WhatsApp, sugerimos que faça tudo com calma e tenha consciência de que sempre há riscos em casos assim.

Bom, para começar, abra o seu gerenciador de arquivos do Android (caso não tenha um, confira alguns dos melhores nesta lista) e procure a pasta “data”. Dentro dela, procure outra pasta com o nome “data” também e selecione a pasta “com.whatsapp”.

dicas whatsapp

Nela, você encontrará e deverá clicar na pasta “shared_prefs” para prosseguir.

enviar arquivos no whatsapp


Você deverá ver alguns arquivos variados nesta pasta, mas será necessário procurar e abrir o “com.whatsapp_preferences.xml”. Ele pode ser aberto com qualquer editor de notas do seu smartphone, algo que a maioria dos gerenciadores de arquivos já traz nativamente. Caso precise, basta instalr um gerenciador de arquivos, algo que você pode conferir na lista através do link.

documentos no whatsapp

Com o arquivo aberto, procure pela linha de código “<string name=”documents”>pdf</string>” que está logo no final. Então, você só precisa alterá-la para que ela fique assim: “<string name=”documents”>pdf,doc,docx,xls,txt,pptx</string>”. Você pode conferir a imagem abaixo para ter uma referência melhor.

android root

Como deve ter percebido, você adicionou vários formatos de documentos ao código do WhatsApp, que é o possibilitará o envio destes tipos de arquivos. Com isso feito, salve o documento e pode sair do gerenciador de arquivos.

Para finalizar, vá para as configurações do Android, clique em “Apps” e procure pelo “WhatsApp” na lista que aparecer.

whatsapp

Então, é só clicar em “Forçar parada” para concluir o processo. Depois disso, você poderá usar o WhatsApp normalmente, com a vantagem de enviar arquivos do formato que incluiu no código. É claro que mesmo assim o app continua meio limitado, mas já é uma solução até que os desenvolvedores resolvam o problema oficialmente.

Gostou dessas dicas?

Deu para seguir e aproveitar nossas dicas sobre o WhatsApp? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do tutorial e se ficou com alguma dúvida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo