Como evitar o download automático de imagens no Whatsapp do Android
7 de setembro de 2015
Um Comentário
Como evitar o download automático de imagens no Whatsapp do Android
Como evitar o download automático de imagens no Whatsapp do Android

Como evitar o download automático de imagens no Whatsapp do Android

Um Comentário

O Whatsapp não é só extremamente útil para nos comunicarmos nossos amigos e familiares a qualquer momento, como é um dos aplicativos mais populares do mundo, sendo inclusive o app de mensagens mais usado atualmente. Mas essa fama e sucesso todo não fazem o aplicativo ser perfeito.

Uma das maiores reclamações por parte dos usuários do app nos dispositivos Android é que ele simplesmente baixa qualquer foto e imagem que for enviada para você. Isso é um comportamento padrão do Whatsapp, que infelizmente enche nossos aparelhos de imagens que normalmente não queremos armazenar. Especialmente quando fazemos parte de um ou mais grupos.

Felizmente para nós usuários, é possível evitar o download automático de imagens no app de maneira bem fácil no sistema Android, apenas fazendo alguns ajustes nas configurações do próprio aplicativo. Nós já demos diversas dicas interessantes sobre o Whatsapp, então não poderíamos deixar de fazer um tutorial detalhado sobre isso. Confira abaixo!

Leia também: Saiba como usar o Whatsapp no computador

Desativando o download automático de imagens

O Whatsapp no Android oferece uma opção bem simples para você não ter que ficar aguentando um monte de fotos no seu celular ou tablet. Para começar, basta abrir o Whatsapp, onde você verá a tela inicial de sempre.

Passo 1: Clique nas três bolinhas verticais no canto superior direito da tela inicial do app e você verá algumas opções. Clique em “Configurações” e uma nova tela se abrirá.

download automatico de imagens

Passo 2: Entre as novas opções que apareceram, escolha “Conversas e chamadas” para prosseguir. Agora, clique em “Download automático” para ver as opções deste recurso.


Você poderá configurar da maneira que quiser, mas podemos dar algumas dicas. Caso ainda queira que o app faça download automático de imagens, mas não quer que isso seja feito quando a conexão for 3G (para não gastar seus dados), basta selecionar “Quando utilizar rede de dados” e clicar em “Nenhuma mídia”.

whatsapp download de imagens

Passo 3: Possivelmente, a opção “Quando conectado ao Wi-Fi” estará com a opção “Imagens” ativada, significando que o app já faz download das fotos enviadas para você automaticamente. Você pode só clicar nesta opção para desativar o recurso de uma vez por todas.

Feito isso, você notará o que o app nunca baixará as imagens que você receber, e será necessário tocar nelas para fazer o download manual. Você ainda pode mudar isso a qualquer momento pelo mesmo menu e ativando o que quiser que seja baixado automaticamente pelo app.

O único ponto negativo é que ao receber uma imagem, você não consegue nem ao menor ter uma prévia de seu conteúdo. Portanto, torna-se um pouco difícil saber se você gostaria realmente de baixá-la ou não.

Aprenda a fazer backup no WhatsApp

Aproveitando que acabou de aprender como não fazer o download automático de imagens no aplicativo de mensagens, talvez esteja interessado em descobrir também como fazer backup de suas conversas no WhatsApp. Isso é ideal para evitar que conversas sejam perdidos no caso do seu telefone sofrer algum problema, ou mesmo o próprio aplicativo se corromper.

Se você não quer se preocupar com ter todas suas mensagens apagadas de uma hora para outra, recomendamos que faça o backup delas. O procedimento na verdade é bem simples, não sendo necessário qualquer conhecimento técnico. Para isso, veja nosso tutorial com 5 passos para fazer o backup do WhatsApp.

Quer ficar invisível para seus contatos no WhatsApp?

Por padrão, quando utilizamos o aplicativo nós aparecemos como online para outros usuários. Enquanto esta configuração estiver ativa, seus contatos podem saber exatamente quando você está utilizando o app, ou pelo menos quando foi a última vez que o acessou, além de poder visualizar quando mensagens foram lidas.

Pensando em dar mais opções de privacidade aos seus usuários, o aplicativo também oferece a opção de tirar o online e ficar invisível para outros contatos. Porém, é importante considerar também que ao fazer isso, você não será capaz de ver quando seus próprios contatos estiverem online. Ainda gostaria de ficar invisível no mensageiro? Leia nosso guia e aprenda como fazer isso em apenas 5 passos!

Veja como reduzir o uso de dados do WhatsApp

Fazer com que o aplicativo não faça o download automático de imagens é uma das formas de reduzir o seu uso de dados, mas não a única. Se o que você busca é fazer com que o WhatsApp consuma menos do seu pacote, existem outras coisas que podem ser feitas para ajudá-lo.

Dentre elas, estão as opções de desativar também o download de outros tipos de arquivos, não apenas imagens, incluindo também vídeos e documentos. Além disso, outras alternativas também podem ajudá-lo a economizar sem realmente impactar muito no uso do app. Veja nosso guia com 5 formas de reduzir o uso de dados.

Antes de sair, confira mais alguns artigos sobre o Whatsapp:

O que achou do nosso tutorial para não fazer o download automático de imagens no WhatsApp do Android?

Bem simples, não acharam? Isso ajuda principalmente a não guardar imagens indesejadas e a não ocupar espaço do armazenamento do seu dispositivo Android. Depois que fizerem o procedimento no aparelho de vocês, nos digam se conseguiram ou se têm alguma dúvida sobre o processo!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. César 9 de agosto de 2017 10:49

    Prezado bom dia!
    Tenho um Samsung J5 Prime, e a versão do whatsapp é 2.17.254. Mas já verifiquei a configuração e não aparece a opção download automático.
    Como devo proceder para não fazer download de mídia automaticamente pelo whatsapp?
    Grato pela atenção.

Voltar ao topo