Como fazer um checkup de segurança na conta do Google
Nenhum Comentário
Como fazer um checkup de segurança na conta do Google
Como fazer um checkup de segurança na conta do Google

Como fazer um checkup de segurança na conta do Google

Nenhum Comentário

Se você tem um smartphone ou um computador, é bastante provável que tenha uma conta da Google associada a eles. Essa conta pode ser acessada indevidamente por terceiros se o usuário não for bastante cuidadoso com seu uso.

Felizmente, a Google oferece uma maneira simples e fácil de evitar que isso aconteça, protegendo os dados associados à conta da empresa, através de um checkup de segurança na conta Google. Se tiver interesse em proteger seus dados, siga lendo o artigo, já que ele está cheio de dicas para você.

1. Como fazer o checkup pelo computador

O checkup de segurança na conta Google funciona mostrando tudo o que o serviço encontra de estranho ou de potenciais falhas na sua proteção de dados e sugerir que ações devem ser tomadas e como, garantindo que apenas você tenha acesso à sua conta.

Para começar o processo, vá no link oficial da Google para isso. Nessa tela, algumas verificações serão feitas para determinar se a sua conta está segura e, onde não tiver, recomendará o que o usuário deve fazer.

Verificação de Segurança checkup de segurança na conta google

A primeira checa em que dispositivos você está logado com essa conta e se o aparelho em questão está protegido com alguma senha. É recomendado remover a conta dos lugares que estão há muito tempo inativos.

Verificação de Segurança Dispositivos checkup de segurança na conta google

A segunda são as “Ocorrências de Segurança Recentes”, que basicamente mostra onde e quando foi feito login com a conta, para garantir que o usuário reconheça todas as vezes. Se não reconhecer, basta clicar em “Não reconhece um evento?” que você será redirecionado a uma página de alteração de senha.


Verificação de segurança Login checkup de segurança na conta google

A terceira são os métodos de recuperação de conta, que podem ser dispositivos móveis, número de telefone ou e-mail secundário, com a recomendação de que o usuário tenha pelo menos dois dos três métodos possíveis.

Verificação de segurança Recuperação checkup de segurança na conta google

A quarta mostra quais apps tem acesso a dados de sua conta, especificando também ao que tem acesso; num geral, é apenas à Google Play – para que você possa seguir o jogo através de vários dispositivos – e ao Google Drive – para realizar o upload de diversos dados importantes como o backup do WhatsApp.

Verificação de segurança Apps checkup de segurança na conta google

Por fim, a quinta é um checkup de senhas, que verifica todas as suas senhas salvas na conta da Google e aponta problemas; o principal deles é reutilizar senhas, mas também mostra senhas fracas e até se alguma de suas senhas foi comprometida em vazamento de dados.

Verificação de segurança Senhas checkup de segurança na conta google

Uma funcionalidade excelente oferecida pelo serviço, que também se encontra em gerenciadores de senhas, é a geração automática de senhas fortes, incluindo facilidade em as alterar, para garantir que nenhuma de suas contas, não importa o site, seja comprometida. Se preferir criar suas próprias senhas, siga essas dicas para não ser hackeado.

2. Como fazer o checkup pelo smartphone Android

Se preferir, é possível fazer o mesmo checkup de segurança na conta Google através do seu dispositivo móvel, sem a necessidade de abrir nenhuma página, já que a opção está num dos menus de configurações.

Para realizar o processo dessa maneira, vá no app de “Configurações”, clique em “Google” e, nessa tela, clique no botão que diz “Gerenciar sua Conta do Google”, no topo da página. Na próxima tela, terão várias abas na parte superior; deslize até chegar em “Segurança”.

Verificação de segurança android

Aí você vai encontrar muitas opções, dentre as quais está o botão “Proteger Conta”. Clicando nele, você vai ver as mesmas opções de verificação do navegador. Além disso, você pode facilmente alterar sua senha da conta, ativar verificação em duas etapas para login e verificar, até, em que sites você faz login com a conta Google.

3. Como realizar uma verificação de privacidade

Além do checkup de segurança na conta Google, também é possível fazer um checkup de privacidade, para limitar quais dados são compartilhados com a empresa. Para fazer isso, vá na página oficial dessa verificação. Siga também essas dicas para aumentar ainda mais sua privacidade e descubra como o seu smartphone pode a comprometer.

checkup de privacidade

Nessa página, você pode controlar diversos tipos de dados diferentes, tais como toda a sua atividade na web, histórico de localização, gravação de voz, histórico do YouTube e outras configurações do serviço, reconhecimento facial do Google Fotos e maior personalização dos anúncios.

Tudo isso torna a experiência do usuário bastante melhor, mas em contrapartida você dá acesso à Google de todos os seus dados de navegação, dentre muitas outras coisas, que podem ser muito preocupantes para o usuário atual.

Também é possível realizar esse checkup através de seu smartphone Android; para isso, abra o app de “Configurações”, depois clique em “Google”, em “Gerenciar sua Conta do Google” e, por fim, você vai encontrar as mesmas abas. Vá em “Dados e Personalização” e clique em “Primeiros Passos”.

Então, o que achou do checkup de segurança na conta do Google?

Se você tem uma conta da Google, pode tirar muito proveito das dicas inclusas nesse artigo, já que garantir sua segurança e evitar que terceiros – ou até mesmo a Google – tenham acesso aos seus dados e a sua privacidade é fundamental.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo