TikTok: Como fazer marketing nesta rede social
Nenhum Comentário
TikTok: Como fazer marketing nesta rede social
TikTok: Como fazer marketing nesta rede social

TikTok: Como fazer marketing nesta rede social

Nenhum Comentário

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no TikTok, uma rede social em rápida expansão, sendo especialmente muito utilizada em países asiáticos, como Japão, China, Coreia, entre outros. Tendo sido lançada em 2016, seu foco é a atuação como aplicativo para iOS e Android. Antigamente, o TikTok era chamado Musical.ly, e inclusive, na China a rede é conhecida como Douyin.

Aproveitando a ascensão dessa nova plataforma, vários negócios já estão atrás de como fazer marketing nesta rede social. Para ajudá-lo, trouxemos as principais dicas que você precisa saber para começar imediatamente e aproveitá-la para alavancar as vendas. Vamos lá.

Conheça o público do TikTok

Primeiramente, é importante reconhecer que o foco do TikTok são vídeos curtos, parecidos com Vines. A maioria deles tem uma natureza mais cômica, porém, vários influenciadores já atuam na rede social para promover diversos produtos, como kits de maquiagem, etc.

De acordo com dados demográficos recolhidos em 2019 sobre a plataforma, o TikTok já está disponível em 154 países e possui mais de 500 milhões de usuários ativos. Por comparação isso já é metade da base de usuários do Instagram, que possui 1 bilhão de acessos mensais únicos.

Além disso, é importante reconhecer que o público do TikTok tende a ser mais jovem. Na plataforma, cerca de 66% dos usuários tem menos de 30 anos, onde grande parte são adolescentes ou pessoas na faixa etária de estudantes universitários. Mesmo assim, hashtags como #MomLife, #WorkingMom ou #MomOfThree possuem seu impacto na rede social, indicando que o público não é exclusivamente jovem.

Vídeos curtos

Entenda os feeds disponíveis

O TikTok conta com dois tipos de feeds, o primeiro sendo Following, que exibe novas publicações dos usuários que você segue na rede social. Enquanto o segundo é o feed For You, que pode ser traduzido “para você.” Este feed apresenta recomendações da rede social de acordo com suas interações e características do seu perfil de usuário.

Portanto, para fazer marketing no TikTok, é necessário trabalhar com conteúdo direcionado para seu público-alvo, conquistar seguidores e fazer com que seus vídeos apareçam nas indicações do feed For You de forma orgânica.


As preferencias do usuário são construídas baseada nas pessoas que ele segue, interação com cada tipo de conteúdo e também leva em consideração quais hashtags são utilizadas e informações contidas na legenda dos vídeos. Portanto, fazer um bom uso de hashtags em publicações é importante para aumentar suas chances de sucesso na rede social.

Formato de vídeos disponíveis e transmissão ao vivo

Quem busca fazer marketing no TikTok provavelmente gostará de aderir ao formato de vídeo mais utilizado na rede social: vídeos verticais, tipicamente de 15 segundos ou menos, mas com no máximo 60 segundos. Portanto, é pouco tempo para transferir sua mensagem, o que faz com que pessoas buscando fazer marketing tenham que ser bem criativas.

Além disso, todos os vídeos no TikTok funcionam automaticamente em Loop e este é um recurso que pode ser utilizado para dar uma sensação de “reprodução infinita”, dependendo de sua estratégia.

Além disso, é importante mencionar que a partir de 1000 seguidores, você também ganha acesso à possibilidade de fazer transmissões ao vivo – um recurso já disponível no Facebook e Instagram, por exemplo. Quando você começa uma live na rede social, todos seus seguidores são notificados através do feed e com um alerta exibido no topo da tela. Estes usuários também podem compartilhar sua live para que seus próprios seguidores a descubram.

Agora uma observação importante: quando sua live termina, o vídeo é excluído para sempre – não ficando disponível para que usuários assistam posteriormente. Adicionalmente, pessoas podem comprar presentes virtuais durante a transmissão, o que serve como uma forma de monetização semelhante à das transmissões ao vivo no YouTube.

Estes presentes estão disponíveis em uma grande variedade de valores, como de $0.50 à mais de $50 dólares americanos e podem ser convertidos em dinheiro real, onde o TikTok separa sua própria taxa.

Live no TikTok

Como ter uma conta verificada no TikTok

Para ter sua conta verificada no TikTok, como acontece em outras redes sociais como o Twitter, o selo azul do Instagram, Facebook, será necessário fazer um bom trabalho. Primeiramente é importante mencionar que este processo acontece a partir da verificação por parte da própria plataforma, ou seja, não existe necessariamente uma forma de solicitar tal verificação.

Existem essencialmente três critérios para isso:

  1. O usuário é extremamente popular no TikTok, produz vários vídeos de impacto na rede social;
  2. O usuário já é alguém famoso, como é o caso de atores, músicos e outras figuras públicas, rapidamente identificados pela plataforma;
  3. O usuário foi escolhido pela equipe do TikTok por ser alguém que precisa de verificação (para evitar plágios ou perfis falsos), ou por ser alguém que se dedica imensamente a produzir conteúdo e publicá-lo na plataforma.

Portanto, essencialmente você precisa fazer um excelente trabalho na plataforma e esperar até que seja reconhecido e ganhe sua marca de perfil verificado.

Perfil verificado no TikTok

Formas de fazer marketing no TikTok

Existem essencialmente duas formas principais de se fazer marketing no TikTok, a primeira sendo através da produção de conteúdo próprio e a segunda através de influenciadores. Como mencionamos, já existem diversos influenciadores disponíveis na rede social e, com isso, você pode pagá-los para promover seus produtos à uma base de seguidores já construída.

Para isso, será necessário encontrar influenciadores que possuem um público compatível, o que pode variar muito de acordo com seu nicho de mercado. Inclusive, fazer isso também é uma boa forma de trazer seguidores para seu próprio perfil.

Já na outra opção, você pode construir seu próprio perfil para conquistar seguidores próprios e começar a criar vídeos para sua base. Mas fique atento, considerando os dados demográficos do TikTok, conteúdo feito propositalmente direcionado à venda pode não ser a melhor escolha, portanto, tente agregar valor e mostrar seus produtos ou serviços na prática ao invés de simplesmente anunciá-los através de vídeos.

Ferramenta de anúncios no TikTok

Até o momento da escrita deste conteúdo, o TikTok ainda está apenas em fase experimental com sua ferramenta de anúncios. Por isso não mencionamos essa alternativa entre os métodos de se fazer marketing na rede social, como já é possível no Facebook e para ganhar dinheiro no Instagram.

Entretanto, sabendo que a rede social já está explorando estas abordagens, é de se esperar que não demore muito até que uma plataforma de anúncios seja disponibilizada no TikTok. Porém, isso não significa que não dá para ganhar dinheiro na rede social. Confira nosso guia completo sobre como ganhar dinheiro no TikTok e verá várias oportunidades para fazer seu negócio crescer.

Para acompanhar tudo sobre o desenvolvimento da plataforma de ads no TikTok, acesse a página oficial através deste link.

Anúncios pagos

E então pronto para fazer marketing no TikTok?

Aproveite estas informações, crie sua conta na rede social acessando a página e comece a investir hoje mesmo. Use a ascensão do TikTok como alavanca para ter um perfil popular, crie conteúdo ou invista em influenciadores e boa sorte promovendo seus produtos!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo