Como impedir que apps acessem sua localização no Android
14 de dezembro de 2015
3 Comentários
Como impedir que apps acessem sua localização no Android
Como impedir que apps acessem sua localização no Android

Como impedir que apps acessem sua localização no Android

3 Comentários

Sempre que você pensa em instalar um novo aplicativo em seu Android, é possível ver quais permissões são necessárias para tê-lo em seu smartphone ou tablet e muitas vezes isso inclui a sua localização. Isso basicamente significa que há diversos apps em seu dispositivo que sabem exatamente onde você se encontra durante vários horários do dia.

Apesar disso ser relativamente inofensivo em muitas ocasiões, ainda é um aspecto bem preocupante nos dias de hoje, principalmente em relação à apps que não realmente fazem uso desta informação de maneira transparente em seus recursos. A parte positiva de tudo é que é possível impedir que os aplicativos tenham acesso à sua localização no Android.

A medida é meio drástica, já que tira o acesso de todos os apps (até aqueles que realmente fazem bom uso desta informação), mas é uma boa opção para quem quer realmente manter sua privacidade e garantir sua segurança. Para saber mais sobre isso, é só conferir nosso tutorial abaixo!

Leia tambémComo saber se você foi bloqueado no Whatsapp

Desativando a localização no Android

Para começar, abra seu menu de configurações do Android e arraste a tela um pouco para baixo até ver a aba “Localização”.

localização no Android

Você verá que a opção “Localização” estará ativada e uma possível lista de apps que pediram acesso à sua localização atualmente.

desativar rastreamento no Android


Se quiser, é possível clicar nestes aplicativos para ver informações adicionais sobre suas permissões quanto o GPS do seu aparelho.

permissões de apps no Android

Se clicar na opção “Histórico de localização”, você verá alguns dados do seu dispositivo e como sua localização foi usada recentemente. Clique no botão verde para desativar esta função e em “Excluir histórico de localização” para deletar os dados coletados.

histórico de localização no Android

Voltando para a tela anterior, finalmente podemos desabilitar o rastreio geral da sua localização no Android. É só clicar no botão verde ao lado de “Localização” e o recurso será desativado na mesma hora.

desativar localização no Android

Com isso, nenhum aplicativo terá acesso aos seus movimentos ao longo do dia, mas você pode ativar esta opção a qualquer momento através do mesmo menu. Caso você utilize bastante seu GPS, é indicado que o deixe habilitado e que simplesmente desinstale apps suspeitos que aparecerem na lista que mencionamos anteriormente.

Conseguiu remover o acesso à sua localização no Android?

Se quiser ver na prática como fazer, confira também o nosso tutorial no Youtube:

Encontre também no AppTuts:

E então, deu para aproveitar bem este tutorial sobre como desativar o rastreio da sua localização no Android? Só não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das nossas dicas e aprenda também como desativar a localização de GPS do seu PC com Windows!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. ana 14 de dezembro de 2015 22:20

    Não achei no meu celular.. poderiam me ajudar? É um Samsung S2. Obrigada!

  2. Gretel 16 de agosto de 2017 18:53

    Oi. Vou tentar achar a lista de apps na área de localização, não vi até agora. Mas eu SEMPRE tenho off a localização pq moro só em cidade não muito grande e saio muito, não me intetessa que saibam (e menos no Face) q não estou em casa. SÓ QUE TODA VEZ QUE LIGO A INTERNET CO. O CHIP DA TIM, A LOCALIZAÇÃO SE ATIVA SOZINHA. E depois ainda aparece o cartaz “Em passadas ocasiões você impediu a localização. Deseja ativá-la agora?’ E na Tim dizem que é das configurações. Só que, morando em fronteira (Chuí RS) tenho chip da Antel uruguaia e NUNCA ativou a loc. Tudo isso me deixa super irada. Obrig. Gretel.

    • Bruno 18 de agosto de 2017 15:31

      Comigo vem acontecendo a mesma coisa.
      Entrei em contato com a fabricante do meu aparelho e fui orientado a fazer um hard reset. Não resolveu.
      Liguei na TIM e a pessoa me falou que no 4G a localização é automática, ou seja, você se torna praticamente obrigado a perder a privacidade se for usar o 4G. Curioso não???

Voltar ao topo