Como rastrear o Android que foi perdido ou roubado
Nenhum Comentário
Como rastrear o Android que foi perdido ou roubado
Como rastrear o Android que foi perdido ou roubado

Como rastrear o Android que foi perdido ou roubado

Nenhum Comentário

Sabemos como é horrível a sensação de perder ou ter seu smartphone roubado de repente. Além de perder um dispositivo caro, você também acaba tendo suas informações e arquivos sendo expostos em uma situação de perigo. A boa notícia é que é possível rastrear o Android nessas situações com um recurso do próprio Google.

O melhor é ele está presente em qualquer aparelho Android. Você só precisa que o aparelho esteja ligado e com o GPS ativo. Para saber exatamente como fazer uso desse recurso para rastrear o Android, confira nossas dicas no tutorial logo abaixo!

Usando o “Encontre meu dispositivo”

rastrear o android

Conforme mencionamos, o Google tem um recurso chamado “Encontre meu dispositivo”, que está disponível em todos os smartphones com o Android instalado. Ele serve para rastrear o Android e realizar certas ações de segurança de forma remota, caso você perca o aparelho de alguma forma.

Para usar esse recurso, há algumas especificações. Antes de tudo, ele precisa estar ativado em seu smartphone, algo que já acontece por padrão em todos os aparelhos. Essa é uma medida para que você não ter o problema de só descobrir que o recurso existe depois que já tiver perdido o aparelho.

Ainda assim, se algum dia quiser checar, a opção se encontra nas configurações, na aba de “Segurança”. É claro que há outros requisitos que o Google possui para que este recurso funcione como deveria. Você pode conferi-los logo abaixo:

  • O aparelho deve estar ligado;
  • Deve estar conectado a uma Conta do Google;
  • Deve estar conectado aos dados móveis ou Wi-Fi;
  • Deve estar visível no Google Play;
  • Deve estar com a localização ativada.

São fatores bem básicos que também já ficam ativados por padrão na maioria dos smartphones. Com tudo isso certo, você deve ir ao site do “Encontre meu dispositivo” quando quiser localizá-lo. Faça isso por meio do link a seguir.

Como rastrear o Android

Antigamente, era necessário ter um aplicativo próprio do “Encontre meu dispositivo”, mas agora é um recurso nativo do Android. Desta forma, ao acessar o site e fazer login na mesma conta do Google usada no aparelho, você deverá ver algumas informações básicas.


rastrear o android localização

Isso inclui o modelo do aparelho, a qual rede ele está conectado, seu nível de bateria e sua localização exata no mapa. Todas são informações preciosas na hora de rastrear o Android perdido.

Conforme mencionamos, essas são informações possíveis com o GPS ativo e com a internet ligada. Caso ele não tenha um desses recursos, as informações serão mais escassas. O mesmo vale caso o aparelho esteja desligado.

Para facilitar o processo, você pode usar a opção “Reproduzir som”.

rastrear o android emitir som

Isso faz com o dispositivo toque um som por 5 minutos sem parar, mesmo que ele esteja no modo silencioso. Como deve perceber, isso é ótimo para encontrar o aparelho se já estiver bem perto dele.

Outras opções do “Encontre meu dispositivo”

Outra vantagem de usar o “Encontre meu dispositivo” do Google é que você tem opções até caso não consiga rastrear o Android imediatamente. Você pode bloquear o aparelho com a opção “Proteger dispositivo”, por exemplo.

aparelho roubado

Isso faz com que o aparelho seja totalmente bloqueado e que ele saia da sua conta do Google. Ainda será possível rastreá-lo, mas suas informações estarão mais seguras enquanto tenta rastrear o Android.

A outra medida mais drástica é recorrer à opção “Limpar dispositivo”.

apagar dados

Isso simplesmente apagará todos os dados do aparelho e não será mais possível rastrear o Android em seguida. Sugerimos isso caso realmente não consiga encontrar o aparelho e não queira seus dados e arquivos perdidos por aí.

É claro que como o Google faz backup de tudo na nuvem, você ainda poderá restaurar seus dados em outro smartphone. Até por isso, não acaba sendo uma opção ruim em uma situação dessas.

De qualquer forma, deu para ver como é fácil usar o “Encontre meu dispositivo” para rastrear o Android, não é?

Dica de artigo: Como bloquar o WhatsApp se o celular for roubado

Conseguiu rastrear o Android?

Deu para aproveitar as nossas dicas para conseguir rastrear o Android perdido ou roubado? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do tutorial e se há outras sugestões que acha que deveriam estar aqui.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo