Como usar o modo offline do Google Maps
26 de setembro de 2015
Um Comentário
Como usar o modo offline do Google Maps
Como usar o modo offline do Google Maps

Como usar o modo offline do Google Maps

Um Comentário

Não tem nada pior do que precisar da ajuda do Google Maps no meio da rua e não ter acesso à internet de jeito nenhum, seja pela falta de uma rede Wi-Fi ou pelo mal funcionamento do 3G. Felizmente, o Google levou isso em consideração quando criou o modo offline de seu aplicativo de navegação.

Usar o app desta forma é relativamente fácil, mas é necessário certa preparação antes para que tudo dê certo quando você precisar utilizá-lo desta forma. Para saber como é possível usar o modo offline do Google Maps, basta conferir nosso tutorial logo abaixo. Aproveite!

Leia também: Como enviar mapas do Mac para o iPhone

Usando o modo offline do Google Maps

Primeiramente, abra o aplicativo do Google Maps no seu dispositivo (seja smartphone ou tablet) Android ou iOS em um lugar em que você tenha conexão à internet. Procure pelo endereço do local que você deseja visitar e dê OK no campo de busca.

Assim que o Google Maps te mostrar o local no mapa, digite “Ok Maps” no campo de busca e dê OK novamente. Automaticamente, você voltará ao mapa e o app perguntará se você deseja fazer o download daquela localização que buscou anteriormente. Confirme e dê um nome ao mapa do local que você acabou de salvar, algo que servirá de referência para consultas rápidas no futuro.

usar o google maps offline

Você pode fazer isso com quantos endereços desejar e é a única maneira de ter o Google Maps funcionando apropriadamente sem nenhum tipo de conexão à internet. Por isso, se certifique de salvar todos os locais que precisar antes de sair de casa para não passar por dificuldades mais tarde.

Para acessar os mapas que salvou no aplicativo, basta clicar nas linhas horizontais ao lado do campo de busca e clicar em “Seus lugares”, que estará no topo da lista de opções que aparecerá na tela. Você deverá ver alguns endereços que o Google Maps armazena para facilitar sua vida, como sua casa, trabalho e escola, por exemplo. Lá no fim da página, estarão os mapas que você salvou no modo offline.


modo offline do Google Maps

Ao clicar em um deles, o mapa do local se abrirá na mesma hora e você poderá utilizá-lo normalmente mesmo sem qualquer conexão à internet. É claro que desta forma suas opções serão bem mais limitadas, mas é possível conferir boa parte da área salva e ainda dar zoom no mapa à vontade.

Os mapas salvos geralmente não ocupam muito espaço no armazenamento do seu celular e só permanecem ali por mais ou menos um mês. Depois disso, é necessário fazer o mesmo processo caso queira os mapas anteriores de volta.

Outro detalhe bem importante é que nem todos os locais do mundo estão disponíveis para serem salvos no modo offline por enquanto, já que o Google está implantando o recurso aos poucos. No que diz respeito ao Brasil, pelo menos boa parte do Sul e Sudeste já podem ser salvas no app normalmente.

Encontre também no AppTuts:

E então, o que achou da nossa dica sobre o modo offline do Google Maps? Pode ser um recurso extremamente útil, não acham? Nos digam nos comentários abaixo se já estão aproveitando esta função do aplicativo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. zenivaldo 6 de janeiro de 2016 12:26

    Não funciona offline

Voltar ao topo