Conheça as principais novidades do Android Marshmallow
13 de outubro de 2015
Nenhum Comentário
Conheça as principais novidades do Android Marshmallow
Conheça as principais novidades do Android Marshmallow

Conheça as principais novidades do Android Marshmallow

Nenhum Comentário

O Android Marshmallow, nova versão do sistema operacional do Google, já está chegando aos dispositivos da linha Nexus e não deve demorar até estar disponível para aparelhos de outras fabricantes também, como a Samsung, Motorola, LG, etc.

Mas ainda tem muita gente que não sabe o que realmente muda com esta nova versão do Android ou que podemos esperar com a atualização. Desta vez, o Google deixou a parte visual bem parecida com o que já conhecemos, focando totalmente em novos recursos e em funções úteis para o uso do dia a dia. Caso esteja curioso pra saber mais sobre o assunto, basta conferir nossa lista com as principais novidades do Android Marshmallow!

1. Permissões de apps

novidades do android marshmallowQuem tem um dispositivo Android sabe como pode ser chato ter que concordar com todas as permissões solicitadas por aplicativos quando vamos instalá-los. Algumas vezes vemos algo meio que não concordamos no meio de uma lista normal de permissões, mas acabamos tendo que concordar com tudo para instalar o aplicativo.

Com o Android Marshmallow, isso muda totalmente. Agora, será possível aceitar ou recursar permissões individualmente, fazendo o usuário se sentir mais seguro ao não ter que conviver com permissões que não fazem sentido ou que parecem um tanto suspeitas.

Outro ponto positivo é que agora você será questionado sobre as permissões quando for usar uma função do app e não quando for instalar o aplicativo em seu aparelho. Isso garante que você saiba como as permissões são usadas e impede que o aplicativo acabe agindo de forma maliciosa.

O melhor é que você também poderá modificar sua decisão sobre as permissões em suas configurações quando desejar, o que significa que algo que foi recusado anteriormente, poderá ser aceito em outra ocasião facilmente.

2. Experiência na internet

Pensando na maneira que os usuários do Android usam a internet no dia a dia, o Google resolveu dar uma melhorada geral no jeito que o navegador Google Chrome pode ser usado em smartphones e tablets. Ficou perceptível para a empresa que seria muito mais benéfico para seus usuários se eles não tivessem que abrir o app do navegador toda vez que precisem pesquisar ou conferir algo no Chrome.

Isso deu a ideia de abas customizadas, que podem ser abertas individualmente a qualquer momento e de maneira muito mais rápida, sem a necessidade de iniciar o app do navegador. Isso também torna a transição e o uso do navegador e de outros aplicativos muito mais intuitiva para uso em dispositivos mobile.


3. Suporte para impressão digital

O esperado suporte para impressão digital finalmente chegou ao Android! Diferente dos aparelhos da Apple, que são todos padronizados e iguais, o Android está em centenas de dispositivos diferentes, não sendo possível controlar se todos possuem um recurso interno como o Touch iD (que serve para reconhecer as impressões do usuário)

Com isso, o Google resolveu trazer a compatibilidade do escaneamento digital de impressões digitais, fazendo com que todos os dispositivos com o Android Marshmallow possam usar a função sem a necessidade de um recurso específico no hardware do aparelho.

Isso poderá ser usado tanto para desbloquear seu smartphone de forma mais segura, como garantirá que só você poderá fazer compras em lojas virtuais (como a Google Play) e em lojas reais que aceitem o pagamento com o dispositivo mobile.

Leia também: 14 melhores apps para esconder fotos e vídeos no Android

4. Pagamentos mobile

Android marshmallowFalando nos pagamentos mobile, esta é exatamente uma das novidades mais legais do Marshmallow. O Google desenvolveu o Android Pay, um recurso que foca em pagamentos em lojas físicas que podem ser realizadas usando apenas seu smartphone ou tablet.

A única coisa necessária é configurar os cartões de crédito ou débito que você tem com o app criado pelo Google e você poderá pagar por suas compras facilmente em qualquer estabelecimento que aceitar o recurso. É claro que por enquanto isso está sendo usado apenas nos Estados Unidos (em mais de um milhão de lojas já!), mas logo devemos ver isso se espalhando pelo resto do mundo.

Este recurso será compatível com qualquer dispositivo que tenha a função NFC (que torna possível o uso do aparelho para fazer os pagamentos como um cartão de crédito) e já oferece suporte para a maioria das empresas de cartão mais usadas no mundo.

Leia também: Como transferir arquivos do Android para o PC remotamente

5. Links abrindo no app certo

Uma das coisas mais chatas que o Android costuma fazer é sempre nos perguntar onde deve abrir certos links. Geralmente, ele não sabe se deve abrir um vídeo do YouTube no nosso navegador de internet ou no aplicativo oficial do YouTube e acaba deixando a questão a ser respondida pelo próprio usuário, por exemplo.

Felizmente, o Google conseguiu deixar seu sistema operacional mais inteligente desta vez e o Android passará a abrir links nos aplicativos que oferecem suporte direto para o conteúdo a ser visualizado. Ou seja, os vídeos finalmente te levarão direto ao app oficial do YouTube, sem que você tenha que pedir por isso.

Segundo o próprio Google, esta será uma das mudanças menos percebidas pelos usuários, mas que melhorará e facilitará bastante o uso cotidiano do sistema.

6. Melhorias na autonomia da bateria

Não dá para trocar a maioria das baterias de dispositivos Android por uma melhor ou que dure mais tempo no dia a dia, mas com um novo recurso do Marshmallow, será possível melhorar bastante sua autonomia e a forma como sua carga é usada.

A nova função, apelidada de “Doze”, usará detectores de movimento para saber se seu aparelho não está sendo usado por um certo tempo, como quando o usuário está dormindo ou quando o dispositivo foi deixado de lado durante o dia.

Isso fará com Android reduza consideravelmente o uso e o funcionamento de processos e aplicativos de segundo plano, fazendo com que a sua carga seja preservada e dure até duas vezes mais em comparação com outras versões do Android.

7. Copiar e colar mais funcionais

novos recursos do Android marshmallowPode não parecer algo tão importante à primeira vista, mas se você pensar, nós acabamos usando bastante a função de copiar, colar e recortar em nossos dispositivos Android, principalmente quando queremos compartilhar um link ou um trecho de texto com alguém.

Até agora, nós tínhamos apenas alguns ícones meio confusos aparecendo no topo da tela quando precisávamos copiar ou colar. Isso levava os usuários a cometer error frequentes e terem que repetir o processo quando se esqueciam dos significados de cada ícone. Agora, o Marshmallow simplificou tudo e substituiu os ícones pelas palavras “cortar”, “copiar” e “colar”, que devem aparecer quando você selecionar algo. Isso deixa o esquema bem parecido com o jeito que funciona em dispositivos da Apple e facilita bastante o uso da função no dia a dia.

Dica de artigo: Os 10 melhores apps para gravar a tela do Android

E aí, o que achou das novidades do Android Marshmallow? Não esqueça de deixar seu comentário dizendo se gostou das mudanças do Android e se já sabe se seu dispositivo receberá a atualização do Google!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo