Conheças as diferenças entre o Android N e iOS 9
31 de março de 2016
Nenhum Comentário
Conheças as diferenças entre o Android N e iOS 9
Conheças as diferenças entre o Android N e iOS 9

Conheças as diferenças entre o Android N e iOS 9

Nenhum Comentário

Com o Android N já sendo testado por milhares de usuários antes de seu lançamento oficial, algumas pessoas podem ficar em dúvida sobre suas diferenças com o iOS 9, a versão mais recente do sistema operacional dos aparelhos da Apple. Se também quiser saber as novidades, funções e recursos do Android e no que ele é melhor ou pior que o iOS 9, basta conferir nossa comparação abaixo!

Leia tambémConheça as principais novidades do Android N

1. Disponibilidade

Android N

O iOS 9 já pode ser baixado na maioria dos modelos de iPhone e iPad (com exceção dos bem antigos) desde o final de 2015 e tem recebido constantes atualizações que incluíram novos recursos, melhoraram performance e corrigiram bugs do sistema.

Enquanto isso, o Android N está disponível em sua fase beta apenas para aparelhos da linha Nexus desde março deste ano. Como é de se esperar de um sistema em desenvolvimento, muitos aspectos precisam ser melhorados, mas ele já tem recursos bem interessantes e diferenciados do Android Marshmallow. O maior problema é que se o Android N seguir os passos de seu sucessor, é provável que poucos dispositivos recebam sua atualização.

2. Interface

Apesar de ainda faltar um bom tempo para seu lançamento inicial, o Android N já mostra diferenças interessantes em sua interface quando o comparamos com o Marshmallow. A área de notificações foi completamente refeita para agrupar notificações de um mesmo app e para que o usuário possa visualizá-las individualmente e responder ali mesmo se preferir. Também há o modo noturno e um recurso de multi-janela que muitos usuários estavam esperando no Android faz tempo.

O iOS 9 continua muito parecido com as versões antecessoras do sistema, mas bem mais refinado e com recursos eficientes. Esta nova versão nos trouxe o 3D Touch para adicionar mais funcionais aos apps e configurações, modo noturno e a possibilidade de multi-janela em aparelhos mais potentes.

É claro que se espera que a Apple continue adicionando funções e novidades ao iOS 9 até o fim do ano, assim o Android N deve passar por muitas mudanças com base no feedback dado pelos usuários que estão testando a versão beta.


3. Assistente de voz

siri ios

Em quesito de assistente de voz, nós temos o Google Now no Android N e a Siri no iOS 9. Apesar de não ter sofrido mudanças radicais, o Google Now ainda mostra resultados mais satisfatórios que a Siri em sua usabilidade e integração direta com os serviços do Google.

Para muito usuários, o reconhecimento de voz é mais preciso no Android do que com a Siri, além do fato de que ela só aparece por comando de voz (através do “Ei, Siri”) em aparelhos mais recentes da Apple.  Já o Google Now oferece essa função em qualquer dispositivo Android, tornando seu uso mais prático.

4. Segurança e privacidade

Antigamente, a App Store da Apple era considerada extremamente segura e sem chances de receber apps com algum tipo de vírus ou malwares. Infelizmente, essa situação mudou bastante nos últimos anos e a loja não só foi invadida como também já hospedou aplicativos maliciosos.

No caso da Google Play, já sabemos que a loja tende a ser mais aberta e mais propensa a ter apps suspeitos, o que exige mais cuidado do próprio usuário. Ainda assim, o maior risco está em baixar aplicativos fora da Google Play para fazer uma instalação manual, algo que deve ser evitado sempre que possível.

Como já tivemos uma melhoria em relação à permissões de apps no Marshmallow, esperamos que o Android N traga ainda mais segurança e privacidade para seus usuários. Já o iOS 9 permanece bem seguro em seu estado normal, mas sofre por ser bem mais fechado e simplístico do que o Android.

Banner apptuts

5. Bateria

É difícil comparar bateria de aparelhos diferentes, mas neste caso dá para fazer uma relação do que os sistemas operacionais oferecem para melhorar a autonomia da sua carga. No iOS 9, finalmente ganhamos um recurso de economia de bateria, que já era um recurso atrasado em comparação ao Android, mas que ajuda a poupar a carga sempre que necessário.

Outro ponto positivo para a Apple fica por conta de seu sistema operacional ser desenvolvido especialmente para trazer o melhor desempenho possível nos poucos modelos de iPhone e iPad que existem. O problema é que isso não é uma realidade tão completa nos aparelhos mais antigos da empresa, que acabam tendo problemas com atualizações mais recentes.

Já no Android, temos uma história bem diferente. Até o Android Lollipop, tínhamos o modo de economia da bateria, mas o Marshmallow nos trouxe a recurso “Doze”, que hiberna os apps quando o aparelho não está sendo usado, de forma que consegue economizar até 50% da sua bateria. Se essa função já era boa, o Google conseguiu aprimorá-la muito bem no Android N, fazendo-a funcionar em qualquer momento que a tela for desligada, mesmo que você fique checando o aparelho toda hora.

6. Pagamentos mobile

Android vs ios

Em caso de pagamentos mobile, não há dúvidas de que a Apple que está na frente do Google. O recurso Apple Pay já está sendo aceitado por diversos bancos e estabelecimentos ao redor do mundo, o que acaba sendo bem mais prático para seus usuários.

Já o Google remodelou o esquema de seus pagamentos mobile e o rebatizou de Android Pay, só que ele ainda só é aceito em alguns países por enquanto, o que limita seu uso drasticamente em comparação ao serviço da Apple. Como o sistema foi refeito recentemente, é esperado que ele comece a ser usado no mundo em algum tempo, mas isso ainda pode demorar alguns bons meses.

Prefere o Android N ou o iOS 9?

Depois desta comparação, você prefere o Android N ou o iOS 9 como sistema operacional para smartphones e tablets? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo qual você acha mais funcional e eficiente no dia a dia!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo