Conheça as principais novidades do Android Nougat 7.1
23 de outubro de 2016
6 Comentários
Conheça as principais novidades do Android Nougat 7.1
Conheça as principais novidades do Android Nougat 7.1

Conheça as principais novidades do Android Nougat 7.1

6 Comentários

O Android Nougat recebeu uma atualização recentemente, também conhecida como 7.1 pelos usuários do sistema. Por enquanto, ela está disponível oficialmente para os usuários do novo smartphone Pixel e para quem participa do programa Android Beta em aparelhos da linha Nexus. Este é um update muito importante, especialmente porque traz alguns recursos inéditos e que realmente mostram o potencial do Android Nougat. Para saber o que mudou e o que há de novo, basta conferir nossa lista logo abaixo!

Leia também: Como ativar o modo noturno no Android Nougat

1. Interface renovada

android-7-1

Já faz algum tempo que o Android não recebe mudanças significativas em sua interface, mas sempre há pequenas melhorias a cada atualização. No caso do Android 7.1, é possível notar diversas alterações sutis no sistema. Nas configurações rápidas, por exemplo, você conta com seis atalhos em vez dos 5 antigos e o ícone de editar essas configurações fica no topo da página agora.

A tela de quando você está fazendo ou recebendo uma ligação também mudou bastante, se tornando mais colorida e levemente transparente. Fora isso, ao ajustar o volume, você consegue ver o nome de cada ícone disponível e seu nível de volume atual. São pequenas mudanças que nem todos vão notar, mas que vão fazendo a diferença para melhorar o Android Nougat.

2. Atalhos de aplicativos

É difícil implementar algo como o 3D Touch da Apple no Android já que não dá para adivinhar quais fabricantes colocarão a tecnologia de toque sensível em seus smartphones. Pensando nisso, o Google decidiu ser mais esperto e adicionar uma função de atalhos de aplicativos no sistema.

Este novo recurso funciona da mesma maneira do 3D Touch sem a necessidade de um hardware especial. Basta pressionar um app por um segundo a mais e você terá opções diversas de atalhos ou ações a escolher. Caso pressione o app do Google Chrome, terá a opção de abrir uma nova página ou uma nova página anônima, por exemplo.

Agora os desenvolvedores que criaram opções e atalhos para os apps no iOS podem implementar os recursos nas versões para Android também.


3. Suporte do Google

android-nougat

Algo um pouco inesperado é a nova opção de suporte do Google implementado diretamente no Android Nougat. Basta abrir suas configurações e clicar na aba “Suporte” para inserir seu número de telefone e problema para tentar falar com algum representante do Google.

É claro que como este recurso é bem novo, acaba sendo um pouco incerto sobre como ele funcionará no Brasil. Pelo jeito ainda teremos que esperar um pouco para vê-lo funcionando normalmente por aqui.

4. A volta do “reiniciar”

Antigamente, você podia pressionar o botão “power” do seu smartphone e escolher entre desligar ou reiniciar o aparelho. Em versões mais recentes do Android, o “reiniciar” simplesmente sumiu sem qualquer explicação, deixando diversos usuários bem confusos.

Felizmente, o Google ouviu seus consumidores e finalmente trouxe o “reiniciar” de volta nesta atualização. Além disso, também há a opção “Emergência” para que você possa discar um número de emergência rapidamente se precisar.

5. Gestos

android-7

Outra opção legal adicionada nas configurações do Android são os gestos que você pode ativar no seu aparelho. Isso inclui coisas como pressionar o botão “power” duas vezes para abrir a câmera, agitar o smartphone duas vezes para trocar da câmera traseira para a frontal ou levantá-lo rapidamente para que as notificações sejam mostradas, por exemplo.

São pequenas configurações bem interessantes e que podem deixar sua experiência ainda mais personalizada no Android. Há muitos usuários que esperam que novas opções sejam adicionadas em futuras atualizações, o que seria bem interessante.

6. Teclado de imagens

Era de se imaginar que o Google fosse dar mais atenção aos tão populares teclados de imagens e gifs, o que finalmente aconteceu na nova atualização. O Android 7.1 oferece suporte nativo a estes tipos de teclado, sendo que você pode acessá-los diretamente em qualquer app ao ir na seção de emojis.

Você verá alguns dos gifs mais usados, mas também é possível pesquisar por termos e palavras para encontrar por alguma coisa mais específica.

Instalando o Android 7.1

Oficialmente, o Android 7.1 só está disponível para ser usado no Google Pixel, mas quem possui um aparelho da linha Nexus já pode aproveitar a atualização também. Para fazer, é preciso fazer parte do programa Android Beta, que envia versões ainda desenvolvimento para os usuários com aparelhos elegíveis (no caso, apenas os Nexus).

Para começar, você precisa se inscrever no programa Android Beta, o que pode ser feito através deste link. Basta fazer o login com a conta do Google que usa no seu smartphone Android e dar “Ok”.

programa android beta

Após fazer o login, você verá se possui um smartphone elegível e a opção “Inscrever dispositivo” logo ao lado. Clique nesta opção para prosseguir.

Em seguida, você verá uma mensagem de confirmação sobre sua inscrição neste programa e como a atualização chegará automaticamente em seu dispositivo. Basta clicar em “Ok” para continuar.

atualizar o Android

Depois disso, basta deixar o Wi-Fi ligado que o aparelho receberá uma notificação sobre a atualização. É claro que antes de receber o Android 7.1, você receberá e terá que instalar o Android Nougat.

android-7-1

Com isso feito, não demorará para a notificação do Android 7.1 aparecer no seu smartphone. Basta clicar na notificação e escolher a opção “Transferir” para iniciar o download e instalação automática.

Leia também:

O que achou da atualização do Android Nougat?

Deu para ter uma boa noção dos aspectos principais desta atualização do Android? Não esqueça de deixar seu comentário dizendo se já está usando o Android 7.1 ou se ficou com alguma dúvida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

6 Comentários

  1. Roberto 23 de agosto de 2017 10:28

    Libera essa versão para meu celular

  2. Denilson 4 de janeiro de 2018 20:33

    Ótimo versão para o meu moto G4 ficou muito melhor.

  3. JOELMA FERNANDES SOBRINHO 6 de janeiro de 2018 10:20

    Maravilhoso esperei muito mais valeu a pena, ficou mais leve ,e muito mais bonito???

  4. Dulce 10 de janeiro de 2018 0:13

    Adorei ? meu moto G4 play ficou ainda mais incrível.

  5. Chrys silva 20 de janeiro de 2018 10:19

    Adorei essa versão muito melhor pra mexer agora sem dizer q não fica travando o aparelho .amei

  6. Igor 11 de fevereiro de 2018 22:55

    Depois da atualização para Nougat, meu cel passou a consumir bastante bateria. Além de bugs que ocorrem constantemente como por exemplo ícones de app que somem da tela inicial e precisam ser adicionados novamente. Me arrependi de ter atualizado o software.

Voltar ao topo