19 dicas e estratégias na hora de utilizar o Periscope
27 de agosto de 2015
22 Comentários
19 dicas e estratégias na hora de utilizar o Periscope
19 dicas e estratégias na hora de utilizar o Periscope

19 dicas e estratégias na hora de utilizar o Periscope

22 Comentários

O streaming online de vídeos é uma realidade que “domina” cada vez mais os smartphones. E nesse segmento, existe um aplicativo tem tomado a liderança: o Periscope. Este app (que está disponível para iOS e Android) é uma ferramenta que permite, com apenas alguns cliques, iniciar a transmissão dos seus vídeos e assim compartilhar o seu momento com outras pessoas.

Mas apesar de ser muito útil, a verdade é que o Periscope pode gerar algumas dúvidas. E foi por isso resolvemos escrever este artigo! Nele, vamos mostrar como deve usar o Periscope e como pode tirar melhor partido desta excelente ferramenta!

1.Preencha o seu perfil de forma correta

Tal como em qualquer outra mídia social, no Periscope você também pode preencher o seu perfil. E uma das formas de aproveitar melhor esse mesmo preenchimento é colocando um link para o seu site ou blog. Desta forma, quem adiciona você pode conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho.

Por defeito, o Periscope encurta o link mas se você quiser, também pode usar o bit.ly e criar um link encurtado e personalizado, de forma a tornar mais fácil a sua divulgação durante as transmissões do Periscope.

Veja como ficou o meu na imagem abaixo (sem o uso do Bit.ly, ainda):

imagem de perfil periscope

2. Assista a outras transmissões primeiro

Em qualquer coisa na sua vida, você vê primeiro como os outros fazem e só depois experimenta você mesmo, correto? No Periscope não é diferente. Antes de fazer a sua primeira transmissão, assista a algumas transmissões!

Aproveite e confira como eles interagem com a audiência, como chamam a atenção do público ou até mesmo como usam o Periscope para divulgarem o seu trabalho (se for esse o seu objetivo).


Se quiser algumas dicas sobre como posicionar a sua voz durante a transmissão, por exemplo, siga os concelhos do Ricardo Silva clicando aqui.

3. Crie um título que chame a atenção

Quando você começa uma transmissão, o Periscope lança uma notificação para os seus seguidores. E nessa mesma transmissão, a única coisa que aparece para eles é o seu nome e o…título da transmissão. Com um bom título, aumentam as chances de ter mais pessoas assistindo à sua transmissão. Então, invista alguns minutos na escolha do nome do título e será recompensado por isso!

4. Insira Emojis ao seu título

Eu sei: pode parecer infantil, ridículo ou até mesmo pouco profissional. Mas dependendo da sua área de negócio, a utilização de Emojis pode ajudar a chamar a atenção para a sua transmissão. Coloque alguns deles no seu próximo título e teste os resultados. Tenho a certeza que se mais ??? visitarem a sua transmissão, você ficará mais ? (desculpe, não resisti).

5. Atenção às configurações!

Antes de você apertar o botão vermelho da transmissão, o Periscope vai mostrar para você 4 opções diferentes. São elas:

  • Localização: Aqui, você indica se quer que a sua localização seja mostrada para as restantes pessoas. Para segurança dos usuários, a localização não é exata mas sim bastante ampla.
  • Bloqueio: Se quiser, você pode fazer a transmissão apenas para um pequeno número de pessoas definidas antecipadamente por você. Se não acionar esta opção, ela será pública.
  • Conversa: Se deixar esta opção ativa, apenas as pessoas que você segue poderão deixar comentários. Caso contrário, qualquer pessoa poderá comentar.
  • Postagem no Twitter: Se quiser, pode fazer uma postagem automática no Twitter quando iniciar a sua transmissão.

6. Tenha algo onde apoiar o seu smartphone

Não é obrigatório, mas ter algum local para apoiar o seu smartphone vai ajudar na hora de fazer a sua transmissão. Isto porque segurar o iPhone ou o Android na mão, durante muito tempo, pode fazer tremer a sua imagem ou até mesmo incomodar se a transmissão durar muitos minutos. Nesse caso, um tripé será o suficiente.

7. Comece!

Agora que já sabe tudo o que precisa fazer antes, chegou o momento de iniciar a transmissão no Periscope! Um dos erros mais comuns é que muitas pessoas procrastinam a sua primeira transmissão. Não faça isso! Você só vai realmente realizar uma transmissão no Periscope se você…começar! E quando começar, comece calmo. Dê tempo para as pessoas entrarem na sala, dê um “oi” para elas e fale a o seu conteúdo, com calma.

Um dos pormenores que você deve ter em atenção é que, por defeito, o Periscope começa a transmissão na Câmera traseira! Então, após iniciar a transmissão, você tem que passar ela para a câmera frontal. Não se assuste: isso acontece com qualquer usuário e tenha cuidado para não ter a sua câmera traseira filmando algo que possa ser comprometedor para você.

8. Não quer mostrar a sua cara? Não tem problema!

Uma das justificações que as pessoas usam para não usarem o Periscope é pelo fato de terem vergonha de mostrarem a sua cara. Se você é uma dessas pessoas, deixa dar uma dica: faça a sua primeira transmissão do Periscope sem mostrar a sua cara! Quer mostrar um produto? Aponte a câmera do iPhone para o produto e fale sobre ele!

9. Fale com a sua audiência

Pode parecer pouco lógico, mas a verdade é que as pessoas que estão assistindo aos Periscopes também gostam de serem ouvidas! Então, enquanto estiver na sua transmissão, pergunte de onde elas são, o que fazem, etc.

10. Aprenda a fazer várias coisas ao mesmo tempo

Em muitos Periscopes, você vai precisar de fazer várias coisas ao mesmo tempo: mostrar livros, o computador, acessórios, etc. Então, é importante que aprenda o mais rápido possível a ser multitarefa. Além disso, você vai ver comentários e corações na sua tela durante a transmissão e vai ter que conseguir manter o foco!

11. Peça corações…

Os corações são um dos pormenores mais importantes do Periscope: eles indicam o quanto as pessoas estão gostando das suas transmissões. Porém, muitas pessoas não sabem que podem dar corações! Nesse caso, nada melhor do que você pedir para eles darem alguns corações para você se tiverem gostando da sua transmissão.

12. …e que eles recomendem a transmissão

Outra coisa que as pessoas que estão assistindo podem fazer é recomendar a sua transmissão para os seguidores deles. Se quiser, peça para eles também fazerem isso. Obviamente você não deve implorar: fazer isso ou duas vezes por transmissão é mais do que suficiente!

13. Escreva algumas notas

As transmissões no Periscope devem soar o mais natural possível. Devem parecer uma conversa! Contudo, isso não significa que você não deva preparar-se. Antes de iniciar a sua transmissão, escreva algumas notas. Coloque nelas o que é mais importante você falar ao longo da transmissão.

14. Pense numa boa primeira imagem

Como já comentei aqui, o Periscope começa com uma primeira imagem da sua câmera traseira. Uma ideia para contornar essa “problema” é utilizando uma mensagem de boas vindas. Veja como a KimGarst faz isso:

ecrã inicial do Periscope

Confira este exemplo da Ana Tex que, ao falar de aplicativos para o Instagram, colocou a imagem do seu computador e dos apps:

Ana Tex transmissão do Periscope

Assim, você fica online e mostra logo uma imagem relativa ao tema da transmissão.

15. Escolha um tema que você domine

Pode parecer clichê, mas a verdade é que você deve fazer transmissões apenas sobre aquilo que realmente domina. Não convém falar sobre política quando, na verdade, o seu conhecimento é muito limitado. Pense nos seus produtos ou na área onde atua e faça transmissões sobre esses temas.

16. Seja consistente

Bom, este é um dos pontos que eu próprio tenho que melhorar, mas a verdade é que a consistência é um dos pontos chave para ser bem sucedido no Periscope! Os grandes profissionais desta área fazem, muitas vezes, 2 a 3 transmissões por dia. Obviamente, não digo que você tenha de fazer o mesmo, mas ficar várias semanas sem fazer transmissões certamente também não é uma boa estratégia.

17. Lembre a sua audiência que os vídeos ficam disponíveis por apenas 24 horas

Nem todos sabem, por isso é bom lembrar em todas as suas transmissões: o replay só ficará disponível por 24 horas no Periscope! Para terem acesso ao replay, basta que que o seguidores visitem o seu Twitter e cliquem no link. Outra dica é, nas suas definições, dê uma ordem para que os seus Periscopes sejam salvos diretamente no seu celular. Dessa forma, você pode depois fazer o upload dos seus vídeos para o Facebook ou Youtube, por exemplo.

18. Tenha cuidado com os seus dados

Mais um conselho simples mas…muito importante. Quando fizer a transmissão do Periscope, confira se está a usar os dados móveis ou se está ligado a uma rede Wi-Fi. Os dados móveis esgotam-se rapidamente no Periscope e a conta a pagar pela sua transmissão poderá sair bem cara.

19. Lembre-se que o objetivo do Periscope é capturar o momento

Quem criou o Periscope tinha como objetivo capturar momentos importantes de cada usuário. Por esse motivo, o meu conselho é que você não fuja àquela que é a essência do aplicativo: aproveitar o momento. Então, aproveite para criar uma transmissão no Periscope quando você estiver num evento ou em algo ao vivo. Tenho a certeza que a sua audiência vai adorar!

E você, já experimentou o Periscope? Sentiu alguma dificuldade?

Abraço,

Luciano Larrossa


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

22 Comentários

  1. Alberto 13 de setembro de 2015 1:07

    Gostaria de saber porque quanto eu começo a filmagem as pessoas ve de ponta cabeça.

    • Briza 29 de outubro de 2015 12:35

      Também tenho este problema quando deito o celular.

      • Odair 9 de março de 2016 4:21

        Ola Briza, antes de iniciar, isto é, antes de tocar no botão vermelho iniciar transmissão, dê dois toques na tela da mesma forma quando já está na transmissão. Vove pode perceber que antes de iniciar a transmissão, a câmera já está ligada por trás da página. Se antes de iniciar você der toque duplo, a câmera inverte e você inicia com a câmera frontal ativada. Periscope @contador_odair

  2. Carolina 20 de setembro de 2015 15:18

    Será pq não consigo fazer o vídeo ao vivo no meu zenfone , fica só carregando pras pessoas

    • Adriano Rick 9 de março de 2016 17:16

      Tambem tenho um zenfone e nao consigo fazer transmissões. Voce ja conseguiu solucionar esse problema

  3. Antenor 30 de dezembro de 2015 19:23

    Consigo instalar 2 Periscope no mesmo aparelho de celular?
    Já tenho uma conta instalada (linkada ao meu Twitter)

  4. fransthuwili 13 de janeiro de 2016 3:04

    Pessoal me ajudem por favor .meus comentários parece não ser lidos como se não tivesse enviado . Até quando vou fazer transmissão parece que tenho problema .. Não sei o que faço me ajudem se possivel obrigado.

  5. Carlos 29 de janeiro de 2016 12:02

    Como bloqueio alguém que está me seguindo?

  6. Gabriel dos Santos 29 de janeiro de 2016 18:59

    Minha câmera frontal no periscope está escura quando eu toco dias vezes, alguem pode me ajudar a arrumar isso? Se sim me mandem um email

  7. Kauer 14 de abril de 2016 0:58

    Minha câmera frontal no periscope está escura quando eu toco dias vezes, alguem pode me ajudar a arrumar isso? Se sim me mandem um email

    • guilherme 18 de maio de 2016 22:40

      a minha tambem

  8. Vitoria 23 de abril de 2016 5:20

    Oi alguém pode me ajudar? Assim eu clico pra ver uma live e fica carregando,e não aparece nada….mesmo com a internet boa….

  9. Carlos Eduardo 6 de agosto de 2016 6:43

    Quando as pessoas mandam corações pra mim, não sobem na tela, pq será que está assim ???

  10. Ray 29 de agosto de 2016 6:40

    Fui bloqueado, que eu devo fazer pra desbloquear?

  11. José Augusto 8 de setembro de 2016 22:16

    Como faz pra fazer um vídeo privado e como selecionar a pessoa que eu quero que fique no privado

  12. Chimito 18 de janeiro de 2017 5:42

    Quando iniciou a live não pega a câmera frontal, dou 2 cliques e trava, se eu dou 2 cliques de novo, volta ao normal. Alguém sabe o problema? Meu cel é um Galaxy J2

  13. Mestresabe 2 de junho de 2017 13:24

    Depois de ganhar um gato, a vida de um idoso doente e mal-humorado se transformou completamente
    http://www.mestresabe.com/2017/06/depois-de-ganhar-um-gato-vida-de-um.html

  14. Fabricio 12 de setembro de 2017 11:03

    Quando comeco um live ao vivo tem como eu tirar o som do meu microfone? Obs: uso o celular

  15. Adairmoraes 17 de outubro de 2017 13:43

    Fui cancelado no periscopio e não consigo ativar novamente entrou um cara me ofendendo e fui broqueado como eu faço para reativar

    • Luiz De Nez 30 de dezembro de 2017 10:42

      Eu também do nada sem ser bloqueado,perdi a conta

  16. f 14 de maio de 2018 17:34

    quando vejo uma live a imagem fica tremendo, o que pode ser

Voltar ao topo