33 Dicas e truques do Spotify que precisa conhecer
31 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
33 Dicas e truques do Spotify que precisa conhecer
33 Dicas e truques do Spotify que precisa conhecer

33 Dicas e truques do Spotify que precisa conhecer

Nenhum Comentário

O Spotify é um dos maiores serviços de streaming de música no mundo, contando com milhões de usuários acessando sua versão gratuita ou Premium para ouvir suas músicas favoritas de diversos artistas e gêneros disponíveis na plataforma.

Se você também usa o aplicativo para ouvir música, seja no smartphone, no PC ou em qualquer outro dispositivo, vai gostar de conhecer nossas dicas e truques do Spotify. Sem mais delongas, vamos à lista, aproveite!

Leia também:

1. Configure a qualidade do áudio

Para começar, a primeira coisa que você pode fazer ao abrir o Spotify é configurar a qualidade de saída do áudio e garantir que estará sempre ouvindo músicas da forma como deveriam ser reproduzidas. Para fazer isso, basta abrir o menu de preferências apertando a sequência de teclas CTRL+P ou acessando através do menu como indicado na imagem abaixo.

Atenção: muitas dicas envolvem acessar este menu!

dicas e truques do Spotify - Edite suas preferências

Neste menu, basta encontrar a opção denominada “Qualidade de Streaming” que, por padrão, estará marcada como “Automática“. Então, altere para “Altíssima” e pronto, sempre escutará as músicas na maior qualidade possível.

Mas atenção, caso esteja utilizando redes de dados móveis, essa é uma das dicas e truques do Spotify que pode acabar te custando, pois faz com que o serviço consuma mais de seu pacote de rede. Já para redes à cabo ou WiFi ilimitadas, normalmente isso não será um problema.


2. Crie suas próprias playlists

Criar playlists no Spotify não é nem um pouco complicado e permite que você faça sua própria seleção com músicas e artistas favoritos, disponíveis na plataforma. Isso pode ser feito diretamente acessando a lista de reprodução das músicas que estiver ouvindo.

Como indicado na imagem abaixo, basta clicar no botão de três pontinhos ( ••• ) e selecionar “Adicionar à playlist” e então selecionar uma playlist existente ou clicar em “Nova playlist“. Já no smartphone, isso pode ser feito abrindo as opções da música que estiver ouvindo.

crie suas próprias playlists

Alternativamente, também é possível adicionar músicas à playlist clicando em seus nomes no bloco localizado no canto inferior esquerdo da tela. Também é possível criar playlists automaticamente no Spotify.

3. Transfira playlists de outros apps para o Spotify

Essa é de longe uma das melhores dicas e truques do Spotify. Você sabia que é possível importar playlists criadas em outros apps e plataformas – incluindo playlists do YouTube – diretamente para o Spotify? Dessa forma, fica fácil migrar para o serviço caso esteja vindo de outra plataforma de streaming de música.

Para fazer isso, a forma mais prática é utilizando o aplicativo Soundiiz, projetado para ajudá-lo a importar e exportar playlists de diversos serviços para outras aplicações. Ele é extremamente prático e intuitivo, basta acessar pelo link e começar.

4. Baixe músicas para ouvir offline

Disponível apenas para aqueles que assinam o Spotify Premium, é possível baixar suas músicas para ouvi-las mesmo quando não estiver conectado à internet. Além disso, escutar músicas offline também ajuda a preservar seu pacote de dados móveis.

Para fazer isso, basta tocar nos três pontinhos ( ••• ) em sua playlist e selecionar a opção “Baixar“.

Também é possível fazê-lo no aplicativo para computador, como você pode ver na imagem abaixo. Basta selecionar uma playlist em sua biblioteca e clicar no botão apontado pela seta vermelha.

como baixar músicas no Spotify

Dessa forma, enquanto for um usuário Premium do Spotify, poderá aproveitar suas músicas offline. Eu uso muito este recurso quando faço viagens de avião, por exemplo.

5. Organize sua fila de reprodução

Para fazer isso, basta tocar no botão de três pontinhos ( ••• ) em qualquer música e tocar na opção “Adicionar à fila“. Já no iOS, você também tem a oportunidade de arrastar para a direita com o dedo na tela para adicionar a música que está ouvindo à sua playlist.

fila de reprodução do spotify

No computador, é possível visualizar sua lista de produção clicando no botão indicado pela seta vermelha na imagem acima. Ao acessar a fila, também é possível remover músicas clicando com o botão direito sobre seu título e selecionando “Remover da fila“.

6. Adicione suas próprias músicas caso não estejam no Spotify

Outra das melhores dicas e truques do Spotify é que, se você já possui músicas e álbuns que adquiriu e possui os arquivos em seu computador, é possível adicioná-los ao app para organizar tudo em uma única plataforma de streaming. Para fazer isso, basta acessar o menu de preferências (como ensinamos na primeira dica) e descer até a opção “Arquivos locais“.

dicas e truques do Spotify - adicionar arquivos locais

Aqui, habilite a opção, caso esteja desabilitada e então toque em “Adicionar uma fonte” para selecionar de onde deseja puxar suas próprias músicas para o Spotify. Note também que no menu esquerdo, na seção de sua biblioteca, haverá um novo menu denominado “Arquivos locais“, onde poderá encontrar todas músicas adicionadas dessa forma.

7. Confira seus seguidores

No Spotify, é possível seguir e ser seguido por outros usuários, saber o que estão ouvindo e compartilhar o que você mesmo está escutando. Para conferir tudo sobre quem está te seguindo na plataforma, basta acessar o painel clicando na imagem de seu perfil.

Seu perfil

Aqui, você poderá conferir quem está te seguindo e quais usuários ou artistas você já segue no Spotify.

8. Aproveite a versão web do Spotify

Caso esteja no trabalho ou em computadores públicos que não tem o aplicativo do Spotify instalado ou simplesmente não permitem que você o baixe, isso não é um problema. Afinal, lembre-se que é possível acessar a plataforma através de sua conta diretamente através do navegador, utilizando a solução para web.

Diversos usuários esquecem que isso é possível, por isso incluímos em nossa lista de dicas e truques do Spotify. Para fazer isso, simplesmente acesse a página do Spotify através do link (https://play.spotify.com) e pronto!

Mas cuidado! Lembre-se de não salvar suas senhas em computadores públicos para não ter qualquer chance de ter sua conta hackeada.

9. Procure por músicas favoritas

No smartphone, se estiver em busca de uma música específica e a tenha marcado como favorita, será muito fácil encontrá-la. Para fazer isso no mobile, basta arrastar para baixo e procurar entre as opções do menu de sua biblioteca para pesquisar diretamente através de suas diferentes playlists.

Dessa forma, o aplicativo irá procurar apenas dentro de sua biblioteca e não através de todo o Spotify – como normalmente acontece com a barra de pesquisa padrão.

10. Crie sua própria biblioteca

Em uma das dicas e truques do Spotify apresentadas acima, ensinamos como fazer sua própria playlist. Agora é a vez de aprender a formar sua própria biblioteca. Para fazer isso, sempre que encontrar uma álbum que gostar, clique no botão de três pontinhos ( ••• ) e toque em “Salvar na Sua Biblioteca“.

Já para músicas e podcasts, isso pode ser feito tocando no botão de coração ao lado do botão de três pontinhos, ou clicando com o botão direito na música e selecionando “Salvar em Músicas Curtidas“.

dicas e truques do Spotify - salvar na sua biblioteca

Assim, fica fácil encontrá-los para ouvir novamente acessando-as diretamente através das subcategorias da seção “Sua Biblioteca”, como você pode visualizar do lado esquerdo da tela na imagem acima.

11. Aproveite os atalhos do Spotify

Mais uma das melhores dicas e truques do Spotify para melhorar sua experiência enquanto utilizando o aplicativo é aprender quais são os atalhos disponíveis. Além do CTRL+P que ensinamos no artigo para abrir o painel de preferências da plataforma, existem diversos comandos que podem ajudá-lo, como:

  • CTRL+Seta para a Direita/Esquerda para passar ou voltar músicas;
  • Barra de espaço para pausar ou reproduzir músicas;
  • CTRL+N para criar uma nova playlist;
  • Ctrl+R para habilitar o modo “Repeat”;
  • Ctrl+S para habilitar o “Shuffle” (modo de reprodução aleatória)

Confira a lista com todos os atalhos do Spotify em português acessando a página oficial da ferramenta através do link.

12. Siga seus amigos no Spotify

Como mencionamos na acima, é possível seguir e ser seguido por outros usuários. Mas se você ainda não está seguindo ninguém no serviço de streaming de músicas, fique tranquilo, não é difícil encontrar seus contatos.

Primeiramente, vale mencionar que caso faça o login no Spotify através de sua conta do Facebook, ele já oferece a possibilidade de encontrar seus contatos que também usam a plataforma da mesma forma.

Seguir amigos no Spotify

Para fazer isso, como você pode notar na imagem acima, basta tocar no botão “Encontrar Amigos“, localizado no lado direito da tela. Em seguida, você poderá observar a janela “Seguir”, que apresentará todos seus contatos conectados à conta do Facebook, assim como uma opção para “Seguir Todos” de uma vez só. Prático, não acha?

13. Crie playlists colaborativas

Dentre as dicas e truques do Spotify, essa é uma das mais divertidas, pois permite que você e amigos, familiares e conhecidos criem playlists juntos. Fazer isso é bem simples, após criar uma playlist, basta clicar sobre seu nome com o botão direito e então selecionar a opção “Playlist colaborativa” e então clique novamente com o botão direito e selecione “Compartilhar”

Compartilhar playlists

14. Compartilhe suas playlists

Assim como ensinamos acima, também é possível simplesmente compartilhar suas playlists com outras pessoas – mesmo que não sejam suas seguidoras. Isso pode ser feito através de diversas opções, como Facebook, Messenger, Twitter, outras redes sociais ou simplesmente gerando um link para compartilhamento para a playlist em questão.

Com isso, basta enviá-lo à outras pessoas e elas poderão seguir sua playlist e curtir a ótima seleção de músicas que fez!

16. Envie músicas para seus contatos

Da mesma forma que é possível compartilhar playlists, o Spotify também te permite compartilhar apenas uma música específica. Para fazer isso, basta tocar no botão de três pontinhos ( ••• ) e selecionar as mesmas opções indicadas na imagem da dica #13.

17. Determine o tempo exato de reprodução ao enviar músicas

Se você quiser compartilhar apenas um refrão, solo ou uma parte específica de uma música ao enviá-las como ensinamos na dica anterior, isso é possível. Para fazê-lo, selecione a opção “Copiar URI do Spotify” e então, ao final do código que receber, simplesmente digite o seguinte comando como no exemplo: ‘#time1:54’

Com isso, assim que o recipiente clicar no código, será automaticamente levado para o tempo determinado (no caso do exemplo, 1 minuto e 54 segundos da música). Bacana, não é mesmo?

18. Recupere playlists excluídas

Caso tenha acidentalmente excluído uma playlist em sua conta, esta pode ser uma das melhores dicas e truques para Spotify para ajudá-lo a recuperar e lidar com essa situação. Acessando sua conta no website oficial, é possível facilmente restaurar suas listas de músicas apagadas.

Para fazer isso, acesse através do link (www.spotify.com/br) e faça o login em sua conta. Em seguida, simplesmente abra seu perfil clicando no botão ao lado de sua foto e então desça até encontrar a opção “Recuperar playlists“, como você pode ver na imagem abaixo.

19. Utilize filtros de tempo na pesquisa

Uma dica muito interessante sobre o Spotify é que você pode facilmente determinar qual o período de atividade (assim como músicas e álbuns reproduzidos durante este mesmo período) gostaria de ouvir.

Este recurso é excelente para quem não quer escutar as músicas mais novas ou mais antigas de determinado artista ou banda. Para fazê-lo, basta simplesmente fazer a pesquisa incluindo o ano na barra, por exemplo: “Led Zeppelin 1990”.

20. Encontre versões explícitas de músicas

Algumas músicas que contenham conteúdo inapropriado para todas as audiências normalmente são marcadas com a tag “Explicit”. Com isso, caso esteja procurando por uma música e a versão que estiver ouvindo não se parecer realmente com a original, o motivo pode ser porquê você não está visualizando músicas com essa tag.

Para resolver isso, basta habilitar a visualização de conteúdo explícito nas preferências do Spotify (Ctrl+P) e pronto, o app começará a mostrar todas as versões disponíveis, independente de conterem palavrões, etc.

21. Não deixe de conferir as rádios do Spotify

Além de oferecer a opção de escutar músicas enquanto online, baixá-las para ouvir offline e permitir que usuários façam suas próprias playlists e bibliotecas personalizadas, a plataforma de streaming também oferece diversas rádios para que você possa descobrir novas músicas que combinam com suas preferências!

Para acessar o painel de rádios, basta clicar no botão localizado no canto esquerdo superior da tela do aplicativo, como você pode ver na imagem abaixo.

Dicas e truques no Spotify - Rádios

Já no smartphone, basta clicar nos três pontinhos enquanto estiver ouvindo um álbum e selecionar “Ir para a Rádio“. Vale lembrar que o Spotify considera o que você escuta e também as músicas que marcou como “curtidas” clicando no coração, como mencionamos na dica 10.

22. Descubra novas músicas e bandas

Outra das melhores dicas e truques pro Spotify para quem tem interesse em explorar novos artistas disponíveis na plataforma é o menu “Descobrir“. Ele fica localizado dentro da seleção “Navegar“, como você pode observar na imagem abaixo.

Descobrir músicas

23. Aproveite os lançamentos e o radar de novidades

Na imagem da dica acima você deve ter notado que selecionamos também os menus lançamentos e “Radar de Novidades“. Estas duas opções também são excelentes para que possa encontrar novos grupos, artistas, bandas e adicionar novas produções às suas playlists.

Já o Radar é atualizado toda Sexta-Feira e tem, essencialmente, o mesmo objetivo: apresentá-lo novidades e lançamentos recentes que agora estão disponíveis para os usuários do Spotify.

24. Confira seu Mix diário

Enquanto o radar de novidades é atualizado nas Sextas-Feiras, o Mix Diário é, como o próprio nome sugere, atualizado diariamente para que você sempre tenha excelentes opções de músicas para escutar.

A seleção é baseada em suas preferências e, para acessá-lo, basta selecionar a opção “Feito para você” na sua Biblioteca do Spotify.

25. Encontre podcasts no Spotify

Podcasts são entrevistas, gravações, noticiários e narrações transformadas em áudio para que você possa ouvir e acompanhar tudo através de seus dispositivos com o Spotify. Isso é realmente prático e pode ser aproveitado em situações como quando estiver fazendo exercícios físicos, caminhadas, etc.

Para acessar os Podcasts no Spotify, é bem simples. Na seção de sua Biblioteca, simplesmente clique na opção “Podcasts” para conferir aqueles que você já acompanha, assim como encontrar podcasts em destaque.

Truques e dicas do Spotify - Podcasts

Agora, para encontrar novos podcasts, isso pode ser feito no menu “Navegar“, como ensinamos na dica #19! A título de curiosidade: o Spotify avisou que vai focar muito nos podcasts durante os próximos anos. Se você é amante de podcast como eu, vale a pena ficar atento às novidades.

26. Descubra sobre shows perto de você

Sendo uma das melhores dicas e truques do Spotify, aprender como encontrar shows de artistas e bandas próximos à sua localidade pode fazer toda a diferença em sua experiência como usuário da plataforma. Para descobrir quais shows estão agendados perto de você, basta acessar a aba “Navegar” e selecionar a opção “Shows“.

Aqui, verá o nome de sua cidade (que pode ser alterado caso queira conferir shows em outros locais) e, ao encontrar algum que tenha interesse, basta clicar no mesmo para descobrir como adquirir ingressos, etc.

Encontre shows no Spotify

27. Inicie uma sessão particular

Caso não queira que seus seguidores e amigos no Spotify vejam o que você está ouvindo, é possível iniciar uma sessão particular. Para fazer isso no computador, basta clicar na seta ao lado de seu nome de usuário e selecionar “Sessão Particular“, conforme demonstramos na imagem abaixo.

Truques e dicas do Spotify - Sessão Particular

Para fazer isso no smartphone, também é bem simples.

No Android: clique em “Configurações” no canto direito superior da tela do Spotify e então em “Sessão Particular“.

No iOS: clique em “Configurações“, selecione “Social” e então clique em “Sessão Particular“.

28. Utilize o preview de músicas no iOS

Disponível apenas para dispositivos com o iOS da Apple – pelo menos até o momento da escrita deste artigo – você tem a opção de ouvir um pequeno trecho da música antes de selecioná-la. Para fazer isso, basta tocar e manter o dedo pressionado sobre o título de uma música. Nos álbuns ou playlists, isso pode ser feito arrastando o dedo sobre a imagem da capa.

29. Faça pedidos através das assistentes virtuais

Caso você já tenha algum aparelho como o Homepod da Apple, o Google Home ou o Echo da Amazon, lembre-se que é possível sincronizar o Spotify para que possa ouvir músicas através dos mesmos.

Apple Homepod conectado ao Spotify

Com isso, basta fazer seus pedidos à Siri através de seus comandos de voz, assim com para a Alexa e para a assistente virtual do Google Home.

30. Sincronize-o com seu Home Teather

Além de poder utilizá-lo em conjunto com os dispositivos mencionados na dica anterior, também é possível aproveitar suas músicas e playlists do Spotify e ouvir através de um Home Teather conectado à sua TV.

Para isso, acesse o menu de “Dispositivos disponíveis” no Spotify e encontre por exemplo a seleção do “Chromecast” de sua TV. No computador, este botão está localizado próximo à barra de controle de volume e nos smartphones, recomendamos que confira o guia oficial da plataforma para aproveitar o recurso ao máximo.

31. Conecte o Spotify ao Uber

Para você que utiliza o Uber com frequência, essa pode ser uma das dicas e truques do Spotify mais interessantes. Sabia que é possível sincronizar suas playlists e decidir quais músicas serão tocadas em suas corridas? Isso é possível – desde que o motorista tenha habilitado o recurso para os serviços dele.

Basta acessar o painel de configurações do app do Uber e então selecionar a opção “Conectar Spotify“. Então, faça seu login e pronto!

32. Crie playlists para suas atividades

Criar playlists personalizadas é uma excelente forma de melhorar todas as suas atividades, sejam elas exercícios físicos, estudos ou até mesmo tarefas menos empolgantes – como lavar as louças. Agora que você já domina as funções do Spotify seguindo nossas dicas, simplesmente encontre artistas que tenham ritmos que combinam com suas situações.

Alternativamente, você pode simplesmente procurar por playlists prontas para atividades comuns, como caminhadas, academia, etc.

33. Aproveite os Gêneros e Momentos

O menu de “Gêneros e Momentos” no Spotify exibe centenas de playlists prontas para diversos estilos de música ou situações diferentes. Para exemplificar, é possível procurar playlists de Rock, Hip Hop, Música Eletrônica assim como álbuns e seleções de músicas para relaxar, estudar e até mesmo músicas para se ouvir enquanto fazendo refeições.

Gêneros e momentos no Spotify

Basta acessá-lo a partir do menu “Navegar” e conferir as diversas opções disponíveis. Sempre que selecionar um gênero ou momento, será levado à uma nova tela com várias seleções e playlists prontas, apresentadas pela própria plataforma de streaming.

O que achou das dicas e truques do Spotify?

Gostou de todas as dicas para aproveitar ao máximo uma das maiores plataformas de streaming de música do mundo? Conta pra gente nos comentários se já conhecia todas as dicas e não deixe de conferir também nosso comparativo entre o Echo Dot e o Apple Home para escolher o melhor aparelho com assistente virtual para ouvir músicas em casa!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo