7 dicas na hora de comprar um smartphone usado
25 de março de 2016
Um Comentário
7 dicas na hora de comprar um smartphone usado
7 dicas na hora de comprar um smartphone usado

7 dicas na hora de comprar um smartphone usado

Um Comentário

Com os preços dos smartphones ficando cada vez mais caros, é difícil ter ânimo de comprar um aparelho novo, mesmo que não falte vontade. Por isso, muitos consumidores acabam optando por dispositivos de segunda mão, já que é possível encontrar modelos funcionando perfeitamente, sem marcas de uso e pela metade do preço de um novo. Felizmente, essa é uma prática cada vez mais segura, mas ainda é preciso ter cuidado na hora de realizar a transação. Se quiser conferir 7 dicas imperdíveis na hora de comprar um smartphone usado, basta conferir nossa lista abaixo!

Leia também: 5 dicas úteis na hora de comprar um cartão SD

1. Saiba o que está procurando

Android marshmallow

O passo mais importante é sempre saber exatamente o que se está procurando antes. No mínimo, é necessário que se tenha pelo menos uma boa ideia de qual sistema operacional prefere usar, que tipo de câmera é melhor para o seu uso, se prefere um smartphone mais potente, etc.

Ainda assim, o ideal é que você já tenha alguns modelos específicos em mente, o que vai diminuir as chances de compra por impulso ou de pagar muito caro sem saber. Por isso, dê uma boa pesquisada em aparelhos que te chamam a atenção, veja análises detalhadas, opinião de consumidores que já o usam há um bom tempo e tudo o que for necessário para saber se o celular em questão vale a pena.

2. Pesquise preços

Sabendo quais modelos te interessam, comece a pesquisar por preços de versões novas e usadas em várias lojas virtuais. Isso pode ser trabalhoso, mas vai te  dar uma ótima noção de preços gerais dos aparelhos usados e do que é justo ou não dependendo do estado do dispositivo.

Além disso, será uma boa forma de saber se realmente vale a pena comprar a versão usada, já que muitas vezes encontramos aparelhos novos com pouca diferença de preço em relação a um modelo de segunda mão. Sugerimos que pesquise em vários sites diferentes e durante vários dias antes de pensar em fazer negócio com algum vendedor.

3. Cuidado com aparelhos muito baratos

Esta é com certeza uma das dicas mais valiosas que poderíamos dar a quem pensa em adquirir um smartphone usado. É muito comum, principalmente em lojas virtuais, vermos aparelhos sendo vendidos a preços extremamente baixos, algo que acaba atraindo muitos consumidores.


O problema é geralmente isso pode ser um golpe para levar o seu dinheiro. Em casos assim, é esperado que o vendedor nem envie o produto ou simplesmente que entregue um produto completamente diferente do que foi anunciado. Também há muitos aparelhos falsificados sendo vendidos a preços altos, como o iPhone 6S que roda Android e conta com configurações muito inferiores ao original.

4. Saiba das condições do produto

iphone quebrado

Se encontrou o aparelho que queria por um preço justo, lembre-se de fazer o possível para descobrir as condições do produto. Em sites como o Mercado Livre, é comum que o vendedor coloque fotos e até vídeos do produto, além de deixar uma descrição do estado que ele se encontra.

Isso é importante para que você não acabe comprando um smartphone com defeito, tela quebrada ou até cheio de riscos sem saber. Caso seja um dispositivo sem bateria removível, não esqueça de perguntar se ela ainda funciona bem, já que não será possível fazer a troca de maneira fácil depois.

Banner apptuts

5. Tire dúvidas com o vendedor

Isso nos leva a outro tópico bem importante da nossa lista: tirar todas as dúvidas possíveis antes de comprar o produto. Mesmo que você saiba das condições do aparelho através de fotos ou descrições, é necessário entrar em mais detalhes com o vendedor.

Desta forma, você pode saber se o produto é original, se vem com todos os acessórios, se tem algum problema não mencionado, se pode ser entregue rapidamente, se pode ser devolvido em algum caso, etc. Também é uma boa oportunidade para saber se há como negociar o preço, afinal, você pode conseguir acordos interessantes se pagar à vista, por exemplo.

6. Espere o momento certo

Para quem compra muito por impulso, esta deve ser a dica mais difícil de seguir, principalmente se você encontrar um modelo perfeito com um preço bom. Ainda assim, tenha consciência de que há momentos certos para se comprar um novo smartphone durante o ano.

Por exemplo: se você quer o iPhone 6S e encontrou um modelo usado por um bom preço, ainda pode valer a pena esperar até o fim do ano, quando o iPhone 7 for lançado e seu sucessor tiver uma interessante queda de preço. Com a desvalorização dos modelos novos, os usados também terão que seguir os preços do mercado.

Isso vale para a maioria das empresas, já que virou tradição lançar um dispositivo novo por ano, bastando apenas saber quando a fabricante em questão costuma lançar seus aparelhos. Se seguirmos o exemplo para alguém que quer um iPhone 6 ou iPhone 5S, não há tanta necessidade de esperar até o próximo ser anunciado (já que são mais antigos de qualquer forma), apenas se faltar 3 ou 2 meses para isso.

7. Onde comprar

smartphone usado

Esta é um grande dúvida de quem inicia sua busca por aparelhos usados, mas é fácil de responder. Em geral, você pode encontrar smartphones usados em lojas virtuais ou físicas, mas aconselhamos que procure por opções conhecidas e confiáveis.

O Mercado Livre e o OLX são duas boas alternativas e que sempre procuram maneiras seguras de realizar transações deste tipo. Se escolher o pagamento via Mercado Pago, por exemplo, há a possibilidade de conseguir seu dinheiro de volta em caso de golpe ou se o vendedor te enviar algo fora do combinado. Mesmo assim, é preciso ter cuidado, já que ainda há pessoas pedindo pagamento por depósito ou boleto nestes sites, o que não garante que seu investimento seja devolvido se necessário.

Comprou seu smartphone usado com essas dicas?

Deu para aproveitar nossas dicas para ter mais noção e segurança de como comprar um smarpthone usado? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo