10 dicas para não ter suas senhas hackeadas ou sequestradas
21 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
10 dicas para não ter suas senhas hackeadas ou sequestradas
10 dicas para não ter suas senhas hackeadas ou sequestradas

10 dicas para não ter suas senhas hackeadas ou sequestradas

Nenhum Comentário

Hoje em dia precisamos de senhas para acessar praticamente tudo. Sejam nossos perfis em redes sociais, contas bancárias e até mesmo para jogos online. Nós sabemos muito bem o que pode acontecer se pessoas indesejadas adquirem acesso as estas contas. Se você está procurando formas de protege-las, veja nossas 10 dicas para não ter suas senhas hackeadas e aprenda o que pode ser feito para evitar ao máximo que isso aconteça.

Leia também: 7 formas que o seu celular está violando sua privacidade

1. Use caracteres especiais

Quando se trata de senhas, devemos usar qualquer coisa que pudermos para dificultar outras pessoas ou até mesmo programas a descobrir quais são. Uma das melhores formas de fazer isso é incluir caracteres especiais em suas senhas.

Caso queira criar uma senha como “senhapadrao”, considere deixá-la assim: “[email protected]!”. Números e caracteres especiais ajudam na complexidade e segurança de sua senha.

dicas-nao-ter-senhas-hackeadas-senhas

2. Tamanho importa

O tamanho de sua senha é importante, programas que encontram senhas tentam diversas combinações diferentes até descobrir qual é a sua. Ou seja, quanto maior a senha, mais trabalho para hackers. Procure algo entre 8 e 11 caracteres, mas evite passar disso.

3. Cuidado ao salvar senhas

Sabe quando entramos em nossa conta em sites ou programas recebemos perguntas se queremos salvar a conta e senha ou ser lembrado? Tome cuidado ao escolher estas opções, principalmente em smartphones.

Se você salvar o acesso ao Facebook em seu celular e ele for roubado, os assaltantes poderão acessar sua conta sem nem mesmo precisar digitar a senha para entrar. Lembre-se de deslogar de aplicativos depois de usá-los.

4. Não compartilhe senhas

Parece óbvio, mas esta é uma das melhores dicas para não ter suas senhas hackeadas. Mesmo que essas amigos e familiares sejam confiáveis, hackers podem rastrear as mensagens enviadas dependendo do meio utilizado e descobrir sua senha facilmente. Caso precise realmente compartilhar senhas, procure fazer isso pessoalmente, ou pelo menos apague as mensagens posteriormente.

5. Cuidado com sites suspeitos

Sites suspeitos, principalmente aqueles que não possuem protocolo HTTPS podem enganar usuários e roubar senhas de acesso endereços de e-mail. Fique sempre atento às paginas que está visitando e certifique-se que são genuínas.

6. Proteja sua rede wi-fi

Proteger sua rede wi-fi e evitar redes públicas são excelentes formas de evitar acessos indevidos aos seus dados. Para fazer isso normalmente basta criar uma senha de acesso, lembre-se de usar as dicas acima! Caso você compartilhe a senha com muitos amigos e familiares, considere mudá-la periodicamente.

dicas-nao-ter-senhas-hackeadas-wifipass

7. Use senhas diferentes

A única coisa pior que ter uma conta hackeada é ter várias contas hackeadas. Isso acontece qual usamos a mesma senha em diferentes páginas, por exemplo para o nosso Facebook, Twitter, Instagram, etc. Normalmente o e-mail utilizado também é o mesmo, portanto usar senhas diferentes é a melhor forma de evitar esta situação.

8. Crie senhas difíceis

Evite fazer senhas simples que constem por exemplo apenas o nome de seu bichinho de estimação, data de aniversário sua ou de familiares, etc. Procure senhas que são relevantes para você, mas que outras pessoas não possam descobrir facilmente.

Pode parecer uma óbvio, mas é uma das melhores dicas para não ter suas senhas hackeadas. O número de pessoas que utilizam senhas como “senha123” ou “123123” é maior do que você imagina.

9. Cuidado com programas suspeitos

Evite baixar e instalar qualquer programa suspeito em seu computador ou smartphone. Alguns vírus e programas são capazes de rodar em segundo plano e captar entradas de seus dispositivos, como tudo que está sendo digitado em seu teclado ou tudo que passa na tela de seu celular.

10. Utilize o modo anônimo no navegador

Quando precisar acessar qualquer conta em um computador público, sempre utilize o modo anônimo. Ele garante que qualquer dado de acesso não será gravado no computador, exceto em casos de computadores infectados. No geral, o ideal é evitar acessar contas, principalmente bancárias, em dispositivos públicos.

dicas-nao-ter-senhas-hackeadas-modoanonimo

Encontre também no AppTuts:

O que achou da nossa lista de dicas para não ter suas senhas hackeadas?

Mude agora mesmo suas senhas de acesso caso elas não sigam alguns dos padrões citados na lista. Já teve sua senha roubada alguma vez? Conta pra gente nos comentários!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo