10 dicas para decidir qual tablet Android comprar
23 de agosto de 2015
Nenhum Comentário
10 dicas para decidir qual tablet Android comprar
10 dicas para decidir qual tablet Android comprar

10 dicas para decidir qual tablet Android comprar

Nenhum Comentário

Na hora de comprar um tablet, muitas dúvidas podem surgir na cabeça do consumidor, mas maior de todas sempre é: qual tablet Android comprar? Entre tantos tipos de modelos, com configurações e capacidades diferentes, é realmente um desafio saber o que levar para casa.

Para te ajudar um pouco nesta tarefa, nós listamos 10 dicas super importantes e que sempre devem ser consideradas para realmente decidir que tablet Android comprar. Confira-as abaixo!

1. Saiba o que você precisa

Qual tablet Android comprar

Não é porque um dispositivo é mais caro ou mais novo que ele vai te oferecer tudo o que precisa. A verdade é que nem sempre chegamos a usar metade das funções de smartphones e tablets, o que deixa claro que às vezes não vale a pena pagar muito por recursos que você nunca usar ou precisar no dia a dia.

Você precisa pensar se vai usar o tablet para ver filmes no Netflix, acessar a internet, escrever, usá-lo mais no trabalho ou escola, jogar, ler ou tirar fotos. Enquanto algumas pessoas podem realmente fazer uso de todas essas funções, outras focam mais em duas ou três tarefas na maior parte das vezes.

Se você gosta muito de ver filmes, procure aparelhos com uma tela boa; se prefere tirar fotos ou fazer vídeos, procure um tablet com uma câmera melhor; se precisar escrever bastante diariamente, dê preferência para tablets que venham com teclado ou que tenham suporte para um.

2. Preste atenção nas especificações

Melhor tablet android

Essa parte sempre é a mais chata, mas ainda assim muito importante. Muitos tablets tem configurações parecidas, mas com preços bem diferentes, o que pode confundir muitos consumidores.


Mas ainda é necessário que você sempre preste atenção nessas coisas: que tipo de processador o tablet tem, quanto de memória RAM ele oferece, qual a resolução da tela, quais tipos de conexão estão disponíveis, qual a versão de seu sistema operacional (no caso o Android, é claro), etc.

Isso tudo serve para que você saiba se o dispositivo realmente é poderoso para tarefas mais pesadas ou se seu uso é recomendado para coisas leves do dia a dia.

3. Compare modelos

dicas melhor tablet android

Existem muito modelos extremamente parecidos, mas sempre acabamos dando preferência para aquele de marca mais conhecida. Ainda assim, você pode simplesmente encontrar um tablet mais eficiente e mais barato de uma fabricante que talvez não tenha muita atenção da mídia.

Como falamos acima, pegue todas as especificações e compare muitos modelos para saber qual é aquele que realmente vai se encaixar na sua rotina e oferecer o que você precisa.

Leia também: Como acessar remotamente o MacBook através do Tablet

4. Considere o tamanho e o peso

tablet android dicas

Tamanhos e pesos diferentes é o que você mais vai encontrar dentre os tablets Android. Os de 7 polegadas são os mais comuns e geralmente os mais leves, mas se você precisa de algo mais robusto para o dia a dia, há muitas opções de 8 polegadas para cima.

Os de 10 polegadas, por exemplo, são muito mais pesados e podem cansar as mãos de quem precisa de um dispositivo mais portátil. O ponto positivo é que não há tela melhor para ver seus filmes e vídeos.

5. Leia e assista análises

tablet android análise

Esse é um dos fatores mais importantes da nossa lista. Por muitas vezes, fazemos exatamente tudo o que é recomendado nestas dicas e achamos um modelo que parece perfeito em teoria. O problema é que ele pode se tornar um desastre e não ser nada daquilo que foi prometido na loja onde você o comprou.

Por é sempre importante que você procure por análises, sejam em texto ou vídeo, de pessoas que já têm o produto e já puderam testar suas funcionalidades. Isso vale especialmente para canais e sites especializados em tecnologia, já que eles geralmente fazem muitos testes para verificar o bom funcionamento do produto e se ele faz tudo o promete.

Leia também: 10 apps para ver filmes e séries no seu Android

6. Pense no custo-benefício

melhores tablets

Se você comparar bem, vai perceber que muitos tablets não são tão poderosos perto de smartphones do mesmo preço, alguns sendo até inferiores mesmo. Por isso que é sempre relevante pesquisar diversos modelos dos dois tipos de dispositivos e comparar suas configurações.

Assim você saberá melhor se está pagando a mais só para ter uma tela maior ou se está comprando por um preço justo. Outra boa dica é que nunca vale a pena pagar apenas pela marca, o que muita gente acaba fazendo ao achar que isso determina qualidade.

7. Presença de teclado ou stylus

Tablet Android com teclado

Nem todo mundo precisa de um teclado ou caneta stylus para usar seu tablet, mas para alguns isso é bem essencial, especialmente por causa do trabalho ou estudo. Se este for o seu caso, já avisamos: é bem difícil encontrar modelos que tenha um dos dois de fábrica, especialmente quando se trata de teclados.

Geralmente você teria que encontrar modelos mais específicos (como Asus Transformer, que conta com um teclado e o Galaxy Note, que conta com uma caneta stylus) ou comprar acessórios à parte. Neste caso, é importante pesquisar se o seu futuro tablet possui teclado ou caneta compatíveis e se o preço dos acessórios não deixa a conta final mais alta do que um dispositivo que já venha com eles.

8. Opções de conectividade

android com wi-fi e 3g

O preço dos tablets sempre varia muito dependendo de suas configurações, especialmente as de conectividade. Um tablet que só oferece conexão Wi-Fi sempre vai sair mais em conta do que um que tem a opção 3G também.

Na hora de escolher seu modelo, sempre leve isso em consideração e pense bem se você realmente faria uso do 3G, principalmente pelo fato de todos os smartphones já terem este tipo de conexão por padrão.

9. Saiba de quanto espaço você precisa

tablet android cartão sd

Hoje em dia é mais comum encontrar modelos com espaço interno variando entre 16 GB e 64 GB, o que também faz o preço subir bastante. Diferente dos Ipads, os tablets Android geralmente permitem uso de um cartão SD, para garantir um bom espaço adicional.

Se esse for caso, é interessante não gastar tanto pegando um modelo de 64 GB, por exemplo. Mas se estiver especificado que o tablet em questão não aceita cartões de memória, sempre tente pegar um que já ofereça um bom espaço interno para não ter que ficar se preocupando mais tarde.

Confira: Como instalar jogos e aplicativos num Android

10. Pesquise muito

melhor tablet android dicas

Por mais óbvia que seja, esta dica deve ser sempre a sua primeira prioridade antes de comprar um tablet ou qualquer dispositivo eletrônico. Não adianta se encantar muito um só modelo sendo que podem existir vários outros com mais funções e por um preço melhor.

Depois de escolher sabiamente o modelo que vai comprar, também olhe em várias lojas, já que a variação de preços pode ser muito grande. Por último, não esqueça de pesquisar o tal modelo e possíveis problemas ou reclamações de quem já é usuário. Assim você terá uma ótima noção do que pode esperar de seu futuro tablet!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado bastante na sua decisão! Nos conte o que achou nos comentários abaixo.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo