7 dicas infalíveis para deixar o Android mais rápido
1 de outubro de 2015
2 Comentários
7 dicas infalíveis para deixar o Android mais rápido
7 dicas infalíveis para deixar o Android mais rápido

7 dicas infalíveis para deixar o Android mais rápido

2 Comentários

Um dos problemas mais comuns que usuários do Android podem enfrentar são os possíveis travamentos e a lentidão que o sistema pode apresentar ao longo do tempo. Isso se deve muito às alterações feitas ao sistema operacional por fabricantes como a Samsung, Motorola e LG, por exemplo. Geralmente, estas empresas tentar fazer suas próprias versões do Android, mudando o layout, criando novos recursos pouco úteis e incluindo muitos aplicativos inúteis que não podem ser desinstalados e que só causam irritação ao consumidor.

Isso acaba trazendo muita instabilidade ao sistema e gera os famosos travamentos do Android com o uso contínuo. Já em aparelhos desenvolvidos pelo Google, como a linha Nexus, isso é praticamente algo inexistente só pelo fato do Android ser completamente puro e sem alterações externas. Mas não se preocupe, ainda é possível resolver esses probleminhas do Android com algumas ações simples. Basta conferir nossa lista com 7 dicas valiosas de como deixar o Android mais rápido!

1. Desacelerar as animações

Android mais rápidoAs animações do Android são bem legais e dão um aspecto moderno ao sistema, mas podem ser a causa de certa lentidão e travamento do seu aparelho. Isso acontece principalmente com dispositivos de configurações de hardware mais humildes, por exemplo.

Caso queira tentar, é possível desacelerar ou até mesmo desativar de vez estas animações. Isso não afetará o Android de forma negativa, mas poderá melhorar a performance do aparelho. Para fazer isso, vá em suas configurações e clique em “Configurações do desenvolvedor” (se não tiver esta opção em seu Android, é só clicar várias vezes na opção “Sobre o telefone”). Procure pelas opções de animação, como “Escala de anim. da janela” e “Escala de anim. de transição” e diminua as duas opções para “Escala de animação 0,5 x” ou para “Animação desligada”.

2. Limpe o cache do navegador

É bem provável que você use um browser para navegar na internet em seu smartphone ou tablet Android, afinal, é muito mais prático do que recorrer à computadores toda hora. O problema é que com o tempo e o uso contínuo, você pode perceber que as coisas já não estão tão rápidas como antigamente.

Isso se deve muito ao cache do navegador (basicamente uma montanha de dados e informações sobre páginas que você visitou), que depois de um bom tempo de uso, já deve estar mais do que cheio e causando uma lentidão bem irritante. Por mais que o cache seja útil para que você acesse certos sites com mais facilidade, não vale a pena deixá-lo cheio se isso causa alguns probleminhas.

Para limpar o cache, você deve ir nas configurações de seu navegador, procurar por opções de privacidade e escolher o que for mais parecido com “Limpar dados de navegação”, já que isso pode mudar dependendo do browser que estiver usando. Lá você verá a opção de apagar seu cache!

3. Desinstale apps desnecessários

Com tantos aplicativos legais disponíveis na loja Google Play, às vezes acabamos nos empolgando e instalando tudo o que vemos pela frente. O problema é quando não usamos ou damos atenção para nem a metade dos apps que estão em nossos dispositivos.


Isso é extremamente comum, mas não significa que é uma coisa boa para o Android. Com tantos aplicativos ocupando espaço na sua memória, o sistema pode acabar dando umas leves travadas e ficando meio lento com o tempo. Nossa sugestão é que você tire um tempo para ver todos os apps que estiverem instalados em seu Android e fazer uma verdadeira limpeza daqueles que você nunca usa ou aqueles que ocupam muita memória mas que você não precisa.

Leia também: Como recuperar fotos deletadas do Android

4. Delete o cache de aplicativos

Android atualizadoNão é só o cache do seu navegador que pode causar problemas no Android. O cache dos aplicativos pode ser pior ainda para a performance geral do seu aparelho. A única coisa que você precisa ter em mente, é que não se deve apagar a cache de qualquer app, já que isso pode dificultar um pouco o seu uso depois. Não é algo tão sério quanto parece, mas é mais um tipo de prevenção para você não se irritar mais tarde.

Limpar o cache de um app basicamente significa que você estará apagando todos os dados adicionais que foram inseridos nele, como seu login no Facebook, por exemplo. Esta opção é mais recomendada caso um aplicativo específico estiver travando ou fechando sozinho toda hora. Para realizar o processo, basta ir nas suas configurações, clicar na aba “Apps” e selecionar um aplicativo específico. Você deverá ver algumas opções, sendo “Limpar cache” uma delas.

5. Mantenha os apps atualizados

Essa dica pode até parecer meio boba, mas é realmente muito importante que você sempre mantenha seus aplicativos atualizados. Isso se deve principalmente ao fato de que uma versão mais antiga possa ter diversos problemas de funcionamento, o que vai acabar atingindo a performance do seu Android também.

Geralmente, os apps do Android se atualizam sozinhos, mas é sempre bom dar uma olhada na loja Google Play para verificar sua lista de aplicativos e se há novas atualizações a serem instaladas. Isso deve acabar com muitos bugs e problemas que você nem imaginava que eram causados por seus apps.

6. Remova widgets desnecessários

Nós sabemos que widgets podem ser muito bonitos e até bem úteis no dia a dia, principalmente quando você está sem tempo de abrir alguns aplicativos só para ver se há notificações ou atualizações sobre algo. O problema é que eles podem exigir muito do seu dispositivo e deixá-lo mais lento do que é aceitável.

Então, por mais que isso possa te incomodar, é melhor simplesmente analisar quais widgets são realmente necessários e quais podem ser removidos da tela do seu smartphone ou tablet. Talvez o visual do aparelho não fique tão belo, mas performance vai melhorar na mesma hora.

7. Instale um novo launcher

launchers do AndroidCaso não saiba, um launcher é o que dá aparência geral para o seu Android, desde o visual das telas iniciais até os ícones dos seus aplicativos. Geralmente, cada fabricante faz seu próprio launcher e o deixa como nativo quando você compra seu aparelho, mas dá para baixar e instalar diversos outros tipos na loja Google Play.

O melhor a se fazer se se Android apresentar lentidão e travamentos é tentar uma launcher mais leve. É possível que a launcher do fabricante já seja ideal para o seu modelo, então você deve ter mais problemas com isso se tentar instalar launchers com muitos recursos visuais. É algo bem importante para se ficar de olho!

E então, gostou das nossas dicas para deixar seu Android mais rápido? Deixe seu comentário nos dizendo se elas funcionaram bem no seu smartphone!

Leia também:


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Ana 2 de outubro de 2015 2:13

    Nossa!!! Muito obrigada!! Já senti diferença!!! Valeu mesmo! Compartilhei já! Mais pessoas podem precisar e desconhecem tantas dicas legais, assim como eu!

  2. Kleber 21 de julho de 2016 22:58

    Muito bom pro meu celular, sem dúvida ficou mais rapido

Voltar ao topo